Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmas - TO 2024 para Psicólogo - SMS

Foram encontradas 10 questões

Q2482615 Psicologia
Sobre as Principais características da Educação Permanente em Saúde, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2482616 Psicologia
Assinale a alternativa CORRETA.
Na copa da unidade de saúde, a médica e o odontólogo se encontram no início do expediente. Num momento de interação, a médica pergunta se o odontólogo participará de uma atualização ofertada pela gestão sobre o pré-natal. O odontólogo se apressa em responder: “Não vou lá de jeito nenhum! Pra que? Não faço pré-natal! Isso é pra vocês, médicos”. Diante da reposta, a médica sorri e resolve não comentar a resposta do colega, para evitar atrito, mesmo incomodada com o fato de que o colega não entenda a importância do seu papel como odontólogo no pré-natal. Em seguida, os dois se despedem e vão para seus respectivos consultórios iniciar os atendimentos. Na situação acima, identifica-se um problema do trabalho em equipe que impacta na qualidade do atendimento realizado. O/A psicólogo/a, nesse contexto, poderia atuar utilizando o referencial de: 
Alternativas
Q2482617 Psicologia
Vivian, 28 anos, é considerada uma “paciente difícil” pelos profissionais da unidade de saúde. Recorre ao serviço de saúde semanalmente com múltiplas queixas. Já foi diagnosticada com transtorno bipolar e, atualmente, faz tratamento farmacológico sob acompanhamento de um psiquiatra da rede de atenção à saúde mental. No entanto, a percepção da equipe da Estratégia da Saúde da Família é de que o tratamento não tem dado os resultados esperados. O agente comunitário de saúde relata que em sua casa vivem, além dela, a mãe e dois irmãos menores, de 15 e 12 anos. O pai faleceu em um acidente de moto há 5 anos e, desde então, a família passa por dificuldades financeiras. Há relatos de agressão entre os irmãos e de uso de drogas pela mãe. O médico da UBS encaminhou Vivian para o atendimento psicológico com a profissional da equipe, mas ela não tem comparecido aos dias agendados.
Assinale a alternativa CORRETA. Diante disso, espera-se que a psicóloga: 
Alternativas
Q2482618 Psicologia
O Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM) define os critérios para estabelecimento de diagnósticos em saúde mental. Analise as afirmativas a seguir em relação à atuação do psicólogo ou da psicóloga:


I. necessita do DSM, pois sem ele não é possível realizar intervenções terapêuticas.
II. deve conhecer os critérios estabelecidos pelo DSM para realizar diagnósticos e saber o que é esperado em termos de sinais e sintomas nos diversos transtornos mentais.
III. prescinde da sua utilização, pois na atuação em psicologia o diagnóstico é baseado em aspectos individuais e psicossociais, valorizando a subjetividade de cada pessoa.
IV. deve conhecer os critérios diagnósticos e suas limitações, sem desconsiderar os aspectos sócio-históricos da concepção de saúde e doença, para planejar sua intervenção e dialogar com a equipe multidisciplinar a partir de referenciais claros.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2482619 Psicologia
Atualmente, as ações em saúde mental são orientadas pela Reforma Psiquiátrica (RP), pautadas no paradigma psicossocial. Apesar das transformações que vêm acontecendo no campo da saúde mental na legislação, nos dispositivos de cuidados e no contexto cultural, estudos apontam que as pessoas com transtorno mental ainda são alvo de preconceito. Quanto ao contexto da saúde mental e da reforma psiquiátrica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2482620 Psicologia
O profissional de psicologia pode ser demandado em diversas situações a produzir documentos a partir de suas atividades. Para tanto, o Conselho Federal de Psicologia regulamenta a elaboração de documentos escritos produzidos por psicólogos/as no exercício profissional.
Sobre os documentos produzidos a partir da atuação em psicologia, avalie as afirmativas a seguir:


I. a Resolução do Conselho Federal de Psicologia 06/2019 reconhece a modalidade “Relatório Multiprofissional” como resultante da atuação do psicólogo em conjunto com outros profissionais, substituindo o antigo “Relatório Psicossocial”.
II. o laudo psicológico resulta de um processo de avaliação psicológica e tem a finalidade de subsidiar decisões no contexto em que a demanda surgiu.
III. o Parecer Psicológico é um documento no qual o profissional de psicologia emite o seu ponto de vista fundamentado cientificamente sobre alguma questão suscitada no campo da psicologia, e não decorre de uma avaliação ou intervenção realizada pelo parecerista.

Ainda sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2482621 Psicologia
Aurora é uma criança de 3 anos que chegou acompanhada de sua mãe ao hospital, encaminhada do IML, imediatamente foram separadas dos demais leitos e a psicóloga foi chamada. A mãe de Aurora conta para psicóloga que já havia passado pela delegacia da infância e juventude há duas semanas, pois seu ex-companheiro, pai de Aurora, a levou para sua casa, sem autorização da mãe que tem a guarda e não aceitava entregála. Após retorno da criança, a mãe procurou novamente a delegacia que encaminhou para o IML pois, pelos relatos e comportamentos da criança, a mesma foi vítima de violência sexual. No IML, assim como na delegacia, mãe e criança relataram o ocorrido e, após laudo sexológico que comprovou rompimento himenal, foram levadas para o hospital. No hospital, precisaram relatar novamente o corrido para que Aurora pudesse ser avaliada, se receberia ou não a profilaxia e, agora com a chegada da psicóloga, a mãe, na frente da criança narra novamente as falas e gestos da menina. A psicóloga percebeu um erro grave deste fluxo da rede.

Assinale a alternativa CORRETA que ressalta o erro cometido. 
Alternativas
Q2482622 Psicologia
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) pode ser definido como “um plano de ação compartilhado composto por um conjunto de intervenções que seguem uma intencionalidade de cuidado integral à pessoa”. (Cadernos de Atenção Básica nº 34), e consiste numa importante ferramenta para a abordagem de casos de saúde mental na Atenção Primária. Analise as afirmativas a seguir acerca de algumas premissas que devem nortear a elaboração de um PTS.

I. Sua elaboração é feita pelos profissionais da equipe multidisciplinar, sem envolver diretamente o usuário.
II. É um processo dinâmico, portanto, de caráter provisório e sujeito à reavaliação.
III. O foco deve ser o tratamento da doença, mesmo compreendendo que se trata de um processo de cuidado integral à pessoa.
IV. Apesar do que o nome sugere, o Projeto Terapêutico Singular é aplicado a casos específicos que envolvam um sujeito ou a comunidade.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2482623 Psicologia
Ana, recém-formada, foi aprovada no concurso da prefeitura de um pequeno município do interior para o cargo de Psicóloga. No edital, a descrição da vaga não especificava qual a área de atuação, mas o conteúdo da prova direcionava para aspectos da Psicologia da Saúde e da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Feliz pelo êxito, tomou posse na vaga e iniciou suas atividades com muito entusiasmo. Porém, começaram a surgir demandas para as quais Ana não se sentia preparada, como por exemplo, realizar avaliação psicológica no âmbito da justiça para auxiliar às decisões judiciais, ou ainda, realizar avaliação de dificuldades de aprendizagem de alunos da rede de ensino municipal. Com receio de ser prejudicada no estágio probatório, Ana assumiu tais tarefas, mesmo sentindo-se insegura para realizá-las. Com base no código de ética da Psicologia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2482624 Psicologia
A doença é um fenômeno universal. O modo como entendemos e lidamos com ela, não. Essa afirmação remete ao fato de que a concepção do que seja saúde e, consequentemente, doença é um fenômeno sociocultural. Partindo desse raciocínio, avalie as afirmativas abaixo.

I. O modelo biomédico tornou-se hegemônico ao longo do século XX, incorporando à visão de saúde como sinônimo de bem-estar físico.
II. Na perspectiva de superar a compreensão meramente dicotômica da díade saúde/doença, a Psicologia Social contribui para a área da saúde ao propor entendermos a compreensão da formação do sintoma no âmbito da totalidade do sujeito, segundo um olhar que não distinguirá aspectos físicos ou mentais e, por conseguinte, sintomas físicos ou mentais.
III. A visão de constituição dialética de sujeito nos permite observar o fenômeno da produção de sintomas imediatamente a partir da particularidade, ou seja, na experiência da vida cotidiana.
IV. A compreensão do sujeito sócio histórico, no contexto da saúde, implica observar o sintoma como linguagem, superando, assim, tanto a visão dualista da psicopatologia clássica quanto a visão cartesiana de sintoma meramente somático.

Assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: C
5: D
6: A
7: D
8: B
9: B
10: E