Questões de Concurso Público UFT 2017 para Biólogo
Foram encontradas 13 questões
“Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades" é o conceito de desenvolvimento sustentável que se tornou o princípio da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. O desenvolvimento sustentável está sutentado em três pilares, ratificados na Cúpula de Joanesbusgo. Quais são eles? Marque a alternativa CORRETA.
O Brasil é signatário de importantes acordos e convenções internacionais, tanto no que diz respeito à conservação de espécies quanto a de habitats ameaçados. No âmbito internacional, três Convenções fornecem o arcabouço legal para o tratamento diferenciado das espécies consideradas ameaçadas de extinção: a Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América; a Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
1. A __________ estabelece proteção para um conjunto de plantas e animais, por meio da regulação e do monitoramento de seu comércio internacional, particularmente aquelas ameaçadas de extinção, de modo a impedir que este atinja níveis insustentáveis.
2. A___________ define que os países devem "recuperar e restaurar ecossistemas degradados e promover a recuperação de espécies ameaçadas, por meio da elaboração e da implementação de planos e outras estratégias de gestão”.
3. A __________ estabelece, por meio de seu artigo VII, que os países adotarão medidas apropriadas "para evitar a extinção que ameace a uma espécie determinada". No artigo IX define que cada um dos países tomará as medidas necessárias para a superintendência e a regulamentação das importações, das exportações do e trânsito de espécies protegidas da flora e da fauna.
Relacione as alternativas abaixo completando as frases acima
e assinale a alternativa CORRETA.
De forma geral , o valor econômico dos recursos ambientais tem sido desagregado na literatura da seguinte maneira: Valor econômico total (VET) = Valor de uso (VU) + valor de opção (VO) + Valor de Existência (VE), onde:
I. O valor de uso (VU) representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e dos serviços ambientais. O VU é composto pelo valor de Uso Direto (VUD) e pelo Valor de Uso Indireto (VUI).
II. O VUD corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido à utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas.
III. O VUI representa o benefício atual do recurso , derivado de funções ecossistêmicas como , por exemplo , a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d‟água, decorrentes da preservação das florestas.
IV. O Valor de Opção (VO) representa aquilo que pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados.
V. O Valor de Existência (VE) se caracteriza como um valor de não-uso. Essa parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente, do uso presente ou futuro.
Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa
CORRETA.
As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:
I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento
Assinale a alternativa CORRETA.