Questões de Concurso Público Prefeitura de Passira - PE 2020 para Médico Veterinário
Foram encontradas 20 questões
I - são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. II – são bactérias espirais, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. III- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, o único fator de virulência é a presença de enzimas inibidoras que impedem a formação do fagolissossomo. IV- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em O2, tem como fator de o único fator de virulência a presença de LPS de cadeia longa. V- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa.
I. Modelos de desenvolvimento econômico determinando alterações ambientais, migrações, processos de urbanização sem adequada infraestrutura urbana, grande obras como hidrelétricas e rodovias. II. Desenvolvimento de uma consciência ecológica voltada para a preservação da saúde única, onde todos homem-fauna-flora-meio ambiente são um só organismo vivo. III. Incorporação de novas tecnologias médicas,com uso disseminado de procedimentos invasivos e uso indiscriminado de antibióticos. IV. Aprimoramento das técnicas de diagnóstico, possibilitando diagnósticos etiológicos mais precisos. V. Desestruturação/inadequação dos serviços de saúde e/ou desatualização das estratégias de controle de doenças.
I - O barbeiro adquire os tripanosomos quando se alimenta do sangue de pessoas ou animais silvestres contaminados. II - Outra forma de contaminação pelo T. cruzi é pela ingestão contaminada por fezes do Triatoma. III - Leishmaniose é uma doenças que afeta células do Sistema Fagocítico Mononuclear. IV - Animais assintomático com calazar são fontes de contaminação para flebotomíneos.
Em relação à leishmaniose, considere as seguintes afirmativas:
I - A transmissão da leishmaniose entre os cães ocorre pela ingestão acidental de um mosquito flebotomínio, que previamente tenha se contaminado ao picar outro cão infectado. II A alta prevalência da doença tem sido observada em áreas urbanas e esse fenômeno pode ser atribuído a elevada densidade populacional, aumento das migrações, alterações ambientais, condições de vida da população inadequada e adaptação do vetor ao meio urbano III - As leishmanias infectam os macrófagos dos insetos, iniciando o processo de multiplicação das formas amastigotas, que serão inoculadas nos mamíferos que desenvolverão a doença.
I - É uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cujo ciclo biológico tem nos felídeos em geral (ex: gato) o hospedeiro intermediário e no ser humano o hospedeiro definitivo. II - Em indivíduos imunocompetentes, a infecção aguda é quase sempre sintomática, manifestando-se com sintomas oculares e no sistema nervoso central. III - A principal fonte de infecção humana pelo toxoplasma é a oral, por meio da ingestão de oocistos esporulados presentes em frutas e verduras contaminadas ou de bradizoítos na carne mal cozida. IV - A neurotoxoplasmose pode apresentar-se como infecção oportunista em indivíduos imunocomprometidos, afetando principalmente o sistema nervoso central em indivíduos com a síndrome da imunodeficiência adquirida. V - A transmissão transplacentária do parasita pode ocorrer em gestantes, sendo que a infecção causa maiores repercussões ao feto quando ocorre em fases mais avançadas da gestação.
I. O vírus neurotrópico migra através do fluxo axonal retrógrado ligando se a receptores de neutrofina – P75NTR. II. A proteína G do vírus da raiva se liga ao receptor acetilcolina nicotínico (nAchR) para migrar do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central. III. A glicoproteína NCAM, que é uma molécula de adesão neuronal atua contribuindo na neuroinvasão do vírus mais rápida.