Questões de Concurso Público CODEVASF 2008 para Técnico em Agropecuária - Prova I

Foram encontradas 15 questões

Q1661379 Agropecuária
Na cultura do tomateiro, as doenças ocorrem em diversas partes das plantas. Essas doenças são de difícil controle e, geralmente, causam perda total da planta. Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A doença galhas-das-raízes é causada pelo patógeno Meloidogyne incognita, levando à redução no desenvolvimento da planta. ( ) O oídio é uma doença séria em cultivos protegidos; as colônias de coloração branca são mais observadas na face adaxial da folha. ( ) As murchas são causadas por diversos tipos de patógenos, tendo como sintomas o escurecimento de vasos e a murcha de folhas. ( ) Requeima é uma das doenças mais destrutivas do tomateiro, causada pelo patógeno Pseudomonas campestris.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661380 Agropecuária

Antes da interpretação de uma análise de solo é essencial conhecer o significado das abreviações e/ou símbolos utilizados para uma correta recomendação de adubação. Acerca disso, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 


A. CTC (t)

B. CTC (T) 

C. V

D. m

E. P-rem 


I. Fósforo remanescente.

II. Índice de saturação por bases.

III. Capacidade de troca catiônica efetiva.

IV. Capacidade de troca catiônica a pH 7,0.

V. Índice de saturação por alumínio. 


A seqüência está correta:  

Alternativas
Q1661381 Agropecuária
Com o resultado da análise de solo emitido por um laboratório confiável, o Técnico precisará realizar a sua interpretação. Após alguns cálculos, constata que precisa de 200kg/ha de N; 200kg/ha de K2O e 30kg/ha de P2O5 para adubação do cafeeiro. No galpão de armazenamento da propriedade, o Técnico encontra os seguintes adubos: uréia, superfosfato simples e cloreto de potássio. Assinale a quantidade necessária destes adubos por hectare para adubação da cultura. Dados: (uréia = 44% de N; superfosfato simples = 18% de P2O5; cloreto de potássio = 58% de K2O)
Alternativas
Q1661382 Agropecuária
Fertilizantes são substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas. Sobre as definições dos tipos de fertilizantes existentes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fertilizante simples é formado de um composto químico, contendo um ou mais nutrientes das plantas. ( ) Fertilizante misto é resultante da mistura de dois ou mais fertilizantes simples. ( ) Fertilizante orgânico é de origem vegetal ou animal contendo um ou mais nutrientes das plantas. ( ) Fertilizante composto é obtido por processo bioquímico, natural ou controlado, com mistura de resíduos de origem vegetal ou animal.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661383 Agropecuária
Em irrigação, a precipitação é um dos componentes utilizados no balanço hídrico, devendo ser considerada no manejo da irrigação, evitando aplicação em excesso de água. Marque a alternativa INCORRETA: Dados: (Ptotal = precipitação total; Pe = precipitação efetiva; Pp = precipitação provável)
Alternativas
Q1661384 Agropecuária
No sistema de irrigação por aspersão do tipo pivô central, a movimentação é circular, movida à energia elétrica. São vantagens desse sistema, EXCETO:
Alternativas
Q1661385 Agropecuária
O gênero Eucalyptus conta aproximadamente com 730 espécies. Abaixo, são exemplos de espécies comumente usadas em silvicultura, EXCETO:
Alternativas
Q1661386 Agropecuária
Doença que ataca os citros, causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, com sintomas em folhas, ramos e frutos. Provoca queda de folhas e frutos e impossibilita a comercialização.” Assinale a alternativa correspondente:
Alternativas
Q1661387 Agropecuária
Doença do tomateiro, cujos sintomas são podridão-mole de tecidos na parte basal do caule e destruição do córtex da planta, disseminam através de respingo de água com bactéria, solo infestado e sobrevivem no solo. As medidas de controle recomendadas são: evitar ferimentos causados pelas práticas culturais como capinas e desbrotas e proteção com fungicidas cúpricos aplicados na região basal da planta.” O enunciado se refere a:
Alternativas
Q1661388 Agropecuária
A cenoura é uma hortaliça tuberosa cultivada em todo o país. É considerada hortaliça de estação fria, embora existam cultivares adaptadas às condições tropicais e subtropicais. As raízes das cenouras podem apresentar alguns distúrbios fisiológicos, como o chamado “ombro verde/roxo”. Esse distúrbio é causado:
Alternativas
Q1661389 Agropecuária
Na minhocultura, as minhocas atuam acelerando o processo de decomposição, resultando num valioso e natural adubo orgânico, chamado de húmus. Analise as propriedades do húmus:
I. Fonte de nutrientes para as plantas, especialmente de N, P, K, Ca e Mg. II. Impede a compactação de solos argilosos e promove a agregação de solos arenosos. III. Aumenta a capacidade de retenção de nutrientes dos solos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661390 Agropecuária
Olericultura é um ramo da horticultura que trata da produção de hortaliças ou plantas olerícolas. Sobre os tratos culturais adotados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Amontoa é uma operação em que aproxima-se a terra do caule de cada planta. ( ) Desbrota é a retirada do excesso de vegetação da planta, como folhas e ramos. ( ) Alporquia é uma prática onde cobre-se os ramos de uma planta com terra para que estes emitem raízes. ( ) Desbaste é a remoção de mudas fracas, mal-formadas ou em excesso nos canteiros da cultura.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661391 Agropecuária
Verminose é uma doença que ataca os caprinos. É causada por parasitas conhecidos por vermes que vivem, geralmente, no estômago e intestinos dos animais. Os principais prejuízos causados pela verminose são:
I. Diminuição da pediculose. II. Aumento do número de mortes no rebanho. III. Diminuição da parição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661392 Agropecuária
Doença que afeta os caprinos, a mastite é o processo inflamatório da glândula mamária. Existem duas formas da doença: a forma clínica e forma a subclínica. Dentre as medidas de prevenção existentes, pode-se citar:
I. Eliminação dos animais com mastite crônica. II. Instalações em boas condições de higiene. III. Trato dos ferimentos existentes no úbere.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661393 Agropecuária
Praga do coqueiro onde o adulto é um besouro de cor preta com 4,5 a 6,0cm de comprimento. O nome científico da praga é Rhynchophorus palmarum L. Possui um “rosto” comprido e recurvado, recoberto por pêlos pretos na parte superior nos machos. Assinale o nome dessa praga:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: C
6: C
7: E
8: C
9: A
10: E
11: E
12: D
13: D
14: E
15: A