Questões de Concurso Público ALGÁS 2012 para Analista de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 10 questões
I. JSP e Servlets são tecnologias para desenvolvimento WEB com o mesmo potencial e expressividade. A diferença básica entre elas é o fato de JSP executar parte no cliente e parte no servidor.
II. Enquanto JSP é considerada uma tecnologia do lado cliente (como JavaScript), Servlets é uma tecnologia que executa do lado servidor.
III. Quando comparada com Servlets, a tecnologia JSP possibilita uma combinação entre HTML e Java de uma maneira muito mais facilitada, permitindo inclusive a intercalação de códigos HTML e JSP em um mesmo arquivo.
IV. Apesar da semelhança entre Servlets e JSP, a “compilação” dos Servlets (geração de bytecode) é responsabilidade do programador, enquanto que os arquivos JSP são “compilados” pelo Servlet Containner, no momento da sua primeira utilização.
verifica-se que são(é) verdadeira(s) somente
I. CSS é um conhecido protocolo de comunicação entre serviços e site Web, muito utilizado no desenvolvimento de sistemas de informação.
II. JavaScript é uma linguagem de programação baseada em objetos que permite programação dirigida por eventos.
III. AJAX é uma tecnologia que visa, entre outras coisas, aumentar a escalabilidade do servidor Web, trazendo parte do processamento para o lado cliente.
IV. JavaScript pode ser visto como um dialeto da linguagem Java e, por essa razão, para executar scripts JavaScript é necessário ter a máquina virtual Java instalada no computador.
verifica-se que somente
I. O servidor de aplicações Web JBoss é baseado no servidor Web Tomcat; porém, com algumas diferenças, como por exemplo o uso do conector APR, ao invés do NIO.
II. O servidor Web Apache, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.
III. Em suas instalações padrões, tanto o JBoss, quanto o Tomcat dão suporte à execução de componentes Enterprise Java Beans.
IV. O servidor Web Tomcat, mesmo em sua instalação padrão, dá suporte a tecnologia JEE Servlets.
verifica-se que somente
I. JSE é a sigla utilizada para designar o Java padrão, isto é, com bibliotecas padrão para o desenvolvimento de aplicações desktop e applets.
II. JEE é a sigla utilizada para designar a tecnologia de desenvolvimento Java Enterprise Edition, que adiciona ao JSE um verdadeiro framework de desenvolvimento cliente-servidor, incluindo tecnologias como JSP e Servlets.
III. EJB é parte integrante do Java Enterprise Edition e permite o desenvolvimento de componentes de software reutilizáveis e executáveis em servidores de aplicação, como, por exemplo, o JBoss.
IV. EJB é o nome dado para o conjunto de soluções Web em Java, constituído por Servlets e JSP.
verifica-se que
I. A linguagem Java não permite a criação de classes com visibilidade privada (private).
II. A linguagem Java não permite a definição de métodos construtores com visibilidade privada (private).
III. A linguagem Java não permite a definição de pacotes com visibilidade privada (private).
IV. A linguagem Java não permite a utilização de polimorfismo paramétrico.
verifica-se que está(ão) correta(s)

ao tentar compilar o código (gerar bytecode), o compilador

I. Ocorrerá um erro na Linha 5 do arquivo B.java.
II. Ocorrerá um erro na Linha 6 do arquivo B.java.
III. Ocorrerá um erro na Linha 7 do arquivo B.java.
IV. Ocorrerá um erro na Linha 8 do arquivo B.java.
verifica-se que somente

assinale a opção que melhor descreve o resultado do que pode ocorrer na geração do bytecode e na execução desse trecho de código.
alert((0.1 + 0.2) == 0.3);
alert((0.1 + 0.2) === 0.3);
a saída produzida, respectivamente, é
I. Na arquitetura do JDBC, a diferença entre os tipos Statement e PreparedStatement é o fato do PreparedStatement manter os dados criptografados durante o tráfego entre o cliente e o servidor do SGBD.
II. Um software que utiliza o framework Hibernate, necessariamente não utiliza JDBC.
III. O framework Hibernate permite a implementação de transações na camada de persistência (aplicação), mesmo que o SGBD utilizado não implemente esse conceito.
IV. O framework Hibernate é responsável por realizar o mapeamento objeto-relacional, mas possui a restrição de só aceitar chaves primárias compostas em relacionamentos, não em entidades.
verifica-se que está(ão) correta(s)