Questões de Concurso Público CODEVASF 2008 para Tecnico em Aquicultura

Foram encontradas 15 questões

Q1661409 Agropecuária
A tilápia é uma espécie selecionada à criação, ao contemplar exigências dos produtores e dos consumidores. Os produtores a selecionam devido às características de clima e de solo presentes nas propriedades que fazem criação de peixes. Os consumidores a escolhem devido à qualidade da carne desejada. Quanto ao cultivo de tilápia, analise:
I. A temperatura ideal da água para o bom desenvolvimento da tilápia está entre 26º a 28ºC. II. O oxigênio produzido e acumulado no viveiro de produção durante a noite é consumido durante o dia. III. A transparência da água abaixo de 25cm, indica excesso de matéria orgânica, possibilidade de desequilíbrio e falta de oxigênio pelo excesso de consumo e até mortalidade de tilápia.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661410 Agropecuária
Pela Capacidade de Troca de Cátions (CTC) se define a habilidade do solo em reter e absorver cátions. Essa habilidade detectada no solo se deve à presença de cargas negativas na superfície das partículas coloidais formadas. A Capacidade de Troca de Cátions (CTC) depende de:
Alternativas
Q1661411 Agropecuária
A camada de rochas na superfície da terra está, há milhões de anos, exposta à mudança de temperatura e à ação da chuva, vento, água dos rios e mares. Tudo isso vai aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações físicas (desagregação) e químicas (decomposição). Foi assim, pela ação do intemperismo que, lentamente, o solo se formou. Acerca da geologia, relacione as colunas abaixo:
Coluna I I. Pouco afetado pela erosão natural e pela ação do homem. II. Contém mais de 20% de matéria orgânica animal e vegetal em diferentes graus de decomposição. III. Formado pelo material original do solo, proveniente da rocha matriz. IV. Apresenta maior quantidade de matéria orgânica decomposta e misturada com elementos naturais. V. Rocha matriz ou rocha não alterada.
Coluna II A. Horizonte O B. Horizonte A C. Horizonte B D. Horizonte C E. Horizonte R
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661412 Agropecuária
A água é de todos os fatores, o que mais interfere na cultura do peixe, a qual pode ser considerada como parte final das múltiplas transformações que se processam neste meio. Considerando os parâmetros utilizados na avaliação da qualidade da água, relacione as colunas abaixo:
Coluna I 1. Turbidez. 2. Condutividade. 3. Coliformes fecais. 4. Fosfato total. 5. Nitratos.
Coluna II ( ) Uma das formas de poluição são os efluentes de estação de tratamento de esgoto. ( ) É o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessar uma amostra de água. ( ) Parâmetro utilizado para monitoramento dos recursos hídricos, em geral. ( ) Na água, podem estar presentes em quatro frações diferentes: inorgânico dissolvido, inorgânico não dissolvido, orgânico dissolvido, orgânico não dissolvido. ( ) É originado da presença de sais dissolvidos na água.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661413 Agropecuária
As práticas de calagem e adubação dos tanques destinados à criação de peixes são de vital importância, pois tanques bem adubados são ambientes propícios à produção e engorda de larvas e alevinos. Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A calagem dos tanques proporciona maior desenvolvimento de plâncton, principalmente algas (produtores primários). ( ) O adubo deve ser aplicado 3 a 10 dias após a calagem dos tanques. ( ) A calagem fornece o cálcio necessário à estrutura dos organismos aquáticos e ao esqueleto dos próprios peixes. ( ) Uma das formas de aplicação da adubação é utilizar saco plástico com perfurações mergulhado ou flutuando no tanque. ( ) A calagem auxilia na reprodução dos peixes, pois ovos e larvas são mais sensíveis ao pH alto do que peixes adultos.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661414 Agropecuária
O sucesso na piscicultura está relacionado com a capacidade de perpetuação das espécies, produzindo larvas que serão utilizadas na criação. Sobre o processo reprodutivo de peixes, analise:
I. Durante o período reprodutivo, a sexagem pode ser realizada pela observação de algumas características como: fêmeas apresentam ventre abaulado e macio; machos liberam sêmen sob leve pressão do abdômen. II. A reprodução da maioria dos peixes é sazonal e, geralmente, sincronizada com fatores ambientais adequados às necessidades metabólicas dos reprodutores. III. A hipofisação é a técnica de reprodução artificial de peixes que utiliza glândulas urogenitais de peixes doadores no preparo da injeção de doses hormonais. IV. A solução hormonal injetável é, geralmente, aplicada na base da nadadeira peitoral, embora possa ser aplicada em outros locais, como nos músculos dorsais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661415 Agropecuária
Os organismos fitoplanctônicos representam o primeiro nível de alimento acessível a muitas espécies de peixes, particularmente no estágio larval. Sobre a alimentação de peixes, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase de alevinagem, a demanda diária de alimentos situa-se entre 7% – 10% do peso vivo e na fase de engorda, entre 5% – 7%. II. Dentre as principais fontes de alimentos para os peixes encontram-se as cianobactérias, por terem pequeno tamanho e parede celular fina. III. A forma e o tamanho das algas influenciam na facilidade de sua captura e ingestão, na digestibilidade e valor nutritivo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661416 Agropecuária
Para que a piscicultura torne-se atividade rentável e viável é necessário adotar medidas relativas à programação de produção. Entre essas medidas está o planejamento das construções de tanques. Sobre o tanque de piscicultura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Utilizar telas na entrada e saída de água do tanque, sendo suas malhas ajustadas de acordo com o tamanho dos peixes. ( ) Toda matéria orgânica do fundo do tanque deve ser retirada visando evitar problemas futuros como infiltração do tanque. ( ) Na construção do tanque, o solo que possui a estrutura física ideal é o latossolo, cuja composição tenha de 10% a 25% de areia. Este tipo de solo tem boas propriedades coesivas, o que impede a infiltração. ( ) Aconselha-se que a vazão por hectares de área inundada por segundo seja de 10 a 15 litros. ( ) Aconselha-se que o tanque tenha profundidade mínima de 0,10m para evitar o desenvolvimento de macrófitas.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661417 Agropecuária
Os microrganismos podem ser removidos, inibidos ou mortos por agentes físicos ou químicos através de uma grande variedade de técnicas, cada uma com seu mecanismo de ação. Associe as técnicas destinadas ao controle de microrganismos:
1. Assepsia. 2. Degermação. 3. Esterilização. 4. Anti-séptico. 5. Bactericida.
( ) Agente que mata as bactérias. ( ) Redução do número de microrganismos da pele pela aplicação de sabão ou solução anti-séptica. ( ) Prevenção do crescimento ou ação de microrganismos pela destruição ou inibição de seu crescimento ou atividade. ( ) Conjunto de processos utilizados para impedir a penetração de microrganismos em local que não os contenha. ( ) Processo de destruição de todas as formas de vida microscópica. 
A seqüência está correta em:  
Alternativas
Q1661418 Agropecuária
No laboratório, são utilizados agentes físicos e químicos em esterilização de vidrarias, materiais em geral, meios de cultura e soluções. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo:
A) Calor seco destrói microrganismos pela coagulação de seus constituintes químicos. B) Calor úmido na forma de vapor d’água sob pressão proporciona temperatura mais elevada que na forma de ebulição e é pelo calor úmido que os microrganismos são destruídos ao terem coagulado suas proteínas. C) Álcool etílico nas concentrações de 50% e de 70% são eficazes contra formas vegetativas de microrganismos. D) Flambagem é o agente utilizado como germicida na forma de tintura de iodo. E) O tampão de algodão utilizado para fechar as bocas de tubos de ensaio e balões contendo meios de cultura é um exemplo de filtração de gases.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q1661419 Agropecuária
As águas de abastecimento apresentam o risco de serem poluídas e/ou contaminadas por águas residuárias e excretas humanas ou animais. Com estas formas de poluição e contaminação nas águas, podem ocorrer organismos patogênicos e isso as tornam veículo de transmissão de doenças. Sobre organismos patogênicos aquáticos, analise:
I. O grupo de coliformes fecais diferencia-se dos coliformes totais por não se multiplicarem com facilidade no ambiente externo apresentando período de sobrevivência similar ao das bactérias patogênicas. II. Quando os coliformes fecais são incubados em temperatura de 35ºC podem se multiplicar e produzir gases a partir da lactose. III. A determinação de coliformes fecais é útil no monitoramento da qualidade de água, na investigação da poluição de corpos d’água, do tratamento de esgoto e dos mananciais hídricos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661420 Agropecuária
As florações de espécies fitoplânctônicas ou Blooms são eventos de multiplicação e acumulação de:
Alternativas
Q1661421 Agropecuária
Um dos fatores mais importantes ao sucesso da produção de peixes é a utilização do alimento natural (fitoplâncton e zooplâncton), principalmente nos estágios iniciais de desenvolvimento dos peixes. Na piscicultura, a introdução de alimentação artificial (ração) é recomendada após o desenvolvimento completo do sistema:
Alternativas
Q1661422 Agropecuária
Os produtos utilizados na calagem dos tanques podem ser o calcário dolomítico e a cal virgem ou hidratada. A cal virgem deve ser utilizada em tanques vazios e mantida no período de três a quatro semanas antes do enchimento. O período no qual é mantido o tanque vazio após aplicar a cal, possui os seguintes propósitos:
Alternativas
Q1661423 Agropecuária
Na piscicultura, se elegem espécies de peixes nativas e exóticas. Assinale a alternativa correta acerca da definição de espécie nativa e espécie exótica:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: D
6: D
7: C
8: B
9: C
10: D
11: D
12: E
13: B
14: C
15: B