Questões de Concurso Público Prefeitura de Patos de Minas - MG 2015 para Técnico Nível Superior I - Médico Radiologista

Foram encontradas 10 questões

Q1150142 Radiologia
A estenose hipertrófica do piloro acomete preferencialmente lactentes, durante os primeiros seis meses de vida. Sua causa ainda permanece desconhecida. A respeito dos exames de imagem para diagnóstico dessa patologia, aquele considerado de escolha tanto para seu diagnóstico quanto para sua exclusão é:
Alternativas
Q1150143 Radiologia
Dados estimados pelo Ministério da Saúde do Brasil para 2011 mostraram que o câncer de mama é o primeiro em incidência, antecedendo o de pele, com uma taxa de 36,47 por 100 mil mulheres, ou 50.190 casos novos neste ano, representando, na capital de São Paulo, 23,9% de todos os tipos de câncer em mulheres. “As recomendações atuais para mamografia são: mulheres com baixo risco de câncer de mama, início aos _____ anos, repetir a cada _________ anos; mulheres com alto risco para câncer de mama, início aos _____ anos, repetir a cada _____ ano(s).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1150144 Radiologia
As imagens são tomografias computadorizadas no plano axial, em T2 e flair, com um achado característico que chama a atenção; analise‐as. 

Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://cachorroidiota.files.wordpress.com/2012/08/2.png e Barra FR, Gonçalves FG, Matos VL, Jovem CL, Mendonça JLF, Amaral LLF, delCarpio‐O’Donovan R. Sinais em neurorradiologia –  Parte 2. Radiol Bras. 2011 Mar/Abr;44(2):129–133.)

Qual a patologia mais comumente relacionada ao achado nas imagens anteriores?

Alternativas
Q1150145 Radiologia

Sobre o uso de contrastes em radiologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A sensibilidade da RM ao gadolínio é maior que a da tomografia computadorizada ao contraste iodado. Além disso, o volume médio de contraste administrado por via intravenosa nos exames de RM é cerca de 5 a 15 vezes menor do que o utilizado com os contrastes iodados na tomografia computadorizada.

II. Considera‐se, em geral, que os contrastes à base de gadolínio são mais seguros que os contrastes à base de iodo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1150146 Radiologia
“Criança, dois anos, é submetida ao ultrassom para investigação de quadro de vômitos, fezes muco‐sanguinolentas e massa abdominal palpável.” O ultrassom abdominal chama atenção em determinado momento pelo achado a seguir (seta branca): Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100‐39842005000300010&script=sci_arttext.)
Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para este caso.
Alternativas
Q1150147 Radiologia

“Estima‐se que 10‐18% das mulheres menopausadas assintomáticas tenham cistos ovarianos simples, e que 3% destas tenham cistos ovarianos complexos. Face à alta prevalência de cistos e à relativa baixa incidência (1 a cada 2.500 mulheres/ano) com câncer de ovário na população, há inúmeros estudos tentando identificar pacientes de maior risco.”  

(Disponível em: http://www.hospitalperola.com.br/manual.pdf.)


Assinale o método de escolha para avaliação de pacientes sintomáticas em que se suspeita de câncer ovariano.

Alternativas
Q1150148 Radiologia

O ultrassom durante o pré‐natal é um exame rotineiro e que apresenta diversos benefícios para a mãe e o feto, como permitir um exame direto do feto, como paciente. Sobre o uso do ultrassom no pré‐natal de baixo risco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A ultrassonografia morfológica apresenta boa sensibilidade para detectar anomalias fetais.

(     ) O ultrassom precoce permite uma melhor datação da gestação, evitando pós‐datismos e induções desnecessárias.

(     ) Em pré‐natais de baixo risco, a única utilidade da ultrassonografia após 24 semanas se mostra a avaliação da maturidade placentária.

(     ) Apesar de algumas sociedades recomendarem o ultrassom gestacional ao redor de 12 semanas e outro (morfológico) no segundo trimestre, as recomendações atuais do SUS orientam somente o do primeiro trimestre e, em casos especiais, como suspeita de gemelares.  

A sequência está correta em

Alternativas
Q1150149 Radiologia
Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN), também conhecida como Dermopatia Fibrosante Nefrogênica (DFN), é uma condição que ocorre apenas em pacientes com disfunção renal. Além das lesões cutâneas, esta síndrome inclui fibrose de músculo esquelético, articulações, fígado, pulmão e coração, podendo ser fatal. A Fibrose Sistêmica Nefrogênica está ligada à exposição a um meio de contraste. Assinale a alternativa que apresenta tal substância.
Alternativas
Q1150150 Radiologia
Infecção do trato urinário complicada é aquela associada com condições que aumentam o risco para infecção ou para falência do tratamento. Estas infecções estão comumente associadas a alterações anatômicas e/ou funcionais do trato urinário, ou doenças que interferem com os mecanismos de defesa do paciente. Assinale o exame mais indicado para pesquisa de abscesso renal e perinéfrico.
Alternativas
Q1150151 Radiologia
Avalie o seguinte achado radiográfico de uma ressonância magnética, plano sagital ponderada em T1 (A) e axial ponderada em T2 (B). Imagem associada para resolução da questão (Disponível em: http://www.rb.org.br/imagens/v44n2a13‐fig11.jpg.)
O achado radiográfico trata‐se de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: D
6: D
7: A
8: D
9: D
10: D