Questões de Concurso Público Prefeitura de Conceição - PB 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1289674 Fisioterapia

Fenômeno comum apresentado no organismo, relacionado diretamente ao exercício, é o estado ________________. Esse é um comportamento oposto à homeostase, que diz respeito à estabilidade que é provocada em alguns órgãos, músculos e tecidos, e que pode manter o equilíbrio da produção de substratos energéticos e a manutenção da frequência cardíaca para a realização do exercício.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto:

Alternativas
Q1289675 Fisioterapia
Entende-se que uma quilocaloria (1kcal) corresponde à quantidade de energia térmica (calor) necessária para aumentar a temperatura de um quilograma (1kg) ou um litro de água em um grau Celsius (1ºC). Assim, a oxidação de um grama de gordura é responsável pela produção de:
Alternativas
Q1289676 Fisioterapia
A adenosina trifosfato, popularmente conhecida como ATP, é uma molécula de alta energia produzida pelo organismo, presente em todas as células, que consiste em uma molécula de adenosina (adenina) unida a uma molécula de nucleosídeo (ribose) e a três radicais fosfato, composto de:
Alternativas
Q1289677 Fisioterapia
O glicogênio armazenado no fígado é sintetizado a partir da glicose, por meio de um processo denominado glicogênese, sendo que o catabolismo desse glicogênio para a utilização na via anaeróbia é denominado de glicogenólise. A glicogenólise necessita de três enzimas, sendo a principal delas, responsável pela liberação da glicose a partir do glicogênio, denominada:
Alternativas
Q1289678 Fisioterapia
Quando a manifestação neurológica desaparece e reaparece periodicamente ao longo da mesma doença denomina-se:
Alternativas
Q1289679 Fisioterapia
Dor em queimação, com hiperestesia e parestesias, no terceiro e quarto pododáctilos caracterizam o neuroma de:
Alternativas
Q1289680 Fisioterapia
O Nervo glúteo inferior é responsável pela:
Alternativas
Q1289681 Fisioterapia

“Em decúbito dorsal e membros inferiores em extensão, com os pés em posição vertical. Em caso de déficit dos músculos rotatórios internos dos membros inferiores, os pés desviam-se para fora. É manobra importante no paciente em coma, quando o déficit indica hemiplegia.”

O trecho acima discorre a aplicação pelo fisioterapeuta da:

Alternativas
Q1289682 Fisioterapia
O centro de massa está habitualmente localizado anterior à segunda vértebra sacral e, durante a marcha normal, desloca-se nos três planos de movimento. Existe uma série de mecanismos fisiológicos empregados para que tal deslocamento seja o menor e mais suave possível, e que, em última instância, ocorra conservação de energia. Esses mecanismos são chamados de determinantes da marcha, sendo eles:
I - Elevação e rotação externa da pelve no início da fase de apoio. II - Primeira onda de flexão dos joelhos na resposta à carga. III - Leve varo do joelho e adução do quadril na resposta à carga. IV - Mecanismos de rolamento dos tornozelos na fase de apoio.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1289683 Fisioterapia
Sistemas de classificação têm sido desenvolvidos nas últimas décadas com a finalidade de tentar definir os padrões mais frequentes da marcha na paralisia cerebral. Em 1987, Winters e colaboradores identificaram alguns padrões em pacientes com hemiparesia espástica, com base no comportamento dos joelhos no plano sagital. Quando apresentam equino do tornozelo apenas durante a fase de balanço os pacientes são classificados em tipo:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: B
6: A
7: E
8: E
9: B
10: A