Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmas - TO 2024 para Professor - Geografia
Foram encontradas 13 questões
Número de Parques Eólicos e Capacidade Instalada por Estado em 2017
Fonte: LIMA, E.C.; SANTOS, I.A.; MOIZINHO, L.C.S. Energia eólica no Brasil: oportunidades e limitações para o desenvolvimento sustentável. Estudo & Debate, Lajeado, v.25, n.1, p. 216-236, 2018. Disponível em: <www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/index>. Acesso em 10 jul. 2024 (adaptado).
Considerando a expectativa de aprendizagem da aula, que é identificar e analisar a relação da produção de energia eólica brasileira com as cadeias industriais, a professora solicita que os estudantes analisem as afirmativas de acordo com as informações no mapa.
I. A região Nordeste é a grande produtora do mercado eólico brasileiro. II. Os dois estados que mais produziram energia eólica em 2017 estão no Nordeste. III. Apenas dois estados da região Norte contribuíram para a geração de energia eólica e a baixa produção está diretamente relacionada à inexpressiva produção industrial. IV. A quantidade de parques eólicos instalados no Rio Grande do Sul supera todos os demais estados da região Sudeste.
Assinale a alternativa CORRETA
Observe a figura com as regiões hidrográficas brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde, respectivamente, às regiões
hidrográficas 1, 2 e 3 que são:
I. Globalização com a ideia de aldeia global como se todos soubessem o que se passa no mundo, bem como a informação do encurtamento das distâncias no qual o mundo se tornou ao alcance de nossas mãos. II. Globalização se apresenta como um processo que aumenta o desemprego crônico, a pobreza, assim como a fome e a falta de abrigo que se generaliza em todo o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA. As afirmativas I e II correspondem, respectivamente a:
Fonte: SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003 (adaptado).
Os “acréscimos técnicos” que os autores consideram na transformação do território pelo meio técnico-científico-informacional são:
I. Construções de Barragens. II. Aeroportos e Portos. III. Ferrovias, Rodovias e Hidrovias. IV. Instalações de Energia e Comunicações.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o Território e o Poder. 2ª ed., São Paulo: Editora da USP, 2008. (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta no texto os argumentos que caracterizam a teoria defendida por:
I. A balança comercial tocantinense apresentou saldo positivo em 2023. Os principais produtos exportados foram soja e carne, e os principais parceiros comerciais foram a China e a Espanha. II. O Tocantins registrou uma significativa queda no PIB no primeiro quadrimestre de 2024. Este cenário deve-se à retração em diversos setores da economia estadual, em especial do setor de serviços, profundamente impactado pela alta cotação do Dólar (US$). III. O Agronegócio é importante para a economia do Tocantins, sendo a soja, o milho e o arroz alguns dos principais cultivos do estado. IV. Apesar de abrigar um dos menores parques industriais do país, a indústria possui uma participação superior a 50% no PIB tocantinense, devido ao alto valor agregado dos seus produtos, altamente tecnológicos e majoritariamente voltados à exportação para a Europa e América do Norte.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Com o aumento da urbanização, a área ocupada pelas cidades se amplia, fazendo com que em determinados locais os limites entre os municípios vizinhos se confundam, fenômeno conhecido como Conurbação. II. O Estatuto da Cidade, sancionado em 2001, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. III. Nas grandes cidades do país, a degradação ambiental é promovida exclusivamente pelas classes sociais mais pobres, especialmente nas comunidades conhecidas popularmente como favelas, que respondem por mais de 80% da geração de resíduos sólidos nas metrópoles. IV. Segundo o IBGE, em 2022, havia 121,4 milhões de pessoas vivendo em concentrações urbanas, que são arranjos populacionais ou municípios isolados com mais de 100 mil habitantes. Os arranjos populacionais são formados por municípios com forte integração, geralmente conurbados.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que compreende, exclusivamente, países da Europa Oriental.
Observe a tabela que segue.
Considerando os dados socioeconômicos desses
países do Oriente Médio, apresentados na tabela,
é CORRETO afirmar que: