Questões de Concurso Público HOB 2015 para Analista de Políticas Públicas - Área de Sistemas

Foram encontradas 13 questões

Q539800 Redes de Computadores
O RIP (Routing Information Protocol – Protocolo de Informação de Roteamento) é um dos protocolos de roteamento interior da internet mais utilizados e está na sua segunda versão. Sobre o protocolo RIP, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q539801 Redes de Computadores
A digitalização da voz ou mesmo a conversão de um som analógico para o formato digital é feita com a utilização deCodecs (encode/decode), ou como normalmente são conhecidos, codificadores e decodificadores. Os serviços, programas, telefones, gateways e equipamentos de Voip suportam mais de um Codec. Durante a inicialização das chamadas é negociado qual Codec será utilizado na comunicação. Diversas características devem ser levadas em consideração nessa escolha, como, por exemplo, o tamanho da banda disponível, a quantidade de chamadas simultâneas etc. Cada Codec tem as suas características marcantes que, dependendo do serviço, o fazem ser escolhido.Relacione adequadamente as colunas de Codecs às suas características.




1. G.711.                    (     ) Excelente utilização de banda e qualidade de voz.

2. G.729.a.                 (     ) Baixo nível de compressão e de utilização de

                                            processamento.

3. G.722.1.                 (     ) Exige muito poder de processamento.

4. G.723.1.                 (     ) Baixa utilização de CPU.

5. G.726.                    (     ) Excelente qualidade de áudio. É o considerado

                                            HD voicer Codec.




A sequência está correta em


Alternativas
Q539803 Redes de Computadores
O H.323, uma série de recomendações para sistemas de conferência audiovisual produzida pelo ITU‐T (International Telecommunication Union – União Internacional de Telecomunicações), é considerado uma recomendação extensa e flexível. Numa organização típica baseada no H.323, quatro componentes principais podem ser destacados, EXCETO:
Alternativas
Q539804 Redes de Computadores
O IPv6 é o novo protocolo da internet. Com o crescimento dos dispositivos conectados à internet, o esgotamento dos endereços IPv4 é fato. Restam poucos blocos para serem comercializados, mas, mesmo assim, pertencem a algumas empresas, que podem ou não comercializarem. Comparando o cabeçalho do IPv6 com o do IPv4, algumas diferenças podem ser percebidas como, por exemplo, a renomeação de alguns campos. Um dos campos renomeados do IPv4 no IPv6 foi o de nome Protocolo. Sobre o correspondente ao campo Protocolo no cabeçalho IPv6, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q539806 Redes de Computadores

O DNS (Domain Name System – Sistemas de Nomes de Domínio) é responsável pela tradução dos nomes dos sites da web, pelos seus respectivos endereços IP e vice‐versa. Considera‐se que os sites da web têm os seus endereços exclusivos. Muitos ainda usam os endereços IP da versão 4, mas outros já utilizam endereços IPv6. Em quaisquer casos, quem faz essa conversão de nomes para endereços e vice‐versa é o DNS. O TTL (Time to Live) é o tempo de vida no qual um registro é válido após a consulta e que pode ser armazenado no cache. Após a realização da consulta, o servidor guarda tal informação em seu banco de dados interno até que esse TTL expire, ou mesmo quando se efetua uma limpeza no cache manualmente. Relacione adequadamente as colunas de registros às suas respectivas funções.


1. NS – Name Server. ( ) Indica o responsável por respostas

autoritativas por um domínio.


2. PTR – PoinTeR. ( ) Especifica servidores DNS para domínio

ou subdomínio.


3. TXT – TeXT. ( ) Permite definir serviços disponíveis em

um domínio.


4. SRV – SeRVice. ( ) Refere‐se ao servidor de e‐mail.


5. SOA – Start Authority. ( ) Refere‐se ao servidor de e‐mail.


6. MX – Mail eXchange ( ) Aponta o hostname/domínio reverso a

partir de um endereço IP.


A sequência está correta em



Alternativas
Q539813 Redes de Computadores

A Norma ANSI/TIA‐568‐C.1 para cabeamento estruturado aplicada a edifícios comerciais traz o reconhecimento do cabo de rede Categoria 6A. No cabeamento de edifícios comerciais, alguns aspectos devem ser levados em consideração de acordo com essa norma. Relacione adequadamente as colunas acerca de alguns desses aspectos.


1. Infraestrutura de entrada. ( ) Topologia e comprimento de cabos.


2. Sala de equipamentos. ( ) Projeto, conexões cruzadas e

interconexões.


3. Sala de telecomunicações. ( ) Pontos de consolidação.


4. Cabeamento de backbones. ( ) Projeto e práticas de cabeamento.


5. Cabeamento horizontal. ( ) Projeto e proteção elétrica.


6. Área de trabalho. ( ) Cabeamento reconhecido, cabos

em feixes e híbridos.


A sequência está correta em

Alternativas
Q539817 Redes de Computadores
No mundo globalizado, é difícil imaginar uma empresa que não possua uma rede de computadores – um grupo de computadores que se comunicam uns com os outros para compartilhar arquivos, informações, impressoras, entre outros. As redes possuem tipos e topologia, o que define as suas estruturas e arquiteturas, além de diversos componentes, como elementos de comutação (hub, switch, roteador etc.), placas de rede, software etc. Sobre os elementos componentes de uma rede, é correto afirmar que o(a)
Alternativas
Q539819 Redes de Computadores
O SNMP (Simple Network Management Protocol – Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede) é a norma mais importante de gerenciamento de redes utilizado pela internet. Geralmente, é utilizado para o gerenciamento de recursos apenas até a camada de rede. Nas camadas mais altas é mais comum o Gerenciamento Corporativo Baseado na Web (WBEM – Web Based Enterprise Management), ou o Gerenciamento de Serviços Web (WS‐Management – Web Services Management). O protocolo SNMP utiliza o conceito de gerente e agente. O gerenciamento no SNMP se baseia em três ideias básicas. Acerca dessas ideias, no gerenciamento no SNMP, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q539821 Redes de Computadores
A comunicação em rede é fundamental para as empresas atuais. Configurar e gerenciar uma rede bem estruturada se torna mais fácil ao utilizar ferramentas corretas. Existem aquelas mais simples que nos ajudam a identificar determinadas situações. Quando uma máquina apresenta algum problema de conexão, como o não acesso a alguns sites, se está conectada a uma rede, um teste simples ajuda a identificar se ela está enviando e/ou recebendo pacotes da rede. Com o IP dessa máquina em mãos, o administrador pode executar um teste de outra máquina, utilizando o comando ping, assim ele tem como saber se a máquina está de fato conectada. O comando ping (sem parâmetros, como o endereço) envia um número limitado de pacotes e, analisando o resultado, é possível identificar se ela realmente está na rede. Alguns parâmetros são muito interessantes e um deles, ao ser adicionado, envia um número ilimitado de pacotes para a máquina destino,somente quando o usuário determinar. O contexto anterior refere‐se a
Alternativas
Q539823 Redes de Computadores
O modelo OSI (Open Systems Interconnection – Interconexão de Sistemas Abertos) foi criado pela ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional para Padronização) nos anos 70, mas só em meados dos anos 80 se tornou um padrão internacional. É um modelo baseado em sete camadas e cada uma é responsável por determinado serviço das redes. Uma dessas camadas é responsável pela compactação e criptografia, além da formatação dos dados e troca entre a camada superior e a inferior a ela. Trata‐se de:
Alternativas
Q539825 Redes de Computadores
O FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivo) é o protocolo responsável pelas transferências de arquivo na web. Normalmente, quando se faz um download ou um upload, é esse o protocolo responsável. Como acontece com outros protocolos, o FTP também possui vários comandos a serem utilizados que geram pelo menos uma resposta. Os comandos responsáveis por identificar um arquivo a ser renomeado e definir a organização dos dados (F: arquivo, R: registro, ou P: página) são, respectivamente:

Alternativas
Q539826 Redes de Computadores
A utilização da tecnologia web proxy cache tem como principais objetivos otimizar a utilização da largura de banda, armazenando objetos web em cache local, deter um maior controle sobre os dados acessados pelos usuários, minimizando, dessa forma, gastos relacionados à largura de banda para as empresas. Nos sistemas Linux, o responsável por isso é web proxy squid, ou simplesmente squid, que faz uso de regras de acesso, flexíveis, e que possibilitam o controle de todas as requisições feitas pelos seus usuários, assim como, bloquear, registrar, retardar e autorizar acessos de acordo com vários parâmetros. Entre essas classes ou tipos de regras de acesso destaca‐se a classe de acesso baseada no endereço IP da origem da requisição e a classe de acesso baseada no IP do destino da requisição. Essas duas classes são, respectivamente:
Alternativas
Q539827 Redes de Computadores
Com a utilização de um web proxy, como o squid após a instalação, se faz necessário executar algumas configurações para liberação e/ou bloqueio do acesso à internet de acordo com os perfis de usuários cadastrados no sistema. Para isso, é necessária a autenticação dos usuários no sistema, pois, assim, de acordo com as credenciais de cada usuário e/ou grupo de usuários, as regras configuradas dentro do sistema podem ser aplicadas. O arquivo do squid a ser configurado corretamente para que ele exerça suas funções é o squid.conf, pois é nele que devem ser adicionadas as entradas para que o squid autentique através do método escolhido. Suponha que o método de autenticação escolhido seja o Active Directory e a porta a ser utilizada é a 3128. Sabendo‐se da necessidade de uma diretiva responsável por especificar o número de processos autenticadores que devem ser iniciados junto com o web proxy, assinale a alternativa que apresenta corretamente a diretiva responsável por essa regra.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: B
6: B
7: A
8: D
9: A
10: C
11: D
12: A
13: B