Questões de Concurso Público HOB 2015 para Analista de Políticas Públicas - Área de Sistemas
Foram encontradas 10 questões
I. O narrador conhece os pensamentos e sentimentos do protagonista da história.
II. As intenções e os sentimentos do protagonista não são comentados pelo narrador.
III. O narrador é um personagem secundário. Ele observa de dentro os acontecimentos, ou seja, viveu os fatos narrados.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I. “Hoje, com o Mercosul, são comuns jogos de futebol contra a Argentina, o Uruguai, o Chile, o espanhol está em alta." (2º§) – O verbo destacado deve ficar no plural para concordar com o núcleo do sujeito “jogos". II. “(...) as relações pessoais com o resto do mundo serão feitas no idioma de Cervantes, de Carlos Gardel e, claro, na língua do Clinton..." (2º§) – A concordância do verbo destacado não é considerada correta pela norma‐padrão, pois o núcleo do sujeito está no singular. III. “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surgem placas de cursos de língua." (4º§) ̶Também seria gramaticalmente correto dizer: “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surge placas de cursos de língua." ̶A concordância verbo‐nominal seria, no caso, com o termo “esquina". IV. “As pessoas ainda têm muito o que aprender com Tucídides, com o general Brásidas, com o cerco de Esfactéria, com a Guerra do Peloponeso..." (28º§) – A concordância está conforme a norma‐padrão. O núcleo do sujeito (“pessoas") De acordo com o ponto de vista da correção gramatical, estão corretos apenas os trechos
Considere, a seguir, os trechos do texto
I. “Queria aplicar o dinheiro numa atividade que lhe desse algum lucro, porém, mais que lucro, satisfação intelectual."
(1º§)
III. “(...) daqui a cinquenta anos, ou um pouco mais, quando o Brasil tiver se safado da dívida externa, ninguém vai poder nem olhar comida por quilo..." (12º§)
As conjunções em destaque exprimem, pela ordem, relações semânticas corretamente indicadas em:
I. Refere‐se a uma ação de natureza hipotética. II. Denota uma ação anterior a outra no passado. III. Indica um fato no futuro, mas relativamente há um outro já no passado. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)