Questões de Concurso Público Prefeitura de Irauçuba - CE 2022 para Professor de Ensino Fundamental - História
Foram encontradas 16 questões
(BOSSUET, Jaques-Benigne. Política Tirada da Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Plátano Editora, s/d, p.201.)
No trecho acima, Bossuet justificou uma forma de organização do Estado europeu na Idade Moderna, em relação à qual é CORRETO afirmar que:
Disponível em:<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5355/classicismo> . Acesso em: 18 de julho 2022.
De acordo com a definição apresentada no texto, pode-se afirmar que houve uma retomada do conceito de “belo clássico” durante o período do:
Observe a gravura e responda a questão:
DEBRET, Jean-Baptiste. Um jantar brasileiro. Cerca de 1830. Aquarela sobre papel, 16 x 22 cm, Rio de Janeiro.
A gravura de Jean-Baptiste Debret, publicada na obra
“Viagem pitoresca e Histórica ao Brasil, 1816–1831”,
é parte do registro do artista, integrante da Missão
Artística Francesa do século XIX, sobre o cotidiano
brasileiro do período. A pintura evidencia a cultura
escravocrata na sociedade brasileira ao expressar:
I- Enquanto movimento intelectual, o Iluminismo pretendia divulgar o conhecimento até então produzido pela humanidade. Foi por isso que se produziu, entre 1751 e 1780, uma Enciclopédia (com - posta de 35 volumes). A ideia dos enciclopedistas era travar uma batalha permanente contra a ignorância e a favor da educação popular.
II- A base ideológica do Antigo Regime, assim chamado por se inspirar na elaboração aristotélica, era a crítica ao poder absolutista e a defesa da soberania popular. Filosoficamente, filiava-se à elaboração de enciclopedistas como Voltaire, d’Alembert, Montesquieu e Rousseau.
III- As sociedades europeias do Antigo Regime eram estamentais, e os poderes político e econômico estavam nas mãos da nobreza e da Igreja. Mas a educação ficava a cargo dos enciclopedistas, que fundaram universidades para lecionar aos filhos da elite um tipo de conhecimento laico, científico e comprometido com a reestruturação social.
IV- Enquanto movimento político, o Iluminismo criticava as sociedades estamentais baseadas no Antigo Regime. Os “homens da ilustração” questionavam a influência política e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo e a censura às chamadas ideias perigosas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado do que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma delas. [...]
Os homens hesitam menos em prejudicar um homem que se torna amado do que outro que se torna temido, pois o amor mantém-se por um laço de obrigações que, em virtude de os homens serem maus, quebra-se quando surge ocasião de melhor proveito. Mas o medo mantém-se por um temor do castigo que nunca nos abandona. Contudo, o príncipe deve-se fazer temer de tal modo que, se não conseguir a amizade, possa pelo menos fugir à inimizade, visto haver a possibilidade de ser temido e não ser odiado, ao mesmo tempo. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Lisboa: Europa-América, 1976.
Nicolau Maquiavel (1469-1527) contribuiu com
reflexões importantes que contribuíram para a
fundação do pensamento político moderno. A partir
do fragmento, é possível inferir que:
A República de Veneza e o Ducado de Milão ao norte, o reino de Nápoles ao sul, os Estados papais e a república de Florença no centro formavam ao final do século XV o que se pode chamar de mosaico da Itália sujeita a constantes invasões estrangeiras e conflitos internos. Nesse cenário, o florentino Maquiavel desenvolveu reflexões sobre como aplacar o caos e instaurar a ordem necessária para a unificação e a regeneração da Itália. (Adaptado de: SADEK, M. T. "Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú". In: WEFORT, F. C. (Org.). Clássicos da política. v. 2. São Paulo: Ática, 2003. p. 11-24.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Filosofia Política de Maquiavel, assinale a alternativa CORRETA.
A partir do texto acima pode-se AFIRMAR que:
Sobre o pensamento político de Locke e o texto acima, seguem as seguintes afirmativas:
I- No estado de natureza, os homens usufruem plenamente, e com absoluta segurança, os direitos naturais.
II- O objetivo principal da união dos homens em comunidade, colocando-se sob governo, é a preservação da "propriedade". III- No estado de natureza, falta uma lei estabelecida, firmada, conhecida, recebida e aceita mediante consentimento, como padrão do justo e injusto e medida comum para resolver quaisquer controvérsias entre os homens.
IV- Os homens entram em sociedade, abandonando a igualdade, a liberdade e o poder executivo que tinham no estado de natureza, apenas com a intenção de melhor preservar a propriedade.
V- No estado de natureza, há um juiz conhecido e imparcial para resolver quaisquer controvérsias entre os homens, de acordo com a lei estabelecida.
Das afirmativas feitas acima:
É CORRETO afirmar que o texto se refere a:
A grande Revolução Francesa, como outras revoluções burguesas do século XVIII, refletiu as ideias dos filósofos iluministas. Dentre as características a seguir relacionadas, assinale a alternativa que apresenta a base do Iluminismo.
(BRAICK, Patrícia Ramos; Mota, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2010. p. 102.)
Com base nessa informação, conclui-se que, em Atenas, no período de Péricles: