Questões de Concurso Público UFPI 2014 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 27 questões

Q1361127 Medicina
O sarampo é uma doença altamente infecciosa de causa viral e que se caracteriza por exantema maculopapular, cujo período de incubação é de cerca de 10 dias. Sobre os principais fatores de diagnóstico clínico do sarampo, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361128 Medicina
No diagnóstico do sarampo, o primeiro exame a ser solicitado é a sorologia IgM (imunoglobulina M) e IgG (imunoglobulina G) específica ao sarampo (ELISA). Sobre este exame, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q1361129 Medicina
Coqueluche (também conhecida como tosse comprida) é uma infecção do trato respiratório superior caracterizada por tosse intensa. Bordetella pertussis é o típico agente etiológico. Sobre os principais fatores de diagnóstico da coqueluche, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361130 Medicina
A amebíase é uma infecção humana provocada pelo parasita Entamoeba histolytica. A disseminação da infecção no intestino pode causar colite amebiana e abscesso hepático (via disseminação hematogênica). A extensão do abscesso hepático pode ocasionar derrame pleural e pericárdico. Raramente, pode ocorrer abscesso cerebral. Na abordagem passo a passo do diagnóstico da amebíase, a OMS recomenda que:
Alternativas
Q1361131 Medicina
Para os pacientes com amebíase sintomática, preconiza-se como primeira linha de tratamento:
Alternativas
Q1361132 Medicina
Aos pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), para a prevenção das infecções oportunistas, recomenda-se:
Alternativas
Q1361133 Medicina
A anemia hemolítica inclui algumas condições que resultam na destruição prematura de eritrócitos. As causas comuns incluem autoanticorpos, medicamentos e malignidade subjacente, mas a condição também pode resultar de algumas condições hereditárias, como as hemoglobinopatias. Sobre a anemia hemolítica, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361134 Medicina
Na insuficiência respiratória aguda, problemas graves na troca gasosa entre os pulmões e o sangue causam hipóxia com ou sem hipercapnia. A insuficiência respiratória hipoxêmica é:
Alternativas
Q1361135 Medicina
A insuficiência renal aguda (IRA), também referida como lesão renal aguda, é um declínio agudo na taxa de filtração glomerular inicial com ou sem oligúria/anúria. Sobre os principais fatores de diagnóstico da insuficiência renal aguda, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361136 Medicina
Os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) demonstram diminuir a morbidade e a mortalidade associadas à insuficiência cardíaca e devem ser fornecidos a todos os pacientes com disfunção ventricular esquerda, sintomáticos ou não, a menos que haja contraindicação ou intolerância prévia à terapia. Sobre a prescrição dos inibidores da ECA, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361137 Medicina
A digoxina pode ser benéfica em pacientes com sintomas atuais ou anteriores de insuficiência cardíaca ou de fração de ejeção do ventrículo esquerdo reduzida, especialmente os com fibrilação atrial. A toxicidade evidente dos digitálicos é comumente associada a níveis de digoxina sérica:
Alternativas
Q1361140 Medicina
A intoxicação por salicilato é o resultado da ingestão ou, raramente, de exposição tópica às substâncias químicas metabolizadas para salicilato. Sobre a intoxicação por salicilato, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361141 Medicina
Cinco por cento dos pacientes que apresentam cefaleia têm uma doença grave. Sobre as condições que apresentam desafios particulares e que exigem intervenção imediata, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361142 Medicina
Na encefalopatia hepática aguda, pode-se utilizar enema retal se o paciente estiver em coma ou com coma iminente. Deve-se mudar o paciente para terapia oral o quanto antes. A lactulose deve ser prescrita:
Alternativas
Q1361143 Medicina
A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) apresenta como principais fatores de diagnóstico:
Alternativas
Q1361144 Medicina
A epistaxe, ou sangramento nasal, é o sangramento da cavidade nasal e/ou da nasofaringe e pode ser classificado como anterior ou posterior. Na epistaxe ativa, as medidas iniciais consistem em:
Alternativas
Q1361145 Medicina
No diabetes mellitus tipo 1, os primeiros exames a serem solicitados apresentam como resultado positivo para confirmação diagnóstica:
Alternativas
Q1361146 Medicina
Em pacientes com diabetes mellitus tipo 1, não gestantes, a dose diária total inicial de insulina em adultos varia de:
Alternativas
Q1361147 Medicina
No tratamento do diabetes mellitus tipo 2, a metformina pode ser administrada como adjuvante para redução da hiperglicemia, diminuindo a gliconeogênese hepática e a glicogenólise. Sobre o uso da metformina, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1361148 Medicina

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica multissistêmica que afeta com maior frequência mulheres em idade fértil. Sobre os fatores de diagnóstico clínico, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: B
6: B
7: C
8: A
9: E
10: D
11: E
12: B
13: A
14: A
15: D
16: C
17: B
18: E
19: B
20: C