Questões de Concurso Público UFPI 2016 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 10 questões
Analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. A corrupção é um mal social que tem origem em características ao mesmo tempo biológicas, psicológicas, culturais e sociais, como afirmam pesquisas de diversas áreas de estudo. Porém, essas características não são vistas necessariamente como disjuntivas, em função de não poderem atuar concomitatemente para a determinação do comportamento corrupto do ser humano;
II. A corrupção pode ser definida, em um sentido social, como uma crença compartilhada, expandida e tolerada de que o uso da função pública é feito para o benefício de si mesmo, da própria família e de amigos. Como exemplo disso, pode-se mencionar as justificativas dos votos “pró-impeachment” da Presidente Dilma Rousseff, pois os deputados o fizeram em homenagem, normalmente, a familiares;
III. Contrapondo-se ao que muitos pensam, notou-se, por meio dos estudos sobre o comportamento evolutivo dos humanos e da resolução de dilemas morais, que “o homem é corrupto por natureza: pensa primeiro no bem próprio e depois considera regras morais e sociais; suas punições e suas percepções”. Sendo assim, não importa a idade, a cultura, a classe social ou a religião do indivíduo, mas a predisposição genética que o induz a cometer atos de corrupção.
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas, em seguida, assinale a opção com a sequência CORRETA.
( ) Segundo a World Development Report de 2015, a corrupção foi a norma social na maior parte da história e somente deixou de ser com a implantação do princípio jurídico de que todas as pessoas são iguais perante a lei.
( ) A vida em sociedade justifica a prática de corrupção, pois não são apenas humanos que a praticam, mas também chimpanzés, abelhas e formigas, podendo o gene da corrupção ter sido transmitido dos macacos aos humanos.
( ) Segundo o texto, o relatório Sociedade e Conduta do Banco Mundial mente quando afirma que nos “países nos quais a corrupção é uma norma aceita e não existe punição e sanção social” há a possibilidade de se ser punido por não ser corrupto.
( ) Segundo relatório do Banco Mundial, a corrupção é influenciada, em parte, por normas sociais internalizadas. Essas normas levam, por exemplo, diplomatas que não pagam por multas de trânsito a cometerem mais infrações na cidade de Nova Iorque, nos Estados unidos.
( ) Em virtude de a sociedade exercer ou, pelo menos, tolerar a corrupção, pode-se afirmar que esse
comportamento não é praticado pelo poder público somente, mas também por representantes do setor
privado.
Acerca da análise da composição morfossintática de trechos do texto, julgue as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. No trecho “A lei e o olhar social influem positivamente em nossa conduta”, tem-se uma oração simples, com o verbo na terceira pessoa do plural, concordando com o sujeito, que é composto, por possuir dois núcleos;
II. No trecho “Devemos estar convencidos e convencer de que a corrupção também é um crime”, o sujeito da oração principal é do tipo desinencial, uma vez que ele aparece a partir das pistas linguísticas apontadas pela oração subordinada;
III. No trecho “Foram feitas diversas experiências para mostrar sob quais circunstâncias as pessoas se mostram mais predispostas a agir em benefício do bem comum”, o sujeito da oração principal se encontra posposto ao verbo.
Com base na composição do período “Não existem seres humanos corruptos, mas uma sociedade corrupta na qual os seres humanos (dispostos à corrupção) agem”, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. O período é classificado como composto por coordenação, pois encontram-se duas orações de sentido completo e independente articuladas por conjunção coordenativa adversativa. Por isso, pode-se afirmar que se tem uma oração principal e uma oração coordenada sindética adversativa;
II. O período é composto por coordenação e subordinação, em virtude de a oração coordenada sindética adversativa apresentar em seu interior uma oração subordinada adjetiva que atua sobre a expressão “os seres humanos”, restringindo o seu sentido nesse contexto, pois seleciona uma parte do todo;
III. O período é composto por coordenação e subordinação, em virtude de encontrarem-se três orações como componentes desse período: uma oração principal, uma oração coordenada sindética adversativa e uma oração subordinada adverbial locativa.