Questões de Concurso Público MPE-PA 2022 para Técnico Especializado – Médico – Psiquiatra

Foram encontradas 7 questões

Q2105235 Psiquiatria
Paciente com diagnóstico recente de esquizofrenia iniciou tratamento com haloperidol em dose e duração adequadas, sem intolerabilidade. Quadro psicótico persistiu. Foi trocado por olanzapina, ajustada dose e duração adequadas, também sem intolerabilidade. Paciente não alcançou a estabilidade, mantendo quadro psicótico. Frente ao caso clínico hipotético, a próxima conduta a ser feita é:
Alternativas
Q2105237 Psiquiatria
São consideradas possíveis combinações de medicamentos no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo, EXCETO:
Alternativas
Q2105239 Psiquiatria
É considerada medicação contraindicada no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático:
Alternativas
Q2105241 Psiquiatria
O caso clínico hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“Paciente, sexo masculino, 31 anos, advogado, chega ao consultório médico acompanhado da esposa. Esposa diz que paciente tem relatado que será muito famoso e que irá se candidatar a presidente nas próximas eleições. Paciente relata que tem que se esconder, pois há pessoas poderosas o perseguindo para impedi-lo de virar presidente: “querem me prender”. Paciente tem apresentado, juntamente, insônia, inquietação e taquilalia. Diz ser muito inteligente e mais esperto que as pessoas e que, com isso, conseguirá chegar à presidência. Tem relatado, também, alucinações auditivas e hiporexia. Se mostra irritado com a demora da consulta, falando que não deveria estar ali e que tem muita coisa para fazer. Não se mantém sentado. Quadro iniciou há 10 dias e desde então paciente não tem dormido. Paciente apresenta exames laboratoriais sem alterações. Nega uso de medicações, drogas ou álcool. Não apresenta doença clínica ou psiquiátrica prévia.”
Qual o esquema terapêutico considerado de primeira linha no tratamento do caso clínico de tal paciente? 
Alternativas
Q2105243 Psiquiatria
O caso clínico hipotético a seguir contextualiza a questão.

“Paciente, sexo masculino, 81 anos, etilista social, foi internado para cirurgia de correção de fratura de fêmur a qual ocorre sem intercorrências. Após 2 dias na enfermaria, paciente inicia quadro de agitação, desorientação com flutuação do nível de consciência, insônia, alteração de linguagem e alucinações visuais. Apresenta momentos de maior tranquilidade. Paciente fazia uso de aparelho auditivo. Segundo familiares, episódio depressivo aos 37 anos com boa resposta ao tratamento medicamentoso e posterior desmame.” 
O tratamento mais indicado para resolução do quadro é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: D