Questões de Concurso Público UFPI 2023 para Médico Veterinário/Diagnóstico por Imagem

Foram encontradas 30 questões

Q2210905 Veterinária
Os raios-x são radiações de natureza eletromagnética que se propagam no ar, produzidos por interações de elétrons fora do núcleo. Sua produção ocorre quando elétrons de alta velocidade atingem metais. Na radiografia, isto ocorre em um ambiente controlado da ampola de raio X. Quanto aos elementos da ampola, marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2210906 Veterinária
A compreensão da produção radiográfica requer o conhecimento da interação dos fótons com a matéria. Dos mecanismos abaixo, o que corresponde ao tipo mais importante de interação ativa para a produção de uma radiografia é:
Alternativas
Q2210907 Veterinária
Quando uma parte da região a ser radiografada está mais próxima da ampola de raios X que o resto dessa região, ocorre uma magnificação desigual da imagem. O nome desse efeito é: 
Alternativas
Q2210908 Veterinária
O radiologista observa a presença de fissuras interlobares na condição de:
Alternativas
Q2210909 Veterinária
O entendimento do princípio da formação do eco é importante, pois fornece informações diagnósticas sobre as estruturas estudadas. O conceito que se refere à capacidade do tecido ou estrutura em transmitir as ondas sonoras é a:
Alternativas
Q2210910 Veterinária
Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde a um tipo de artefato ultrassonográfico é:
Alternativas
Q2210911 Veterinária
Foi recebido no setor de Radiologia Veterinária, um felino, macho, inteiro, SRD, adulto (3 anos), para a realização de radiografia torácica. O animal, segundo a tutora, desapareceu por um dia e, ao retornar para o domicílio, estava sem apetite e cansado. Para o estudo, foram realizadas radiografias simples do tórax nas projeções lateral (direita e esquerda) e ventrodorsal. Ao analisar as imagens, o radiologista descreveu as seguintes características: deslocamento dorsal da silhueta cardíaca, retração do lobo pulmonar caudal em relação à parede torácica e ao diafragma, redução do volume pulmonar, arcabouço costal preservado. Com base nos aspectos radiográficos, a impressão diagnóstica para as alterações do paciente é:
Alternativas
Q2210912 Veterinária
A projeção radiográfica indicada para avaliar a crista sagital do osso navicular anterior direito de um equino é:
Alternativas
Q2210913 Veterinária
O padrão pulmonar que pode apresentar como achados radiográficos os broncogramas aéreos e o sinal lobar é:
Alternativas
Q2210914 Veterinária
O termo megaesôfago está relacionado a um esôfago dilatado e com hipomotilidade. No que se refere a essa condição, marque a opção que NÃO corresponde a uma característica radiográfica do megaesôfago generalizado em cães:
Alternativas
Q2210915 Veterinária
São alterações da coluna vertebral resultantes de malformação congênita e de desenvolvimento, EXCETO:
Alternativas
Q2210916 Veterinária
Sobre a displasia coxofemoral em cães, marque a opção abaixo que está INCORRETA.
Alternativas
Q2210917 Veterinária
O sistema Salter − Harris classifica as fraturas fisárias de uma cartilagem aberta em cinco tipos, com base no envolvimento da epífise, cartilagem fisária e metáfise. Assinale a opção que descreve uma fratura Salter − Harris do tipo IV:
Alternativas
Q2210918 Veterinária
Ao realizar a varredura ultrassonográfica renal de um canino, foi visualizada uma linha hiperecogênica na região medular, paralela à junção corticomedular. O nome desse achado ultrassonográfico é:
Alternativas
Q2210919 Veterinária
A doença articular degenerativa é a artropatia mais comum em pequenos animais. Sua evolução é lenta e progressiva. Caracteriza−se pela perda da matriz hialina e morte dos condrócitos e ocorre de forma mais frequente nas articulações de suporte de peso, como resultado da aplicação de pressões anormais ou secundária a forças de cargas anormais na articulação alterada. Tendo em vista essa condição, dentre os sinais radiográficos abaixo, o que NÃO se refere à doença articular degenerativa é:
Alternativas
Q2210920 Veterinária
A ultrassonografia do trato gastrointestinal em pequenos animais é um exame complementar que pode oferecer informações valiosas, contudo requer experiência do operador a fim de minimizar eventuais equívocos. Uma das etapas do exame é a avaliação da estratificação parietal dos segmentos intestinais. Assinale a opção que indica a sequência correta dessas camadas no duodeno na direção de dentro para fora da alça: 
Alternativas
Q2210921 Veterinária
Ao realizar uma ultrassonografia abdominal em um paciente canino com quadro de gastrite urêmica, foi visualizada uma linha hiperecogênica na interface mucosa−lúmen. O possível significado para esse achado é:
Alternativas
Q2210922 Veterinária
No exame radiográfico abdominal, a avaliação do espaço peritoneal é uma das etapas. A perda de contraste abdominal provocada por opacidade líquida aumentada pode ser provocada por várias causas, EXCETO: 
Alternativas
Q2210923 Veterinária
Na ultrassonografia abdominal de cães com diagnóstico e apresentação clínica de hiperadrenocorticismo, sem outras comorbidades, é comum serem observadas algumas alterações concomitantes, EXCETO:
Alternativas
Q2210924 Veterinária
Foram observadas as seguintes características no exame ultrassonográfico de uma cadela maltês: rim esquerdo com dimensões aumentadas (7 cm de comprimento), formato arredondado, perda de definição da arquitetura interna, perda de definição dos limites corticomedulares, pelve dilatada medindo aproximadamente 4,1 cm. A impressão diagnóstica CORRETA para as características ultrassonográficas renais apresentadas pela paciente é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: A
6: B
7: C
8: D
9: D
10: A
11: E
12: B
13: E
14: B
15: A
16: D
17: B
18: A
19: A
20: B