Questões de Concurso Público Prefeitura de Oeiras - PI 2022 para Professor Classe B Nível I - Geografia

Foram encontradas 21 questões

Q1946312 Geografia
"É bastante conhecida e difundida a importância do solo para a humanidade. Defini-lo, entretanto, nem sempre é tarefa simples, tanto que não existe uma definição universalmente aceita para esse fim. A razão disso é, sem dúvida, a multiplicidade de interesses quanto à ampla possibilidade do uso dos solos, do ponto de vista agrícola (produção de alimentos, madeiras, fibras, medicamentos etc.) ou não (material para aterros, fabricação de tijolos, telhas, aquecimento de ambientes etc.)" (SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G.; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C.; SHIMIZU, S. H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 5. ed. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, 2005).
Marque a opção INCORRETA quanto aos atributos, à importância e às características dos solos.
Alternativas
Q1946313 Geografia
"Esses geógrafos foram os responsáveis por sistematizar a Geografia nos moldes da abordagem naturalista: à visão de mundo do holismo romântico. Agregaram a postura iluminista-fragmentária de Kant, na qual a superfície terrestre corresponde ao palco onde os fenômenos de interesse geográfico mais imediato se desenrolam. Amparados pelos métodos comparativo, descritivo, cartográfico e histórico, tinham como preocupação o estabelecimento de leis gerais que permitissem o acesso à universalidade dos fenômenos terrestres" (CAPEL, H. Filosofia e ciência na Geografia contemporânea: uma introdução à Geografia. 2. ed. Maringá: Massoni, 2008).
A partir do exposto na citação acima, assinale a opção CORRETA que indica o nome dos geógrafos cujas contribuições levaram a Geografia do estágio pré-científico à condição de ciência moderna. 
Alternativas
Q1946314 Geografia
"A hidrografia da planície do Delta do Parnaíba está formada principalmente pela bacia hidrográfica do rio Parnaíba e seu principal afluente, o rio Igaraçu, com uma rede de drenagem perene, que próximos à costa dividem-se em vários canais, formando igarapés, rios riachos, áreas de inundação e lagoas. A baixa energia desses cursos de água favorece os processos deposicionais, propiciando a ocorrência de formações sedimentares" (CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Impactos e condições ambientais da zona costeira do Estado do Piauí. 2000, Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2000).
Em estudos sobre uso e cobertura das terras, foram caracterizados quatro grupos vegetacionais presentes na planície do Delta do Parnaíba. Assim, marque a opção CORRETA que indica o grupo vegetacional presente nessa planície flúvio-marinha, cujas espécies vegetais típicas são consideradas halófitas.
Alternativas
Q1946315 Geografia
"A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro de 2022 é de chuvas intensas na região Sul do Piauí. Nas regiões Norte e Centro-norte começa o período chuvoso. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), janeiro será o mês com mais chuva no Sul do estado. A meteorologista afirmou que a região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), terá muitas chuvas em janeiro e fevereiro. E que no Centro-norte e Norte do Piauí o período chuvoso terá início de forma gradativa (FERREIRA, Lívia. Previsão de tempo aponta chuvas intensas em janeiro e fevereiro no Piauí. G1.Globo.com, 02 jan. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/01/02/previsao-detempo-aponta-chuvas-intensas-em-janeiro-e-fevereiro-no-piaui.ghtml. Acesso em: 14 jan. 2022).
Após leitura da matéria jornalística publicada em 02/01/2022, assinale a opção INCORRETA quanto às características geográficas e econômicas da região conhecida como MATOPIBA.
Alternativas
Q1946316 Geografia
"O desabamento de uma rocha sobre lanchas na região de Capitólio, em Minas Gerais, deixou ao menos oito mortos no começo da tarde deste sábado (08/01/2022). Aihara explica que há riscos de novos desabamentos, devido o tipo de rochas que há na região. É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento" (TUON, Ligia Tuon; ROSADA, André. Rocha desaba em Capitólio (MG) e atinge lanchas; oito mortes foram confirmadas. CNN Brasil Nacional, 08 jan. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/rocha-desaba-em-capitolio-mg-e-atingelanchas/. Acesso em: 14 jan. 2022).
A partir da leitura do excerto acima, assinale a opção que indica CORRETAMENTE o tipo de rocha que se forma na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes, seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química, e que foi referida na matéria jornalística publicada no dia 08/01/2022.
Alternativas
Q1946317 Geografia
"Desertificação conceitua-se como a degradação das terras em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, através da atuação dos condicionantes climáticos aliados ao uso inadequado das terras. As consequências do referido fenômeno são complexas e comprometem os recursos hídricos, os solos, a cobertura vegetal e a qualidade de vida da população das áreas atingidas" (AGUIAR, R. B.; GOMES, J. R. C. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Castelo do Piauí. – Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004).
A partir do fragmento acima, assinale a opção que indica CORRETAMENTE o Núcleo de Desertificação localizado no território piauiense.
Alternativas
Q1946318 Geografia
"O buraco da camada de ozônio é um fenômeno tipicamente Antártico. Atualmente os cientistas já sabem por que o buraco surge logo após o inverno austral. [...]. Os conhecidos perigos advindos do desequilíbrio, causado pelo homem, nos processos naturais de formação e de destruição do ozônio, têm provocado protestos e movimentos de alerta no mundo. A constante poluição atmosférica por substâncias químicas altamente eficazes em destruir o ozônio, como o cloro-flúor-carbono, usado em sprays, o gás fréon, empregado na indústria de refrigeração, e a liberação contínua de fumaça pelas aeronaves, em tráfego na alta atmosfera, têm sido apontadas com as principais causas responsáveis pela redução na quantidade normal de ozônio na atmosfera" (ALMEIDA, Hermes Alves de. Climatologia Aplicada à Geografia. Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 31-32).
Assinale a opção INCORRETA quanto às características do ozônio na atmosfera.
Alternativas
Q1946319 Geografia
"Nas escolas vários objetos podem ser introduzidos como materiais didáticos, tanto aqueles que foram construídos essencialmente para esta finalidade quanto os que foram apropriados pela escola e que têm potencialidades criadas em várias atividades sociais [...]. Não somente os objetos, mas as expressões humanas como a música, o cinema e o teatro com suas características artísticas próprias também são utilizadas em nossas escolas como materiais didáticos, na busca de uma melhor transmissão dos conteúdos que devem ser ensinados aos alunos" (FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discursos e saberes. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2008, p. 19).
A partir da leitura da citação acima, marque a opção INCORRETA quanto às concepções metodológicas para o ensino da Geografia na atualidade.
Alternativas
Q1946320 Geografia
"A primeira viagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao exterior desde que assumiu o cargo em janeiro é para a cúpula do G7, na qual buscará restabelecer a liderança de seu país no cenário mundial". (LEBLANC, Paul. CNN Brasil Internacional, 11 jun. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/saiba-o-que-e-o-g7-e-qual-a-importancia-dessa-cupula-de-lideresmundiais/. Acesso em: 14 jan. 2022).
Após a leitura da matéria jornalista publicada em 11/06/2021, assinale a opção que indica CORRETAMENTE somente as maiores economias do mundo que compõem a organização de líderes conhecida como G7, a qual se reúne anualmente em uma cúpula para discutir questões urgentes no cenário global e para coordenar políticas.
Alternativas
Q1946322 Geografia
"Lima (1987) propôs uma classificação do relevo piauiense objetivando subsidiar o mapeamento do Projeto Delimitação e Regionalização do Semi-árido Brasileiro, objeto de convênio entre as Universidades Federais do Nordeste, o CNPq e a SUDENE. Essa classificação é composta por seis compartimentos regionais do relevo" (LIMA, Iracilde M. Moura Fé. Relevo do Piauí: uma proposta de classificação. In: Carta Cepro. Teresina. v.12, n.2, p.55-84, ago./dez. 1987).
A partir da leitura do trecho acima, marque CORRETAMENTE os dois compartimentos sub-regionais do relevo piauiense nos quais as formas apresentam nítidos traços da estruturação e evolução da bacia sedimentar do Parnaíba, afetadas por processos tectônico-estruturais. 
Alternativas
Q1946323 Geografia
"Todos os cartógrafos conhecem e aplicam as bases de cartografia, porém, às vezes, devido ao entusiasmo por suas especializações, eles esquecem de destacar que essas bases estão relacionadas à grandeza global e a todos os componentes da ciência cartográfica [ANDERSON, Paul S. (Ed.; coord.). Princípios de cartografia básica, IBGE, 1982, p.10. (Série Princípios de Cartografia)].
A partir da leitura do texto acima, assinale a opção INCORRETA quanto as bases da cartografia.
Alternativas
Q1946324 Geografia
"A capacidade de conviver e superar as intempéries da natureza e as diferentes formas de poluição não é a mesma para os diferentes grupos da sociedade. Os riscos atrelados a esses fenômenos estão conectados com a escassez de recursos e com o acesso a direitos básicos de cada parcela da população" (AQUINO, Vinicius Salomão de; FARIAS, Talden. Regularização fundiária em áreas de preservação permanente sob a perspectiva da sustentabilidade socioambiental. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. p.129).
A partir do trecho lido, assinale a opção que indica CORRETAMENTE a definição de Vulnerabilidade ambiental.
Alternativas
Q1946326 Geografia
"O sensoriamento remoto orbital está em constante evolução e as aplicações são influenciadas pela disponibilidade de novos sensores orbitais, pelo desenvolvimento de algoritmos bio-ópticos e de técnicas para o processamento das imagens e dados in situ”. (BARBOSA, Cláudio C. F.; NOVO, Evlyn M. L. M.; MARTINS, Vitor S. Introdução ao Sensoriamento Remoto de Sistemas Aquáticos: princípios e aplicações. São José dos Campos: INPE, 2019. p. 153).
A partir do fragmento lido, marque a opção INCORRETA quanto à utilização do sensoriamento remoto como ferramenta para o estudo e compreensão dos sistemas aquáticos.
Alternativas
Q1946327 Geografia
"Conflitos por terra são ações de resistência e enfrentamento pela posse, uso e propriedade da terra e pelo acesso aos recursos naturais, tais como: seringais, babaçuais ou castanhais, dentre outros (que garantam o direito ao extrativismo), quando envolvem posseiros, assentados, quilombolas, geraizeiros, indígenas, pequenos arrendatários, camponeses, ocupantes, sem terra, seringueiros, camponeses de fundo de pasto, quebradeiras de coco babaçu, castanheiros, faxinalenses, etc" (CANUTO, Antonio; LUZ, Cássia Regina da Silva; SANTOS, Paulo César Moreira dos (coord.). Conflitos no campo: Brasil 2019. Goiânia: CPT Nacional, 2020).
Marque a opção CORRETA que indica um dos agentes indicados no fragmento de texto acima, que possui apenas o direito à terra, adquirido de terceiros, mas sem o título legal.
Alternativas
Q1946328 Geografia
"A população brasileira chegou a 213,3 milhões de habitantes. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (27/08/2021) e tem como data de referência, o dia 1º de julho de 2021. A estimativa é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos. 'As projeções de população do Brasil e dos estados não somente subsidiam as estimativas municipais, mas também ajudam a pensar no futuro da população. E pensar no futuro é importante porque nos mostra os desafios que teremos pela frente‘, ressaltou Márcio Mitsuo Minamiguchi, gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE". (GOVERNO DO BRASIL. População brasileira chega a 213,3 milhões de habitantes, estima IBGE, Gov.Br. 27 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financasimpostos-e-gestao-publica/2021/08/populacao-brasileira-chega-a-213-3-milhoes-de-habitantes-estima-ibge. Acesso em: 18 jan. 2022).
A partir da leitura do excerto, marque a opção CORRETA que indica as duas regiões brasileiras mais populosas do Brasil, segundo o IBGE, em 2021.
Alternativas
Q1946329 Geografia
"Na fronteira brasileira entre Argentina, Paraguai e Uruguai, embora se manifestem características semelhantes às encontradas no restante da fronteira nacional, a dimensão dos intercâmbios (tanto positivos como negativos) é superior. Estes espaços, quando comparados aos da região Norte e aos da maior parte da região CentroOeste, possuem maior intensidade, havendo fluxos mais volumosos de trabalhadores, estudantes, bens e serviços, além de maior presença de órgãos públicos que realizam o controle destes fluxos. Assim, desde o início do processo de integração no Mercosul, estas trocas foram ampliadas" (PENHA, Bruna; DESIDERÁ NETO, Walter Antonio; MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). O Mercosul e as regiões de fronteira. Rio de Janeiro: Ipea, 2017, p.9).
Marque a opção INCORRETA quanto aos aspectos relativos à ampliação dos intercâmbios entre os países pertencentes ao Mercosul, indicados no trecho de texto acima.
Alternativas
Q1946330 Geografia
"A indústria brasileira vem encolhendo. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (21/07/2021) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em seis anos, de dezembro de 2013 a dezembro de 2019, o setor perdeu 28,6 mil empresas e mais de 1,4 milhão de postos de trabalho. Com isso, as indústrias que se mantêm ativas reduziram de porte e passaram a remunerar menos os empregados. A atividade de fabricação de produtos alimentícios era a que mais empregava em 2019, respondendo por 22,2% de toda a mão de obra desse ramo industrial" (G1.Globo.com. 21 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/21/em-seis-anos-industria-brasileira-perdeu-28-mil-empresas-e14-milhao-de-postos-de-trabalho-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 18 jan. 2022).
Assinale a opção CORRETA que indica o tipo de indústria referido na matéria jornalística do G1, publicada em 21/06/2021.
Alternativas
Q1946331 Geografia
"26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, teve início no domingo (31/10/2021). O encontro sobre o clima e o meio ambiente reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris. Entre os assuntos discutidos estão ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global." (Gov.br, 01 nov. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2021/10/brasil-participada-cop26-conferencia-para-discutir-meio-ambiente-e-clima. Acesso em: 18 jan. 2022).
Acerca das discussões da Conferência das Partes (COP26) realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1946332 Geografia
"Falar desse conceito/categoria geográfica, é falar principalmente dos espaços de exercício do poder estatal. Esse conceito somente pode ser analisado como processo histórico envolvendo sobremaneira a ação do Estado na organização do espaço, como regulador e defensor da classe hegemônica, sendo [...] resultado histórico do relacionamento da sociedade com o espaço, o qual só pode ser desvendado por meio do estudo de sua gênese e desenvolvimento" (MORAES, A. C. R de. História no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2002, p. 63).
Marque a opção CORRETA que indica o(a) conceito/categoria geográfica referido(a) no fragmento de texto acima.
Alternativas
Q1946340 Geografia
"Atualmente, existem 28 cidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes, que totalizam 471 milhões de pessoas" (BALBIM, Renato (org.). Geopolítica das cidades: velhos desafios, novos problemas. Brasília: Ipea, 2016. p. 128).
Marque a opção CORRETA que indica o continente que possuía 12 megacidades mundiais, representando 51% dessa população, conforme dados de 2016. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: D
6: E
7: C
8: C
9: E
10: B
11: D
12: A
13: C
14: B
15: A
16: B
17: D
18: A
19: E
20: C