Questões de Concurso Público Prefeitura de Conceição - PB 2019 para Agente Administrativo

Foram encontradas 12 questões

Q1267564 História
A Era Vargas foi um momento de definição e construção da cultura nacional. O empenho do governo em decidir o que faria parte da cultura brasileira e o que seria descartado pode ser observado nas mais distintas esferas. Esse período é marcado por diversas ações que tinham como objetivo a construção de um exacerbado nacionalismo, a definição do “espírito” do povo brasileiro. Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresente a função do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no governo do Estado Novo:
Alternativas
Q1267565 História
O espaço geográfico brasileiro foi estruturado, até o início da década de 1930, com exclusiva atenção ao modelo primário-exportador (agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal), fazendo com que a configuração das atividades econômicas fosse dispersa e com pouca interdependência. Sob a pressão de uma redução drástica na capacidade de importar e com objetivos de nacionalização da economia, Getúlio Vargas deu início ao PSI - Processo de Substituição de Importações. Assinale a alternativa CORRETA sobre as medidas adotadas por Getúlio Vargas para impulsionar o desenvolvimento de uma indústria de base no Brasil.
Alternativas
Q1267566 História

       “Me dê um beijo, meu amor

     Eles estão nos esperando

                  Os automóveis ardem em chamas

Derrubar as prateleiras

   As estantes, as estátuas

                  As vidraças, louças, livros, sim...  

E eu digo sim             

E eu digo não ao não

E eu digo:                  

É! -- proibido proibir.”


É Proibido Proibir – Caetano Veloso (1968) 

A música “É Proibido Proibir”, de Caetano Veloso, foi desclassificada e repudiada durante o III Festival Internacional da Canção de 1968, proporcionando a Caetano uma estrondosa vaia. Impossibilitado de cantar pela ruidosa irritação da plateia, o compositor acabou agredindo verbalmente o público e o júri. Assinale a alternativa CORRETA acerca da relação desta música com o contexto histórico cultural brasileiro de 1968:
Alternativas
Q1267567 História

"Um amigo jornalista, mais experiente, voltou para me buscar: “Está bem que você seja idiota a ponto de achar que jogando pedras na vitrine você está resistindo. Mas não precisa ser demais, a ponto de jogar pedra e ficar aí parado”. Mais tarde, nas noites da clandestinidade, ou mesmo nas conversas de cadeia, pude ir ligando coisas, compondo um quadro mais claro do que foi o golpe de Estado (...)

(...) Os estudantes também estavam tentando resistir. Só que na Universidade de Direito, no Rio, para falar apenas da experiência que me foi mais próxima. Num depoimento prestado em 1970, Vladimir Palmeira, que em 68 era o grande líder do movimento estudantil, contou que eram mais de trezentos. A mesma disposição heroica, as mesmas frases de efeito: resistir até o último homem ou então: daqui a pouco chegam as armas do dispositivo militar do presidente.

(GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.15.)

Identifique nas alternativas abaixo aquela que corresponde ao contexto da história do Brasil a que o texto se refere:
Alternativas
Q1267568 História
Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variavam entre 7% e 13% ao ano. O setor industrial se expandia e as exportações agrícolas aumentaram significativamente, gerando milhões de novos postos de trabalho. A oferta de emprego aumentou de tal modo que os setores industriais mais dinâmicos concorriam na contratação de trabalhadores assalariados. Predominaram os investimentos em bens de consumo duráveis, a exportação de manufaturados e a abertura do mercado ao capital estrangeiro. Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA sobre a expressão “Milagre Econômico Brasileiro”:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: C