Questões de Concurso Público TRE-RJ 2017 para Analista Judiciário - Psicologia
Foram encontradas 40 questões
Estudos pertinentes à saúde no trabalho e gerenciamento do estresse evidenciam que, nocontexto de aumento de afastamentos por problemas de saúde, é necessário rever e/ou melhor identificar as possibilidades de prevenção e intervenção no que se refere à saúde do trabalhador. Considerando esse apontamento, analise as afirmativas a seguir.
l. No âmbito da saúde do trabalhador, as possibilidades de prevenção e intervenção mais frequentes são aquelas que
abarcam as dimensões do estresse, da psicodinâmica do trabalho e da epidemiologia.
II. No contexto da psicodinâmica do trabalho, com o emprego de uma metodologia mais flexível, como as entrevistas estruturadas, torna-se possível identificar as reais causas do problema apresentado.
III. A dimensão da psicodinâmica do trabalho viabiliza o estabelecimento do objetivo de compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no trabalho.
IV. A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas correlatas.
I. “Christophe Dejours é um autor destacado nas perspectivas psicodinâmicas acerca do trabalho, tendo sua teoria sido considerada inovadora.”
PORQUE
II. “Embora a perspectiva psicodinâmica tenha origem na década de 1950 com Le Guillant, por meio das propostas de
observações sistemáticas a respeito da relação entre trabalho e psicopatologia, bem como a controversa explanação
de Guillon, em 1962, de que tal relação não existe; é Dejours quem propõe o estudo, no contexto do trabalho, do
espaço que separa comportamentos livres dos estereotipados; da significação e das formas de sofrimento e da
coletividade, buscando intervenções voltadas para a organização à qual os indivíduos estejam submetidos.”
Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas correlatas.
I. “O entendimento do modo pelo qual se elaboram as facetas sofrimento e prazer na organização do trabalho é indispensável para se tentar uma interpretação mais global dos laços entre trabalho e saúde e, também, para se procurarem alternativas satisfatórias.”
PORQUE
II. “Para a investigação da relação entre transtornos psíquicos e de comportamentos com o trabalho é necessário desconsiderar a situação de desemprego, tendo em vista que se trata de uma problemática socioeconômica e externa ao ambiente de uma determinada organização, sem relação com os transtornos mentais relacionados ao trabalho.”
Assinale a alternativa correta.
A partir da década de 1980, o estudo das emoções no contexto do trabalho torna-se uma constante no âmbito da psicologia organizacional e do trabalho, sinalizando, cada vez mais, a importância de indicadores de saúde e de gerenciamento do stress no contexto do trabalho. Em relação a esses estudos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho emocional coloca em pauta o trabalho entendido como objeto depositário de emoções e afetos, com seus sentidos e significados.
( ) As emoções dirigidas ao trabalho, no contexto em que este ocorre, ressaltam a repercussão de eventos emocionais experimentados fora do ambiente de trabalho.
( ) As emoções para o trabalho ocupam-se das regras de sentimentos, emoções e dos custos decorrentes para atender às demandas organizacionais, embora se destoem dos sentimentos internos do trabalhador.
( ) O trabalho com emoções descarta as características e a natureza da ocupação ou profissão capazes de mobilizar outras emoções que exigem do trabalhador forte identidade profissional e investimento afetivo para um bom desempenho.
( ) O contexto das emoções no trabalho implica no reconhecimento de que a qualidade do ambiente de trabalho decorre em grande parte das relações e interações estabelecidas, as quais propiciam tanto o adoecimento quanto o equilíbrio emocional e o sentido de vida.
A sequência está correta em
As proposições que se seguem tratam do trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Com base nessa temática, relacione adequadamente os conceitos às proposições.
1. Alienação.
2. Ergonomia.
3. Sublimação.
4. Taylorismo.
( ) Possibilita a identificação do espaço existente entre o trabalho real e o trabalho prescrito
( ) Conceito que evidencia o processo de ruptura de vínculo com as realidades subjetiva, mental, social e cultural.
( ) Conceito cuja finalidade, no contexto do trabalho, permite a apreensão do sujeito como alguém portador de uma história singular construída desde a infância.
( ) Consiste em um sistema por meio do qual é possível detalhar uma organização a partir da identificação da produção e do rendimento viabilizados em tempo e esforços mínimos.
A sequência está correta em
Os estudos sobre a saúde e o gerenciamento do stress no contexto do trabalho abrangem a compreensão do conceito de locus controle, o qual fornece subsídios para o entendimento de crenças, atitudes e condutas no referido contexto. A respeito desse conceito, analise as afirmativas a seguir.
I. O locus controle consiste em uma percepção ou tendência que cada sujeito possui para analisar acontecimentos de trabalho passíveis de controle por ele ou não.
II. A percepção ou tendência de cada sujeito para consideração de acontecimentos de trabalho controláveis ou não está associada à mudança de condutas e à comunicação do contexto organizacional.
III. A percepção, associada ao recebimento de reforços contingentes ao comportamento de saúde e segurança no
trabalho, leva à compreensão de que o estado de saúde é autocontrolável e, por isso, à mudança de condutas.
IV. O locus de controle consiste em uma percepção associada aos esforços e reforços motivacionais implementados por uma determinada organização, capaz de levar à compreensão de que a saúde é um atributo condicionado à gestão da organização.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Os estudos acerca da saúde mental e trabalho têm destacado a síndrome de Burnout e a exigência que tal síndrome evidencia em relação ao profissional no que tange ao planejamento de um programa de intervenção e prevenção frente a essa realidade. Em relação à síndrome de Burnout, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O planejamento de um programa de intervenção e prevenção para Burnout deve ter por objetivo estabelecer estratégias de aprendizagem para o enfrentamento adaptativo das situações estressantes.
( ) Os sintomas que configuram o Burnout afetam geralmente os profissionais que trabalham sem contato direto com pessoas, sendo predominante nos profissionais gestores, diretores e/ou executivos de empresas de quaisquer segmentos.
( ) Utilizado em 1953, o termo Burnout apareceu, pela primeira vez, em uma publicação decorrente de um estudo de caso de Schwartz e Will, conhecido como ‘Miss Jones’, por meio do qual é descrita a problemática de uma enfermeira psiquiátrica desiludida e com comprometimentos severos com o seu trabalho.
( ) O termo Burnout deriva da conjugação de burn (queima) e out (exterior), sugerindo um consumo físico, emocional e mental causado pelo desajustamento entre o indivíduo e o seu ambiente; sendo, portanto, visto como um estado de exaustão física, emocional e mental, causado pelo envolvimento duradouro em situações de elevada exigência emocional no local de trabalho.
A sequência está correta em
“A avaliação e a testagem psicológica oferecem recursos, por meio de instrumentos objetivos e projetivos, que sustentam o procedimento de psicodiagnóstico.” Considerando essa assertiva a respeito do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.
I. É por meio do manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo, assim, ser curado pelo trabalho terapêutico. II. Pela proposta de recordar, repetir e elaborar é possível viabilizar ao paciente uma mudança de atitude consciente para a mudança, ou seja, de um habitual contentamento em lamentar, desprezar e subestimar a importância da doença; passa a compreensão das repressões que adotava ao que a tenha originado. III. Com o emprego da interpretação para identificar as resistências evidenciadas em inibições, atitudes inúteis, traços patológicos de caráter e sintomas, tornando-as conscientes de modo que sua enfermidade se faça desprezível, é possível, em um procedimento psicodiagnóstico, fornecer uma nova tônica psíquica ao paciente. IV. Com a instrução ao paciente a uma nova atitude em relação à doença, evitando intensificar os conflitos e pôr em evidência sintomas até o momento nebuloso, tais como manifestações fóbicas, ideias ou impulsos obsessivos, é possível proporcionar consolo ao paciente diante de agravamentos necessários e explicitados pela repetição.
Acerca do psicodiagnóstico de fundamentação psicodinâmica, estão corretas apenas as afirmativas
O DSM-5 é fruto do trabalho de pesquisadores em saúde mental de todo o mundo, incorporando dados de pesquisa e experiência clínica de vários grupos de especialistas. Analise as afirmativas sobre o DSM-5, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) As versões iniciais do DSM refletiam mais a psicodinâmica do sofrimento psíquico, mas não especificava sintomas em detalhes para cada transtorno mental.
( ) O objetivo da atualização do DSM em sua quinta edição é progredir para uma compreensão cada vez mais fiel da manifestação dos transtornos mentais que se traduza em melhores programas de prevenção e tratamento dessas doenças.
( ) Os critérios operacionais utilizados no DSM-5 para o diagnóstico de transtornos mentais são combinações de sintomas que devem ser percebidos pelo indivíduo e/ou por outros, causando prejuízos relevantes e sofrimento significativo.
( ) Atualmente, são inexistentes as evidências de estudos científicos que sustentam a perspectiva de que os
transtornos mentais são apresentação extrema de sintomas que, em graus mais leves, estão distribuídos
normalmente entre os indivíduos na população.
A sequência está correta em
Analise as afirmativas sobre os transtornos relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas.
I. A extinção da diferenciação entre transtornos de abuso e dependência de substâncias fez com que o uso de substâncias fosse caracterizado de acordo com transtornos de intoxicação, abstinência, transtornos induzidos pela substância e relacionados ao uso.
II. Na atual classificação do manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais foram incluídos os diagnósticos abstinência de cafeína e abstinência de Cannabis, bem como do uso de tabaco em todas as categorias e a melhor definição de critérios de severidade.
III. No DSM-5 é incluído o transtorno do jogo no que concerne as mudanças relacionadas ao uso de substâncias, devido à relação com o modo ou a semelhança ao uso de substância, tanto em critérios comportamentais, quanto em concordância com os estudos da neurociência.
IV. A inclusão da “fissura” como critério diagnóstico e a retirada da exigência de problemas com a lei para a caracterização do uso no DSM-5, além da redução no número de critérios necessários para diagnóstico, são medidas que evidenciam o diagnóstico com base em experiências de profissionais da saúde.
Estão corretas as afirmativas
O fragmento a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
“A atenção e a consciência são funções psíquicas muito próximas e conectadas, mas não são a mesma coisa. Se não há
lucidez de consciência, a atenção não pode funcionar adequadamente, mas a atenção pode estar alterada mesmo se o
nível da consciência está normal. Essa característica exige, pois, uma avaliação precisa e até sistematizada para a
tomada de decisões no contexto de atuação profissional, sobretudo com testagens objetivas com instrumentos tipo
TEALT e TEADI.”
O Teste de Atenção Alternada – TEALT é um instrumento por meio do qual
O fragmento a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
“A atenção e a consciência são funções psíquicas muito próximas e conectadas, mas não são a mesma coisa. Se não há
lucidez de consciência, a atenção não pode funcionar adequadamente, mas a atenção pode estar alterada mesmo se o
nível da consciência está normal. Essa característica exige, pois, uma avaliação precisa e até sistematizada para a
tomada de decisões no contexto de atuação profissional, sobretudo com testagens objetivas com instrumentos tipo
TEALT e TEADI.”