Questões de Concurso Público INB 2006 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 65 questões

Q2784736 Português
not valid statement found

Segundo o texto:

Alternativas
Q2785049 Português
not valid statement found

A Matriz Energética Brasileira


No Brasil, os processos combinados de industrialização e urbanização resultaram em uma grande ampliação do consumo energético. Entre 1940 e 1980, a quantidade de energia consumida no país aumentou a uma taxa média de 7% ao ano, dobrando a cada dez anos. Na década de 1980, o consumo energético teve um crescimento menos intenso, devido à estagnação econômica, mas o crescimento foi retomado em meados da década de 1990.

O Brasil urbano e industrial é movido, fundamentalmente, pelos derivados do petróleo e pela eletricidade. Pouco mais de 80% da eletricidade consumida no país é obtida em usinas hidrelétricas: o Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia de origem hídrica, atrás apenas do Canadá e à frente dos Estados Unidos e da China.

Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido expressiva redução nas últimas três décadas. A dependência externa em relação ao óleo é a principal responsável pela diferença entre a produção e o consumo de energia no país: em 2002, o Brasil produziu 174,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo e consumiu 203,6 milhões. Juntos, o setor industrial e o setor de transportes são responsáveis por cerca de 70% do consumo energético total.

As características da estrutura industrial do Brasil ajudam a entender o elevado consumo energético do setor: enquanto nos países desenvolvidos os ramos industriais em ascensão são aqueles que empregam intensivamente tecnologia e poupam energia, as indústrias energointensivas seguem ocupando uma posição de destaque entre as indústrias brasileiras, e são responsáveis por mais da metade do consumo energético industrial.

O setor de transporte é outro voraz consumidor de energia, em função do modelo rodoviário que prevalece no país. O setor residencial, por sua vez, apresentou relativa participação decrescente no consumo final de energia desde 1970, principalmente devido à substituição da lenha pelo gás liquefeito de petróleo, dez vezes mais eficiente.

Demandas energéticas setoriais – A indústria e os transportes produzem demandas energéticas diferentes. As indústrias são movidas principalmente pela eletricidade, enquanto o transporte de cargas e de passageiros no Brasil é essencialmente movido pelos derivados de petróleo.

O setor industrial é responsável por mais de 45% do consumo final de eletricidade do Brasil. Assim, as políticas de estímulo à indústria sempre foram acompanhadas pela ampliação da oferta de energia elétrica. Comandado pela Eletrobrás, criada em 1962, o setor elétrico foi fartamente financiando pelo Tesouro Nacional e por empréstimos internacionais, especialmente durante a década de 1970, quando foram construídas grandes hidrelétricas, como Itaipu e Tucuruí.

Coerente com os objetivos que levaram à sua criação, a Eletrobrás passou décadas vendendo energia ao setor industrial pela metade do preço praticado no mercado internacional. Produzindo a custos elevados, vendendo a preços subsidiados e arcando com violentas taxas de juros sobre os capitais internacionais tomados de empréstimo, a Eletrobrás chegou aos anos 1990 numa situação financeira caótica e operando em condições precárias.

Em 1995, ela e suas quatro subsidiárias de âmbito regional – Chesf, Furnas, Eletrosul e Eletronorte – foram incluídas no Programa Nacional de Privatização.(...)

O governo Lula interrompeu o programa de privatizações, mantendo a Eletrobrás e suas subsidiárias na condição de empresas estatais. Contudo, elaborou um novo modelo para o setor elétrico destinado a atrair investidores privados para a construção de novas usinas hidrelétricas e de usinas termelétricas, movidas a gás natural.

No centro do novo modelo está a garantia de remuneração, a preços mais elevados, da energia gerada pelas novas usinas. Evitando a concorrência com a “energia velha”, produzida em usinas que já amortizaram total ou parcialmente seus custos, esse modelo procura substituir o investimento público pelo investimento privado na ampliação da capacidade de geração e distribuição de eletricidade no país.

(...)

No final da década de 1990, a Petrobrás perdeu o monopólio sobre a pesquisa e a lavra do petróleo e do gás natural em território brasileiro. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), criada em 1998, coordena leilões de concessões de áreas de pesquisa e de lavra nas bacias sedimentares brasileiras, abertas à participação de empresas públicas e privadas. O objetivo é aumentar a oferta interna de petróleo, para os transportes, e de gás natural, que será utilizado sobretudo na produção de eletricidade para as indústrias. (Geografia – A construção do mundo. Demétrio Magnoli- Regina Araújo.)

-

Pelo texto, verifica-se que:

Alternativas
Q2785050 Português
not valid statement found

Os vocábulos "industrialização" e "urbanização" se diferem:

Alternativas
Q2785051 Português
not valid statement found

O texto só NÃO faz menção ao seguinte assunto:

Alternativas
Q2785052 Português
not valid statement found
O texto em questão pode ser classificado de forma mais adequada como:
Alternativas
Q2785053 Português
A alternativa em que as três palavras são acentuadas pela mesma razão é:
Alternativas
Q2785054 Português
Nas alternativas abaixo, o acento da crase foi usado pela mesma razão, EXCETO, em:
Alternativas
Q2785055 Português

"Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido..." O termo "embora", nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de

Alternativas
Q2785056 Português
Com base nas informações do texto, assinale a afirmativa INCORRETA
Alternativas
Q2785057 Português
A forma de voz ativa da frase "As indústrias são movidas principalmente pela eletricidade", é:
Alternativas
Q2785058 Português
" ... enquanto nos países desenvolvidos os ramos industriais em ascensão são aqueles que..." O antônimo da palavra sublinhada na frase anterior é:
Alternativas
Q2785059 Português
A alternativa em que a oração assinalada expressa adição é
Alternativas
Q2785060 Português
Observe: "Na década de 1980, o consumo energético teve um crescimento menos intenso..." Década corresponde a 10 anos; a correspondência ERRADA entre os itens abaixo é:
Alternativas
Q2785062 Português
Observe: "...o consumo energético teve um crescimento menos intenso..." Nas frases abaixo, as formas verbais destacadas estão flexionadas em tempos verbais diferentes da frase anterior, EXCETO
Alternativas
Q2785086 Inglês
not valid statement found
Os lobos da história do velho índio simbolizam:
Alternativas
Q2785087 Inglês
not valid statement found
O garoto está curioso para saber:
Alternativas
Q2785088 Inglês
not valid statement found
Pela resposta de Tsali, o garoto:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: A
5: B
6: C
7: B
8: D
9: E
10: C
11: B
12: B
13: D
14: B
15: B
16: E
17: C
18: A
19: A
20: C