Questões de Concurso Público TSE 2012 para Analista Judiciário - Biblioteconomia
Foram encontradas 49 questões
(Lemos, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: Campello, Bernardete; Caldeira, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. p.102)
A afirmação de que os usuários “devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes” remete à lei de Ranganathan que preconiza
( ) Identificar tópicos e assuntos dentro do texto que venham ao encontro das necessidades dos possíveis usuários daquele índice.
( ) Separar tópicos que contenham informações diferentes daquelas necessárias aos usuários.
( ) Excluir todos os cabeçalhos em uma ordem, sendo que a mais usual é a ordem numérica.
( ) Analisar conceitos, tópicos e assuntos considerados importantes, a fim de que seja providenciada uma lista de entradas para as mesmas.
( ) Separar referências distintas aos tópicos selecionados no documento.
A sequência está correta em
I. naquilo que o público-alvo conhece ou entende sobre biblioteca.
II. nas suas preferências pelos produtos da biblioteca versus os produtos concorrentes.
III. em seus comportamentos, influenciando-se para realmente usar a biblioteca.
Assinale
I. Foi projetada para proporcionar uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos.
II. Foi desenvolvida originalmente como um código de catalogação de recursos informacionais impressos em papel, com regras complementares que a tornam extensível a todos os tipos de mídias.
III. Tem estrutura que permite a descrição de todos os tipos de recursos, tanto de bibliotecas quanto de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos, museus ou repositórios digitais.
IV. Pode ser utilizada para a descrição tanto de recursos tradicionais quanto não tradicionais, analógicos e digitais, dentro e fora da biblioteca.
Assinale
I. Obra.
II. Expressão.
III. Manifestação.
IV. Item.
P. a concretização em termos físicos da expressão de uma obra.
Q. a precisão do escopo e significado de uma obra.
R. a realização intelectual ou artística de uma obra na forma de notação alfanumérica, musical ou coreográfica, som, imagem, objeto, movimento, etc., ou qualquer combinação destas formas.
S. um exemplar individual de uma manifestação.
T. uma criação intelectual ou artística definida.
A sequência está correta em