Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra de São Miguel - PB 2024 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 10 questões
( ) No TEA, os transtornos de linguagem podem ser identificados cedo, no primeiro ano de vida, ou de forma regressiva, onde há um período de desenvolvimento aparentemente normal seguido pela perda de habilidades já adquiridas.
( ) A regressão de linguagem, ou seja, a perda de palavras após um desenvolvimento aparentemente típico, é um possível indicador precoce de TEA, pois é uma característica dessa condição e ocorre em todas as crianças diagnosticadas.
( ) As dificuldades de linguagem no TEA podem afetar várias habilidades linguísticas, incluindo habilidades não verbais, verbais, de leitura e de escrita.
( ) A ecolalia é uma manifestação comum da linguagem em indivíduos com TEA e pode ocorrer de forma imediata ou tardia.
A sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F) é:
I. Nos indivíduos com TEA que desenvolvem linguagem verbal, são comuns as alterações na prosódia, que podem se manifestar como fala monótona, rígida ou até exagerada, similar à fala de personagens de desenho animado.
II. Indivíduos com autismo, após a adolescência, geralmente demonstram melhor capacidade de manter tópicos durante uma conversa e estruturar o discurso, além de reduzir o uso de jargões ininteligíveis.
III. O componente fonológico é um dos aspectos da linguagem oral mais comprometidos em crianças com TEA, prejudicando a aquisição da alfabetização.
IV. Os comprometimentos na pragmática são uma característica típica do perfil de comunicação de indivíduos com autismo e podem afetar negativamente suas experiências sociais.
Assinale a alternativa das que possuem as afirmativas INCORRETAS:
I. O tratamento fonoaudiológico busca promover a comunicação funcional por meio de estratégias de comunicação alternativa, como o uso de sistemas de símbolos ou dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA).
II. Terapias intensivas e de longa duração são frequentemente recomendadas para maximizar o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com Paralisia Cerebral.
III. Estratégias de alimentação e deglutição são fundamentais no manejo fonoaudiológico, visando garantir a segurança alimentar e prevenir complicações como aspiração e pneumonia por aspiração.
IV. O emprego de tecnologia assistiva na comunicação deve ser ponderado apenas em situações de paralisia cerebral severa, quando não há perspectiva de recuperação da fala natural.
V. A intervenção deve se concentrar exclusivamente em exercícios de fortalecimento muscular, visto que a paralisia cerebral afeta primariamente a força muscular.
Assinale a alternativa correta: