Questões de Concurso Público UFAL 2012 para Técnico de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 39 questões
I. Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA.
II. Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, fiscalizar a qualidade do EPI.
III. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
IV. Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação patronal, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador.
V. Cabe ao empregado adquirir o EPI adequado ao risco de sua atividade.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.
II. A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
III. É atribuição do operador de checkout a verificação das mercadorias apresentadas, sendo-lhe permitida qualquer tarefa de segurança patrimonial.
IV. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
V. Entende-se como Call Center o ambiente de trabalho no qual a principal atividade é conduzida via telefone e/ou rádio com utilização simultânea de terminais de computador.
verifica-se que estão corretas apenas
I. A expressão “trabalho noturno" designa todo e qualquer trabalho efetuado durante um período de, pelo menos, sete horas consecutivas, compreendendo o intervalo entre a meia-noite e as 5 horas da manhã, a determinar pela autoridade competente após consulta das organizações mais representativas dos empregadores e dos trabalhadores ou através de convenções coletivas.
II. A convenção 171 aplica-se a todos os trabalhadores assalariados, com exceção dos que trabalham na agricultura, na pecuária, na pesca, nos transportes marítimos, na navegação interna.
III. Os trabalhadores noturnos que, por razões de saúde, sejam considerados inaptos para o trabalho noturno, devem ser transferidos, obrigatoriamente, para um posto de trabalho idêntico para o qual se encontrem aptos.
IV. As compensações concedidas aos trabalhadores noturnos em matéria de duração do trabalho, salários ou vantagens similares devem levar em conta o perfil socioeconômico do trabalhador.
V. Os rendimentos da trabalhadora deverão ser mantidos em nível suficiente para o seu sustento e o do seu filho, em condições de vida adequadas.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Os serviços de saúde no trabalho podem ser organizados, conforme o caso, seja como serviços para uma só empresa seja como serviços que atendem a diversas empresas.
II. De acordo com as condições e a prática nacionais, os serviços de saúde no trabalho poderão ser organizados pelos poderes públicos ou serviços oficiais.
III. O pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho não deverá gozar de independência profissional completa com relação ao empregador, aos trabalhadores e aos seus representantes, quando estes existirem, no que tange às funções estabelecidas no Artigo 5.
IV. De acordo com as condições e a prática nacionais, os serviços de saúde no trabalho poderão ser organizados pelas instituições de seguridade social.
V. Os serviços de saúde deverão desempenhar suas funções sem necessidade de colaboração com os outros serviços da empresa.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Nas atividades que envolvam leituras de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, deve ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.
II. Nas atividades que envolvam leituras de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo permitida a utilização do papel brilhante ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.
III. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
IV. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente diferentes.
V. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura fixa.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados, pelo empregador, apenas, de todo fator conhecido e de todo fator suspeito do ambiente de trabalho, que possa ter efeitos sobre a saúde dos trabalhadores.
II. O acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar para este qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o expediente de trabalho.
III. Com vista à instituição de serviços de saúde no trabalho deverão ser adotadas iniciativas, apenas, pela via da legislação.
IV. A autoridade competente deverá consultar as organizações de empregadores e de trabalhadores mais representativas, sempre que elas existam, a respeito das medidas a serem adotadas para pôr em prática as disposições da convenção 161, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
V. O empregador, os trabalhadores e seus representantes, quando estes existam, devem cooperar e participar na organização de serviços de saúde no trabalho e de outras medidas a eles relativas, em bases equitativas.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização.
II. Informar os trabalhadores sobre o risco de sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização.
III. Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.
IV. Participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando ao intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional.
V. Elaborar planos destinados a criar e desenvolver a prevenção de acidente, provendo a instalação de comissões e assessorando-lhes o funcionamento.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Se os trabalhadores solicitarem, eles poderão ter direito a que seja realizada uma avaliação do seu estado de saúde gratuitamente e a serem assessorados sobre a maneira de atenuarem ou evitarem problemas de saúde relacionados com seu trabalho.
II. Salvo declaração de não serem aptos para o trabalho noturno, o teor dessas avaliações não será comunicado a terceiros sem o seu consentimento, nem utilizado em prejuízo.
III. Deverão ser colocados à disposição dos trabalhadores que efetuam trabalho noturno serviços adequados de primeiros socorros, inclusive disposições práticas que permitam que esses trabalhadores, em caso necessário, sejam transladados rapidamente até um local onde possam receber tratamento adequado.
IV. Não há necessidade de previsão de serviços sociais apropriados para os trabalhadores noturnos.
V. Um trabalhador noturno declarado temporariamente não apto para o trabalho noturno não poderá gozar da mesma proteção contra a demissão ou a notificação de demissão que os outros trabalhadores que não possam trabalhar por razões de saúde.
verifica-se que estão corretas apenas