Questões de Concurso Público Prefeitura de Juatuba - MG 2015 para Professor de Geografia
Foram encontradas 6 questões
“O responsável pelo desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção, conhecido como toyotismo ou produção enxuta, foi o engenheiro Taiichi Ohno (1912‐1990). Em 1943, ele entrou na Toyota determinado a introduzir mudanças no sistema produtivo com o objetivo de reduzir desperdícios (aposentou‐se como vice‐presidente da empresa). No final dos anos 1950, começou a implantar uma série de inovações na linha de produção e muitos dos processos produtivos desenvolvidos por ele passaram a ser copiados por outras empresas.”
(SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Moderna. v. 2.)
Linha de produção do carro híbrido Toyota Prius (possui um motor elétrico e outro a gasolina) na fábrica situada em Toyota City, Japão (foto de 2008).
De acordo com o texto, o Sistema Toyota de Produção promoveu transformação no processo industrial. Assinale a
afirmativa que indica corretamente essa mudança.
Leia o texto.
Seca se espalha também no Noroeste de Minas
“[...] As chuvas, que irrigavam a terra durante um período de seis meses no passado, já não gotejam por mais do que quatro meses. Nascentes morreram, córregos se tornaram intermitentes e a escassez de água seguiu seu curso atingindo os meios rural e urbano. Mas o cenário não fica no semiárido Norte de Minas, onde a seca já é parte da vida do sertanejo. Por incrível que pareça, o terreno estéril pertence ao Noroeste, região ainda considerada um dos celeiros do estado, por ser a maior produtora de grãos de Minas.”
(Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/09/15/interna_gerais,449147/seca‐se‐espalha‐tambem‐no‐noroeste‐de‐minas.shtml. Acesso em: 29/07/2014.)
Uma das causas da seca, relatada nesse texto, está relacionada a uma interferência antrópica que é
Observe o mapa a seguir.
(Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Moderna, p. 69. v. 2.)
No contexto de enfraquecimento latente de “guerra improvável”, os norte‐americanos construíram blocos militares
com o objetivo de impedir a expansão da zona de influência soviética. O mapa evidencia uma ideologia política
conhecida como
A partir de outubro de 2001, com a aprovação da Lei nº 10.257, que ficou conhecida como Estatuto da Cidade, houve regulamentação dos artigos de política urbana da Constituição de 1988. O estatuto fornece as principais diretrizes a serem aplicadas nos municípios. Todos os municípios que apresentam as características relacionadas a seguir são obrigados a elaborar o estatuto. Analise‐as.
I. Abriga mais de 50 mil habitantes.
II. Integra regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.
III. Insere‐se na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental.
IV. Localiza em áreas de especial interesse turístico.
Estão corretas as alternativas
“Quando se analisa a modernização da agricultura, é comum que se pense apenas na modernização das técnicas – substituição de trabalhadores por máquinas, uso intensivo de insumos e desenvolvimento da biotecnologia – e que se esqueça de observar as consequências dessa modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população.”
(Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Moderna, p. 240, v. 3.)
Assinale a alternativa que faz referência a um dos efeitos da modernização agrícola no Brasil.
Sobre a urbanização no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A consolidação da urbanização no país teve início pelo litoral.
( ) A população brasileira ainda se concentra em maioria no campo.
( ) As regiões metropolitanas são as capitais regionais e cidades limítrofes.
( ) O plano diretor é necessário a todo município com mais de 20 mil habitantes.
A sequência está correta em