Questões de Concurso Público Prefeitura de Sabará - MG 2017 para AEB - Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior
(EIRAS, Alexandra A. T. S. [et al.], 2012, pág. 112 e 113.)
Como se convencionou denominar este projeto (profissional)?
(Guerra, 2012, p. 45.)
Paula (2104), apoiando-se em Guerra (2012), ressalta os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social. Esta autora apresenta quatro características do cotidiano de trabalho do profissional de serviço social; analise-as.
I. As demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção totalmente às mesmas. Dada esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos.
II. É a ‘característica dominante da vida cotidiana’ (Heller, 1989, p. 29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.
III. As ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos.
IV. Considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade de vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.
De acordo com o pensamento de Guerra, obedecendo à ordem dos conceitos descritos, assinale os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social.
(Couto; Yasbek e Raichelis. 2010, pág. 33 e 34.)
A respeito da política de assistência social e do SUAS e da sua nova configuração (da “inovação” proposta), a partir da Constituição de 1988 e da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social (1993), analise as afirmativas a seguir.
I. Apresenta novo desenho institucional para a assistência social, afirmando seu caráter de clientelismo, do apadrinhamento e do mando.
II. Propõe o controle da sociedade na formulação, gestão e execução das políticas assistenciais e indicação de caminhos alternativos para a instituição de outros parâmetros de negociação de interesses e direitos de seus usuários. Parâmetros que trazem a marca do debate ampliado e da deliberação pública, ou seja, da cidadania e da democracia.
III. Afirma o caráter de direito não contributivo da assistência social, apontando a necessária integração entre o econômico e o social, a centralidade do Estado na universalização e garantia de direitos e de acessos a serviços sociais e com a participação da população.
IV. Tira a assistência social do campo da seguridade social, passando para o da proteção social pública.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A respeito dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional e o Projeto Profissional vigentes, analise as afirmativas a seguir.
I. São diametralmente opostos às diretrizes econômicas em curso em nossa sociedade, consoantes com o ideário neoliberal.
II. Propõem articulação com movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores.
III. Embora tragam a marca de uma ética não idealizadora da realidade, portanto, marcada pelos condicionantes históricos, não considera as implicações dos interesses de classes.
IV. Guardam, ainda, elementos de uma perspectiva alinhada com valores da fé religiosa e pressupostos da neutralidade.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
(Ribeiro, 2010.)
Segundo Ribeiro (2010), no âmbito da formação profissional dos assistentes sociais, os conhecimentos a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) se expressam:
(Koike, 2009.)
Sobre as interpretações “mistificadas” de que trata a autora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Problematizam as transformações sociais e os processos dos quais emergem.
( ) Escondem a centralidade do trabalho.
( ) Dissimulam as origens das classes sociais e dos processos que fundam e reproduzem o capitalismo.
( ) Mencionam o capital e as relações que representa.
A sequência está correta em
(Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais – Introdução, 1996.)
A revisão do Código de Ética de 1986, em 1993, reafirmou valores fundantes e afirmou um valor ético-político central. Quais são esses valores (fundantes e ético-políticos centrais), respectivamente?
(Behring e Boschetti, 2007.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o pensamento das autoras.
(Santos, 2010, p. 29.)
Segundo Pontes (2010), há uma categoria intelectiva que permite construir categorias para auxiliar a compreensão e ação profissionais e após sua inserção “nas análises teórico-metodológicas do serviço social, está sendo possível garantir-se um processo de apreensão teórica da dimensão da profissionalidade e de campo de intervenção do serviço social”. A que categoria se referem as autoras?