Questões de Concurso Público UFPI 2014 para Técnico em Contabilidade

Foram encontradas 15 questões

Q1361229 Contabilidade Pública

Julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) as assertivas a seguir:


I. Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público;

II. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social;

III. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.


A opção CORRETA é:

Alternativas
Q1361230 Contabilidade Pública
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Unidade Contábil é classificada em quatro tipos, EXCETO:
Alternativas
Q1361231 Contabilidade Pública
As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência superior a 1 (um) exercício serão empenhados:
Alternativas
Q1361232 Contabilidade Pública
O cancelamento da Dívida Ativa é contabilizado nas Demonstrações das Variações Patrimoniais como:
Alternativas
Q1361233 Contabilidade Pública
O cancelamento de restos a pagar não-processados deve ser registrado como receita?
Alternativas
Q1361234 Contabilidade Pública

No que diz respeito ao registro contábil dos aspectos orçamentários relacionados à devolução de saldos de convênios, julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) os itens a seguir:


I. Se a restituição ocorrer no mesmo exercício em que foram recebidas transferências do convênio, contrato ou congênere, deve-se contabilizar como dedução de receita até o limite de valor das transferências recebidas no exercício;

II. Se o valor da restituição ultrapassar o valor das transferências recebidas no exercício, o montante que ultrapassar esse valor deve ser registrado como despesa orçamentária;

III. Se a restituição for feita em exercício em que não houve transferência do respectivo convênio/contrato, deve ser contabilizada como despesa orçamentária.


A opção CORRETA é:

Alternativas
Q1361235 Contabilidade Pública
Existe algum impedimento legal em contabilizar os créditos de ICMS pelo lançamento?
Alternativas
Q1361236 Contabilidade Pública
Em relação à retenção e recolhimento da contribuição previdenciária incidente sobre serviços prestados mediante cessão de mão de obra, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1361237 Contabilidade Pública

A respeito da Guia de Recolhimento da União (GRU), julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) os próximos itens.


I. O Banco Central do Brasil é o agente financeiro que centraliza a arrecadação da GRU; o órgão arrecadador é a unidade do governo federal que detém a responsabilidade administrativa sobre os valores arrecadados;

II. Deverão ser recolhidas mediante GRU as receitas do Instituto Nacional do Seguro Social e as receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional;

III. Além do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e da Guia da Previdência Social (GPS), os ingressos de valores na conta única da União são efetuados por meio da GRU, utilizada, por exemplo, para pagamento de inscrições em concursos públicos.


A opção CORRETA é:

Alternativas
Q1361238 Contabilidade Pública
Assinale a opção CORRETA acerca das etapas da receita orçamentária.
Alternativas
Q1361239 Contabilidade Pública
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – parte V, define as estruturas básicas dos demonstrativos, entre os quais, o fluxo de caixa. Quanto à estrutura do referido demonstrativo, preconiza o manual:
Alternativas
Q1361240 Contabilidade Pública
Para a contabilidade pública, o processo de reconhecimento de um ativo intangível deve ser aplicado:
Alternativas
Q1361242 Contabilidade Pública
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, parte V, trata da publicação das notas explicativas – NE‟s, podendo nestas serem utilizadas estimativas. Segundo o manual:
Alternativas
Q1361243 Contabilidade Pública
A NBC T 16.11 aprovou o Sistema de Informação de Custos do Setor Público. A referida Resolução preconiza que é necessário e útil que a entidade que deseja evidenciar seus custos unitários utilizando-se dos vários métodos de custeio existentes, faça-o respeitando as etapas naturais do processo de formação dos custos dentro dos seus respectivos níveis hierárquicos. Nas opções abaixo, estão listadas, de forma desordenada, algumas dessas etapas naturais. A etapa, de acordo com a sequência sugerida pela Resolução, na forma hierárquica, como a primeira a ser executada é:
Alternativas
Q1361245 Contabilidade Pública
Em 31 de dezembro, um determinado ente da federação elaborou o seu balanço patrimonial, respeitando a estrutura original, definida pela Lei 4.320/64. Pelo Razão, a conta Estoque de Material de Consumo, no valor de R$ 150.000, deverá ser classificada no seguinte grupo do balanço:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: A
6: E
7: B
8: D
9: B
10: E
11: E
12: B
13: E
14: C
15: B