Questões de Concurso Público Prefeitura de Damião - PB 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 10 questões

Q1173289 Psicologia
Personalidade é uma das palavras que não somente desperta a atratividade das pessoas em geral, mas também assume vários significados populares que, de certa forma, correspondem aos conceitos apresentado pelos estudiosos do tema. Por vezes, a personalidade é associada às habilidades sociais, sendo avaliado o quanto o indivíduo consegue formar reações positivas ou negativas nas demais pessoas e em diferentes situações. Em outros momentos, é avaliada por meio de uma impressão que o indivíduo atribui aos demais (Hall, Lindzey, & Campbell, 2000).
A personalidade apresenta várias teorias, destas a psicologia psicanalítica na pessoa de Sigmund Freud. Segundo Feist e Feist (2008), considerando aspectos desta teoria, verifica-se que um dos mecanismos de defesa na psicose que significa rejeição de representações inconscientes e que envolve a colocação de pensamentos incômodos em áreas relativamente inacessíveis da mente inconsciente é a:
Alternativas
Q1173290 Psicologia
Dentre os critérios diagnósticos do DSM-V (american psychiatric association, 2014) para o transtorno da personalidade esquizotípica, têm-se:
Alternativas
Q1173291 Psicologia
Os transtornos da personalidade se configuram como padrões mal-adaptativos persistentes relacionados a pensamentos, comportamentos, reações e experiências internas que ocorrem em situações sociais e conduzem a um prejuízo grave na vida das pessoas que os possuem. A capacidade de “amar e trabalhar” é reduzida, e elas costumam ter muito sofrimento. Os comportamentos perturbados, negativos ou danosos do indivíduo que vive com transtorno da personalidade fazem as pessoas ao seu redor também sofrerem. Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica - DSM-V (american psychiatric association, 2014). Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.
1. Antissocial. 2. Paranoide. 3. Histriônica. 4. Narcisista. 5. Dependente.
(____) Visão do self: cheio de razão, é uma vítima; Visão dos outros: maliciosos, perseguidores; crenças: “eu não posso confiar nas pessoas” “preciso estar sempre em guarda”; estratégias: acusar, contra-atacar.
(____) Visão do self: glamouroso, impressionante; Visão dos outros: seduzíveis, admiradores; crenças: “as pessoas estão aqui para me servir ou admirar” “as pessoas não têm o direito de me negar o que eu mereço; estratégias: charme; chorar, dramatização.
(____) Visão do self: forte, autônomo; Visão dos outros: vulneráveis, exploradores; crenças: “eu tenho direito de quebrar regras” “os outros são otários, covardes”; estratégias: enganar, ludibriar.
(____) Visão do self: carente, frágil; Visão dos outros: idealizada, apoiadores; crenças: “eu preciso das pessoas para sobreviver, ser feliz” “eu preciso ter uma fonte constante de apoio, de encorajamento”; estratégias: cultivar relacionamentos dependentes.
(____) Visão de self: especial, único; Visão dos outros: inferiores, admiradores; crenças: “eu sou melhor que os outros” “já que sou especial, eu mereço regras especiais”; estratégias: usar os outros, competir.
A sequência está CORRETA em:
Alternativas
Q1173292 Psicologia
De acordo com a teoria psicanalítica, em síntese, é possível dizer que a estrutura psicótica corresponde a uma falência da organização narcísica primária dos primeiros instantes da vida.” (Feist & Feist, 2008). Considerando essa afirmação, analise as afirmativas a respeito da estrutura psicótica, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(____) Em geral, a linhagem estrutural psicótica tem no início frustrações muito precoces, originando-se essencialmente do polo materno. (____) A relação com a figura materna caracteriza-se por atitudes de indiferença, necessidade de total independência do filho em relação a ela. (____) A relação mais ou menos fusional com a mãe, segundo as variedades de psicose, encontrar-se-á incessantemente repetida no plano interpessoal. (____) Trata-se de uma impossibilidade, para a criança, de constituir-se como objeto distinto da “mãe”, ela mesma, incompleta, não podendo conceber, separar-se desta parte indispensável ao seu próprio ego.
A sequência está CORRETA em:
Alternativas
Q1173293 Psicologia
No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo do bebê (Papalia & Feldman, 2006), é correto afirmar que:  
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: B
5: C