Questões de Concurso Público HOB 2015 para Analista de Políticas Públicas - Área de Sistemas

Foram encontradas 10 questões

Q590401 Português
Sobre o narrador desse texto, analise as afirmativas.

I.   O narrador conhece os pensamentos e sentimentos do protagonista da história.
II.  As intenções e os sentimentos do protagonista não são comentados pelo narrador.
III.  O narrador é um personagem secundário. Ele observa de dentro os acontecimentos, ou seja, viveu os fatos narrados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


Alternativas
Q590404 Português
O amigo do protagonista lhe sugere abrir um curso de grego e, para o convencer, recorre ao discurso argumentativo. Ele elenca argumentos
Alternativas
Q590405 Português
O uso formal da língua exige o respeito às normas de concordância verbo‐nominal. Considerando esse aspecto, analise os trechos a seguir e os respectivos comentários.
I. “Hoje, com o Mercosul, são comuns jogos de futebol contra a Argentina, o Uruguai, o Chile, o espanhol está em alta."   (2º§) – O verbo destacado deve ficar no plural para concordar com o núcleo do sujeito “jogos".   II.   “(...) as relações pessoais com o resto do mundo serão feitas no idioma de Cervantes, de Carlos Gardel e, claro, na língua do Clinton..." (2º§) – A concordância do verbo destacado não é considerada correta pela norma‐padrão, pois o núcleo do sujeito está no singular. III. “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surgem placas de cursos de língua." (4º§) ̶Também seria gramaticalmente correto dizer: “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surge placas de cursos de língua."  ̶A concordância verbo‐nominal seria, no caso, com o termo “esquina".   IV. “As pessoas ainda têm muito o que aprender com Tucídides, com o general Brásidas, com o cerco de Esfactéria, com a Guerra do Peloponeso..." (28º§) – A concordância está conforme a norma‐padrão. O núcleo do sujeito (“pessoas") De acordo com o ponto de vista da correção gramatical, estão corretos apenas os trechos
Alternativas
Q590406 Português

Considere, a seguir, os trechos do texto

I. “Queria aplicar o dinheiro numa atividade que lhe desse algum lucro, porém, mais que lucro, satisfação intelectual." (1º§)


II. “ – Taí. Nenhum... Nem um, cara. O que existe é escola de inglês, de espanhol, de informática... Até de ikebana. Mas de grego, rapaz, não existe." (10º§)

III. “(...) daqui a cinquenta anos, ou um pouco mais, quando o Brasil tiver se safado da dívida externa, ninguém vai poder nem olhar comida por quilo..." (12º§)
As conjunções em destaque exprimem, pela ordem, relações semânticas corretamente indicadas em:

Alternativas
Q590407 Português
A alteração na ordem da palavra em destaque promoveu um desvio da norma‐padrão em, EXCETO:
Alternativas
Q590408 Português
“Ainda há pessoas que acreditam em conselhos." (1º§) A palavra “que" destacada no trecho anterior tem a mesma função em:
Alternativas
Q590409 Português
Analise se as afirmativas a seguir se aplicam ou não à forma verbal destacada neste trecho: “Tinha recebido pequena herança de uma tia." (1º§)  
I.   Refere‐se a uma ação de natureza hipotética.  II. Denota uma ação anterior a outra no passado.   III.  Indica um fato no futuro, mas relativamente há um outro já no passado.    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q590410 Português
No trecho “A vida de Alexandre é uma novela. Novela – você entendeu o que quero dizer? No‐ve‐la." (26º§), o travessão ( – ) foi empregado para
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: B
6: A
7: C
8: C
9: B
10: C