Questões de Concurso Público Prefeitura de Sabará - MG 2017 para AEB - Assistente Social

Foram encontradas 20 questões

Q1699635 Serviço Social
Martins (2014), no artigo “políticas educacionais e contribuições para o Serviço Social”, afirma que “para pensar o trabalho do assistente social inserido no trabalho coletivo desenvolvido, no âmbito das instituições educacionais, tanto na dimensão do planejamento, gestão e execução, é essencial compreender as demandas institucionais e profissionais existentes no complexo jogo de interesses contraditórios, de classes sociais antagônicas que permeiam as relações sociais na sociedade capitalista e, especificamente, as pertinentes ao campo da política de educação [...]. O assistente social tem que ter clareza da contradição que atravessa o exercício profissional, atuando na tensão entre os interesses do capital e do trabalho, porém tendo como norte os princípios [...]” Quais são os princípios que, segundo a autora, os assistentes sociais devem ter como norte em sua atuação?
Alternativas
Q1699636 Serviço Social
Filho; Antinareli; Paula e Silva (2012), citando autores como Abrahamson (2004) e Pereira (2004), a respeito das “contradições e adversidades na implementação do SUAS”, afirmam que no quadro “que não se efetiva a sustentabilidade da família para viabilizar a proteção de seus entes e os recursos para os serviços socioassistenciais são extremamente restritos, a tendência é de se desenvolver no país, a partir da estruturação dos Centros de Referência de Assistência Social, uma dinâmica de política social que a literatura tem descrito como ‘pluralismo de bem-estar’”. Consiste o pluralismo de bem-estar para os autores, EXCETO:
Alternativas
Q1699637 Serviço Social
Martins (2014), em artigo que trata das políticas educacionais e contribuições do serviço social – “temática apresentada no III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, com o tema central ‘expressões socioculturais da crise do capital e seus rebatimentos na garantia dos direitos sociais no Serviço Social’” – apresenta uma análise da política de educação no Brasil, no contexto contemporâneo, em que se baseando no pensamento de Gentille (2007), cita as perspectivas do capital e da classe trabalhadora em relação ao tema. Neste contexto, a autora apresenta as contribuições do serviço social na educação, afirmando, inicialmente, que a inserção deste profissional na educação não é recente e que “a marca histórica das políticas sociais brasileiras, entre elas a política de educação, sempre foi a fragmentação, a parcialização do atendimento às reais demandas da classe trabalhadora; porém, com o ideário neoliberal os direitos sociais duramente conquistados pela luta da classe trabalhadora tendem a ser usurpados em decorrência das políticas sociais, especificamente a Política de Educação, que tem se reorganizado sob uma perspectiva ainda mais economicista, mercadológica, privatista. Nesta abordagem se incluem várias determinações desta requisição para o serviço social na educação, EXCETO:
Alternativas
Q1699638 Serviço Social
“É inquestionável a função pedagógica desempenhada pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais em que se materializa a prática profissional. Tal função caracteriza-se pela incidência dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na referida ação, interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta, elementos moleculares de uma cultura, aqui entendida, como mencionamos anteriormente, no sentido gramsciano, como [...]” (abreu, 2002). Segundo Abreu e Cardoso (2009), a função pedagógica desempenhada pelo assistente social inscreve o profissional no campo das atividades educativas formadoras da cultura. Tais atividades são entendidas como um modo de pensar, sentir e agir também entendido como:
Alternativas
Q1699639 Serviço Social
“Conforme descrito no documento: Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação (2012), há dimensões que particularizam a inserção dos assistentes sociais na Política de Educação e estão voltadas para garantia: ______________________, ______________________, ______________________ e ______________________.” (Martins, 2014.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior
Alternativas
Q1699640 Serviço Social
“Assim, desde o final dos anos 1970, vem sendo construída uma nova hegemonia no Serviço Social, protagonizada pela vertente de ‘ruptura com o Serviço Social Tradicional e com o conservadorismo’ (Netto, 1991). A emergência e a expressão desse projeto constituem uma nova configuração na cultura profissional, próxima – e até mesmo inserida – nos projetos da esquerda brasileira, nas ações progressistas de afirmação e ampliação da cidadania.”
(EIRAS, Alexandra A. T. S. [et al.], 2012, pág. 112 e 113.)

Como se convencionou denominar este projeto (profissional)?
Alternativas
Q1699641 Serviço Social
Martins (2014), a respeito do documento “Subsídios para Atuação e Assistentes Sociais na Política de Educação” (CFESS, 2012), destaca os elementos a partir dos quais se tem a ampliação da inserção dos assistentes sociais na política de educação, a que demanda esta ampliação vem responder, bem como a dinâmica em que esta ampliação está inscrita. Segundo o documento, quais são as demandas a que esta ampliação responde, os elementos que geram a mesma e a dinâmica em que se insere a ampliação dos assistentes sociais na política de educação?
Alternativas
Q1699642 Serviço Social
“De acordo com Guerra (2012, p. 43) – apoiada em Heller (1989) –, o cotidiano é ‘uma das esferas da vida social’, é ‘o lugar da reprodução dos indivíduos, sendo por isso um espaço ineliminável e insuprimível’. É no espaço do cotidiano que o assistente social desenvolve sua prática profissional e, por conta de suas próprias características, sabemos que sua estrutura, muitas vezes, limita e dificulta as possibilidades desse profissional. Cotidianamente os assistentes sociais recebem uma série de demandas heterogêneas que exigem respostas imediatas, fazendo com que sua apreensão seja quase irrefletida. Por isso, muitas vezes, ‘o exercício profissional passa a se restringir ao cumprimento de rotinas institucionais, metas de produtividade, critérios de elegibilidade, e o profissional passa a responder mecanicamente no âmbito das determinações da instituição’.”
(Guerra, 2012, p. 45.)

Paula (2104), apoiando-se em Guerra (2012), ressalta os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social. Esta autora apresenta quatro características do cotidiano de trabalho do profissional de serviço social; analise-as.

I. As demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção totalmente às mesmas. Dada esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos.

II. É a ‘característica dominante da vida cotidiana’ (Heller, 1989, p. 29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.

III. As ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos.

IV. Considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade de vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.

De acordo com o pensamento de Guerra, obedecendo à ordem dos conceitos descritos, assinale os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social.
Alternativas
Q1699643 Serviço Social
Silveira (2014), ao fazer uma “breve reflexão em torno da educação popular e do serviço social”, afirma que há um “desafio instigante” posto aos profissionais do serviço social – considerando a perspectiva da educação popular e o projeto ético-político profissional (1993). Que desafio está posto aos profissionais, segundo a autora?
Alternativas
Q1699644 Serviço Social
“Marcada, portanto, pelo cunho civilizatório presente na consagração de direitos sociais, o que vai exigir que as provisões assistenciais sejam prioritariamente pensadas no âmbito das garantias de cidadania sob vigilância do Estado, a LOAS inovou [...].”
(Couto; Yasbek e Raichelis. 2010, pág. 33 e 34.)

A respeito da política de assistência social e do SUAS e da sua nova configuração (da “inovação” proposta), a partir da Constituição de 1988 e da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social (1993), analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta novo desenho institucional para a assistência social, afirmando seu caráter de clientelismo, do apadrinhamento e do mando.

II. Propõe o controle da sociedade na formulação, gestão e execução das políticas assistenciais e indicação de caminhos alternativos para a instituição de outros parâmetros de negociação de interesses e direitos de seus usuários. Parâmetros que trazem a marca do debate ampliado e da deliberação pública, ou seja, da cidadania e da democracia.

III. Afirma o caráter de direito não contributivo da assistência social, apontando a necessária integração entre o econômico e o social, a centralidade do Estado na universalização e garantia de direitos e de acessos a serviços sociais e com a participação da população.

IV. Tira a assistência social do campo da seguridade social, passando para o da proteção social pública.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1699645 Serviço Social
“Em suma, entendendo que a economia é uma construção social que comporta valores e finalidades sociais, por isso não poderia estar isenta de reflexão no campo ético, cabe ter em mente a importância de considerá-la em face dos rumos que vem tomando a História humana. Além disto, para nós, assistentes sociais, cabe considerá-la em face do serviço social que acabou por gestar, ao longo das últimas décadas, uma direção social estratégica dissonante da hegemonia política capitalista, tendo como referência princípios – claramente expressos no seu último Código de Ética Profissional – cuja materialização (ou até o questionamento desta possibilidade) só pode ocorrer por meio de estudo competente, suficientemente profundo e crítico da realidade.” (Forti, 2010, p. 27.)

A respeito dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional e o Projeto Profissional vigentes, analise as afirmativas a seguir.

I. São diametralmente opostos às diretrizes econômicas em curso em nossa sociedade, consoantes com o ideário neoliberal.
II. Propõem articulação com movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores.
III. Embora tragam a marca de uma ética não idealizadora da realidade, portanto, marcada pelos condicionantes históricos, não considera as implicações dos interesses de classes.
IV. Guardam, ainda, elementos de uma perspectiva alinhada com valores da fé religiosa e pressupostos da neutralidade.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1699646 Serviço Social
“As Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 marcaram um outro caminho para o processo de formação dos assistentes sociais, indicando perspectivas de enfrentamento aos desafios postos pela questão social cujas manifestações estão a exigir, maior e melhor articulação entre as demandas do mercado, o exercício profissional e o processo de formação/estágio [...]. A grande moldura apresentada nas Diretrizes Curriculares de 1996, no âmbito da formação profissional, se propõe a abrir ‘novos caminhos para a construção de conhecimentos, como experiência concreta no decorrer da própria formação profissional’ (ABEPSS, 1996, p. 64), isto é, ela deve remeter a uma formação constituída por um conjunto de conhecimentos que se expressam [...].”
(Ribeiro, 2010.)

Segundo Ribeiro (2010), no âmbito da formação profissional dos assistentes sociais, os conhecimentos a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) se expressam:
Alternativas
Q1699647 Serviço Social
“A conexão entre as transformações societárias e a necessidade de atualização dos processos de formação profissional parecem óbvias. No entanto, essa vinculação pode obscurecer mais do que revelar. Mistificadas em suas origens e desdobramentos, as vertiginosas alterações que se verificam na sociedade contemporânea dizem-se, em geral, decorrentes da globalização, da crise do Estado, da crise da modernidade ou dos paradigmas. Não mencionam o capital nem a relação que ele representa e o que é efeito aparece como determinação.”
(Koike, 2009.)
Sobre as interpretações “mistificadas” de que trata a autora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Problematizam as transformações sociais e os processos dos quais emergem.
( ) Escondem a centralidade do trabalho.
( ) Dissimulam as origens das classes sociais e dos processos que fundam e reproduzem o capitalismo.
( ) Mencionam o capital e as relações que representa.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1699648 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (1993), no Art. 9º é vedado ao assistente social, EXCETO:
Alternativas
Q1699649 Serviço Social
“A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade.”
(Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais – Introdução, 1996.)

A revisão do Código de Ética de 1986, em 1993, reafirmou valores fundantes e afirmou um valor ético-político central. Quais são esses valores (fundantes e ético-políticos centrais), respectivamente?
Alternativas
Q1699650 Serviço Social
Behring e Boschetti (2007), ao tratarem das origens da política social no Brasil, apoiadas no debate que envolve outros autores, afirmam que a condição geral do trabalho mantém uma forte relação com o desenho que marcou a política social brasileira desde os seus primórdios. Para as autoras, são elementos que marcam este “desenho” da política social brasileira nos seus primórdios, EXCETO:
Alternativas
Q1699651 Serviço Social
“Uma interpretação da questão social como elemento constitutivo da relação entre o serviço social e a realidade, tendo como mediação as estratégias de enfrentamento adotadas pelo Estado e pelas classes sociais – o que envolve a política social como um elemento central – tem algumas implicações. Trata-se de imprimir ________________ a este conceito, o que significa observar seus _______________, relacionados, como já foi dito, às formas ______________ e ________________ com seu metabolismo incessante, como nos chama a atenção Meszáros (2002). E o debate deve incorporar, necessariamente, os componentes ____________________ e _________________ presentes nas expressões e na constituição de formas de enfrentamento da questão social, ou seja, esse conceito está impregnado de _________________, sem o que se pode recair no culto da técnica dos mapas da ‘exclusão’, das fotografias, da vigilância da exclusão, tão em voga nos dias de hoje.”
(Behring e Boschetti, 2007.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o pensamento das autoras.
Alternativas
Q1699652 Serviço Social
Boschetti (2009), a respeito da política de seguridade social no Brasil, avalia que há um permanente e gradual desmonte da mesma. Segundo a autora, “praticamente todos os princípios constitucionais estão sendo desconsiderados profundamente [...]. Todos esses princípios estão sendo gradualmente diluídos em sucessivas contrarreformas ou medidas tidas como de natureza técnica, mas que, na verdade, têm um nítido sentido político de desestruturação da seguridade social”. A autora ressalta que somente um dos princípios não está sendo derrubado, “ao contrário, está sendo colocado em prática com bastante rigor”. Assinale-o.
Alternativas
Q1699653 Serviço Social
Behring e Santos (2009), ao tratarem do tema “questão social e direitos” falam de uma conjuntura (desde a década de 1990 até os “dias atuais”) de “retração dos direitos face à universalização das relações mercantis”, afirmando que “[...] em tempos difíceis assim, há uma tendência contraditória para a reação, que pode se expressar na forma de imobilismo; na adesão passiva à ordem; ou na resistência, que assume direção política variada a depender do nível de organização e capacidade crítica, protagonizada pelos sujeitos coletivos [...], ou seja, quanto mais se dilaceram as condições de existência, maior é o apelo à valorização dos direitos; ao desenvolvimento sustentável, à ética na política; aos processos de humanização dos serviços prestados à população e às iniciativas no campo Legislativo e Judiciário, dentre alternativas que se interpõem com o objetivo de conter e preservar o vínculo social. [...] É necessário compreender, portanto, que, apesar dos avanços democráticos e da organização de inúmeros sujeitos coletivos e suas lutas reivindicando direitos, temos que considerar a relação de determinação posta pela totalidade da vida social. As respostas dadas aos sujeitos em suas lutas são permeadas por interesses de classes”. As autoras perguntam quais são as relações que se estabelecem entre a questão social, os direitos e o serviço social e afirmam que para se responder a esta questão, alguns desafios se colocam e que entre esses desafios, um risco não se pode correr. Assinale-o.
Alternativas
Q1699654 Serviço Social
“Paula (2014), para discutir as estratégias e táticas na esfera do exercício profissional dos assistentes sociais, respalda-se em outros autores, afirmando que, mesmo reconhecendo a competência teórica como indispensável para o exercício profissional qualificado, somente ela não qualifica o assistente social para a intervenção. ‘Ela precisa desenvolver outras capacidades que lhe permitam buscar [...]’ ‘imbricadas nessa passagem da teoria à prática e vice-versa’.”
(Santos, 2010, p. 29.)
Segundo Pontes (2010), há uma categoria intelectiva que permite construir categorias para auxiliar a compreensão e ação profissionais e após sua inserção “nas análises teórico-metodológicas do serviço social, está sendo possível garantir-se um processo de apreensão teórica da dimensão da profissionalidade e de campo de intervenção do serviço social”. A que categoria se referem as autoras?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: D
6: B
7: D
8: D
9: D
10: C
11: C
12: D
13: A
14: A
15: D
16: C
17: D
18: D
19: D
20: C