Questões de Concurso Público Prefeitura de Oeiras - PI 2022 para Professor Classe B Nível I - Ciências

Foram encontradas 14 questões

Q1944920 Biologia
Em geral, a biodiversidade de um ambiente é diretamente proporcional à disponibilidade hídrica. Sem a circulação da água, alguns nutrientes, como cálcio e fósforo, não seriam transportados e a vida não se manteria. A vida na água se divide em três estratos: Nécton, Plâncton (fitoplâncton e zooplâncton) e Bento, que se distribuem em colunas de água ou por habitantes assentados mais ao fundo nas águas. Os estratos estão representados abaixo, respectivamente, por:
Alternativas
Q1944921 Biologia
A taxonomia é o ramo da Biologia que determina as regras de classificação dos seres vivos. Para nomear uma espécie, usamos a nomenclatura binomial, que é composta de dois termos grafados em destaque, sendo o primeiro nome correspondente ao gênero e o segundo, ao nome específico. Uma das espécies de plantas bem conhecida no Piauí é o pau-d’arco. Considerando seu nome científico, identifique, nas opções abaixo, e levando em consideração as regras de nomenclatura botânica, o nome que está escrito CORRETAMENTE é: 
Alternativas
Q1944923 Biologia
Muitas doenças são transmitidas pela água, que pode ser contaminada por vírus, bactérias, cistos, ovos e larvas, geralmente provenientes de fezes de pessoas infectadas. A contaminação da água pode ocorrer não pela presença de organismos patogênicos, mas pela presença de seus resíduos. No quadro abaixo, há algumas doenças que podem ser transmitidas pela água e seu agente infeccioso, analise-o e, em seguida, marque a opção que contém a correspondência CORRETA:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1944924 Biologia
Os cnidários vivem em ambientes aquáticos. A maioria é marinha, embora existam hidras e outros poucos representantes de água doce. Os grandes avanços desse filo são a cavidade digestória e o sistema nervoso. Sobre os cnidários, analise as assertivas abaixo.
I. Os cnidários possuem duas formas estruturais: pólipo e medusa;
II. Os cnidários são triblásticos, porque possuem três folhetos embrionários;
III. Os cnidários são dioicos, em sua maioria, embora existam formas monoicas.
Marque a opção que contêm as assertivas CORRETAS:
Alternativas
Q1944925 Biologia
Os Insetos constituem o grupo animal com o maior número de espécies descritas, aproximadamente mais de um milhão. Sobre as características gerais dos insetos, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1944926 Biologia
Os Cordados dividem-se em cordados não vertebrados, que compreendem os cefalocordados e tunicados ou urocordados; e vertebrados, que compreendem os agnatos, peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Considerando as características dos vertebrados, analise as assertivas abaixo:
I. Nos peixes, o sistema cardiovascular é aberto, e o coração tem duas cavidades: um átrio e um ventrículo. O sangue é bombeado pelo coração, atravessa as brânquias onde, trocando gases com a água do ambiente, recolhe gás oxigênio e elimina gás carbônico. Das brânquias, segue para os tecidos;
II. Nos répteis, o ovo com casca e com membrana protetora foi um passo importante na ocupação do ambiente terrestre. A casca possui cabornato de cálcio e protege o embrião de agressões. Sendo porosa, possibilita as trocas gasosas entre o embrião e o ambiente. No interior do ovo, há membranas protetoras e reservas alimentares;
III. Nas aves, a excreção é renal. São animais uricotélicos, que são virtualmente atóxicos e exigem pouca diluição. Particularmente para as aves marinhas, trata-se de uma evidente economia de água, a qual elas obtêm dos alimentos e da pequena quantidade de água do mar que ingerem;
IV. Nos mamíferos, a fecundação é interna e os sexos são separados. O desenvolvimento embrionário dos mamíferos é direto. Na maioria, os embriões se desenvolvem no útero, no qual se forma a placenta. Em mamíferos é frequente o dimorfismo sexual, geralmente o macho tem aspecto mais exuberante.

Marque a opção em que todas as assertivas estão CORRETAS:
Alternativas
Q1944927 Biologia
A adeno-hipófise secreta diversos hormônios, entre os quais o hormônio de crescimento (GH), também conhecido como hormônio somatotrópico (STH), que promove o alongamento dos ossos, o crescimento e a multiplicação de diversos tipos de células do corpo e estimula outras atividades metabólicas, como o aumento da síntese de proteínas em boa parte das células do corpo. A deficiência de GH, durante a infância, determina:
Alternativas
Q1944928 Biologia
A formação de gametas ocorre em células germinativas que, em quase todos os animais, se situam nas gônadas, as quais, além de gametas, produzem hormônios sexuais responsáveis pelo surgimento e pela manutenção das características sexuais secundárias. Há formas de reprodução diferentes das habitualmente encontradas na maioria das espécies de animais. A ocorrência de maturidade genital e reprodução sexual em indivíduos que ainda não perderam completamente características do estágio de larva ou juvenil é chamada de:
Alternativas
Q1944929 Biologia
A história evolutiva das plantas terrestres está vinculada à ocupação progressiva do ambiente terrestre, ao aumento da sua independência da água para reprodução e ao surgimento de suas adaptações para sua sobrevivência no ambiente terrestre. O reino vegetal divide-se em quatro grupos: Plantas avasculares; Plantas vasculares sem sementes; Plantas vasculares com sementes nuas e Plantas vasculares com frutos. Sobre esses grupos de plantas, analise as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA:
I. São plantas que se desenvolvem em ambiente terrestre úmido, apresentam ausência de vasos condutores ou tecidos de condução e possuem grande dependência de água para a fecundação. Na maioria, o gametófito é unissexuado;
II. São as mais conhecidas plantas vasculares que dependem de água para que ocorra a fecundação em seu ciclo de vida. Seus vasos condutores garantem eficiência no transporte e na reposição de água. A planta desenvolvida e duradoura é o esporófito, no qual o caule e raízes são subterrâneos;
III. Originam estróbilos e sementes, entretanto, suas sementes não estão contidas em frutos. Apresentam heterosporia, pois formam dois tipos de esporos: micrósporos e megásporos. A fecundação é independente de água;
IV. Superam os outros grupos de plantas em diversidade de espécies e de hábitats. Constituem o mais numeroso e diversificado grupo de plantas, caracterizado pela presença de flores e por sementes contidas nos frutos. Apresentam heterosporia. A fecundação é independente de água.
As descrições correspondem, respectivamente, a:
Alternativas
Q1944930 Biologia
A sobrevivência das plantas depende da distribuição de compostos inorgânicos e orgânicos que compõem as seivas. Nas plantas em geral, os nutrientes circulam no interior de vasos condutores, formados por células alongadas, enfileiradas ao longo da planta e dotadas de comunicações, que permitem a passagem de nutrientes. Os tecidos responsáveis por distribuírem esses compostos são Xilema e Floema, cujas células condutoras são, respectivamente:
Alternativas
Q1944931 Biologia
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Cada um abriga diferentes tipos de vegetação e fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade define a existência ou não de habitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. A Caatinga (mata branca) é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupa, em maior ou menor extensão, os estados do Nordeste, além de muitas regiões do norte de Minas gerais. Sobre esse bioma, leia as assertivas abaixo e escolha a opção CORRETA.
Alternativas
Q1944932 Biologia
Sobre o sistema nervoso, complete a sentença e, em seguida, marque a opção CORRETA:
O sistema nervoso dos vertebrados é tubular e localiza-se predominantemente na região dorsal. No desenvolvimento embrionário, as regiões do encéfalo desenvolvem-se a partir de vesículas primitivas: encéfalo anterior, encéfalo médio e encéfalo posterior. O encéfalo anterior se divide em duas vesículas secundárias, o ___________ e o ___________, e o posterior também se divide em duas vesículas o ____________ e o _______________. O encéfalo médio dá origem ao ________________. Em conjunto, telencéfalo e diencéfalo formam o ________________, que nos humanos constitui a maior parte do encéfalo e é responsável, entre outras, por reconhecer e coordenar informações sensoriais.
Marque a opção que completa, na ordem, todos os espaços do trecho acima:
Alternativas
Q1944934 Biologia
As relações entre os seres vivos contribuem para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Essas relações envolvem aspectos como alimento, abrigo e transporte, fatores importantes para a sobrevivência e a reprodução das espécies. As relações ecológicas entre indivíduos da mesma espécie são chamadas de intraespecíficas; as que existem entre indivíduos de espécies diferentes são interespecíficas. A relação ecológica em que só uma espécie é beneficiada, ao passo que a outra não é beneficiada nem prejudicada (esse benefício pode ser abrigo, suporte ou transporte) é chamada de: 
Alternativas
Q1944937 Biologia
O uso de células-tronco é regulamentado pela Lei de Biossegurança nacional, de março de 2005. Nos últimos anos, as células-tronco têm sido muito estudadas por suas potenciais aplicações no campo da pesquisa terapêutica. As células que são encontradas em órgão maduros (medula óssea, cérebro, placenta, fígado) são capazes de se diferenciar em diversos tipos de células, mas não em todas. Estas células são conhecidas pelo nome: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: D
6: B
7: E
8: D
9: C
10: A
11: C
12: D
13: C
14: C