Questões de Concurso Público TRF - 2ª REGIÃO 2017 para Analista Judiciário - Informática Infraestrutura

Foram encontradas 7 questões

Q786851 Segurança da Informação
A Norma Brasileira ABNT NBR ISO/IEC 31000:2009 é responsável pela Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Uma vez que todas as atividades, de qualquer organização, estão sujeitas a riscos, e mesmo que esses riscos possam ser gerenciados de alguma forma, esta norma visa estabelecer um número de princípios que devem ser atendidos, para que a gestão de riscos seja mais eficaz. Como definição de risco, a Norma 31.000:2009 apresenta como “efeito da incerteza nos objetivos”. Nesta norma estão relacionados os princípios da gestão de riscos, a estrutura e os respectivos processos. Tomada ou aumento do risco na tentativa de tirar proveito de uma oportunidade, alteração da probabilidade e alteração das consequências são ações/atividades de um desses Processos. Assinale a alternativa correta que apresenta corretamente o respectivo processo:
Alternativas
Q786852 Segurança da Informação
A Norma Brasileira ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011 é responsável pela Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Gestão de riscos de Segurança da Informação, fornecendo diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação, de acordo com os padrões do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Os gestores, além do pessoal envolvido com a gestão de riscos de segurança da informação em uma organização, são as pessoas que têm maior interesse nesta norma, ou também entidades externas que dão suporte a essas atividades. Esta norma apresenta diversas atividades que possuem: Entrada; Ação; Diretrizes para implementação; e, Saída. “Trata-se da comunicação que é uma atividade que objetiva alcançar um consenso sobre como os riscos devem ser gerenciados, fazendo uso para tal da troca e/ou partilha das informações sobre o risco entre os tomadores de decisão e as outras partes interessadas.” A afirmativa anterior trata-se de:
Alternativas
Q786853 Segurança da Informação
Em questões de segurança da informação, existe uma norma brasileira, a ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, que versa sobre a Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Código de Prática para controles de segurança da informação. Esta norma foi projetada para ser utilizada como referência na seleção de controles, no processo de implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), ou também como documento de orientação, para que as organizações implementem controles de segurança da informação normalmente aceitos. Esta norma define os controles de segurança da informação, bem como seus respectivos objetivos de controle. É necessário que seja mantido um registro de auditoria de todos os procedimentos realizados e recomenda-se contemplar em primeiro lugar os sistemas com altos riscos, são duas diretrizes de implementação de um dos objetivos. Assinale, a seguir, este objetivo.
Alternativas
Q786863 Segurança da Informação
Uma eficiente maneira de proteger um sistema local, ou mesmo uma rede de sistemas, contra as ameaças à segurança baseadas em rede e, da mesma forma, permitir que computadores nessa rede possam acessar a Internet é a utilização de firewalls. Diante da constante evolução porque passam os sistemas de informação em agências governamentais, corporações e todo tipo de organização, a necessidade de um firewall protegendo a rede é real. Quatro principais tipos de firewalls são conhecidos. Algumas das desvantagens de um desses tipos de firewalls podem ser:

I. Esse tipo de firewall não examina os dados de camadas superiores, e com isso eles não podem impedir ataques que exploram vulnerabilidades ou funções específicas de aplicação.
II. Em razão das informações limitadas disponíveis para o firewall, a funcionalidade presente neste tipo de firewall é limitada.
III. Geralmente são vulneráveis a ataques e atividades maliciosas que tiram proveito de problemas existentes na especificação e na pilha de protocolos TCP/IP, como falsificação de endereços na camada de rede.
Assinale a alternativa correta para o tipo de firewall a que se referem essas desvantagens.
Alternativas
Q786866 Segurança da Informação
O processamento de uma cifra de bloco simétrico é realizado por um bloco de dados por vez. Levando-se em conta o DES (Data Encryption Standard) e o 3DES, o comprimento desse bloco é de 64 bits. Em quantidades mais longas de texto, às claras, um desmembramento em blocos de 64 bits deve ser realizado. Cinco modos de operação foram definidos pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) para a aplicação em uma cifra de bloco e em uma variedade de aplicações. Acerca desses modos de operação e suas aplicações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Livro-código eletrônico (ECB).
2. Encadeamento de blocos de cifra (CBC).
3. Realimentação de cifra (CFB).
4. Realimentação de saída (OFB). 5. Contador (CTR).

( ) Transmissão orientada a fluxo de forma geral.
( ) Transmissão orientada a fluxo por canal com ruído (por exemplo, comunicação via satélite).
( ) Transmissão orientada a blocos de forma geral.
( ) Útil para requisitos de alta velocidade.
( ) Transmissão segura de valores únicos (por exemplo, uma chave criptográfica).
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: A