Questões de Concurso Público ALGÁS 2014 para Analista de Processos Organizacionais, Bacharel em qualquer Área de Conhecimento

Foram encontradas 2 questões

Q788782 Filosofia
Primeira licitação para exploração do gás xisto no Brasil ocorre em meio a polêmicas.
I – O gás natural é considerado uma alternativa fóssil mais “limpa”, por não emitir tantos gases do efeito estufa (GEE) como o petróleo. No entanto, o impacto ambiental da nova técnica utilizada para sua extração ainda é desconhecido.
II – O fraturamento hidráulico não convencional, ou fracking, obtém gás natural ao liberar água misturada a uma série de substâncias na camada rochosa, em alta pressão e grande quantidade, podendo ultrapassar 10.000 m3 em apenas um poço. Por essa camada geralmente estar situada abaixo das reservas de água, há grande possibilidade de contaminar o aquífero.
III – Essa coisa de usar uma tecnologia ou outra depende muito da matriz energética. Como o Brasil é um país que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, usar qualquer tipo de combustível fóssil, seja gás xisto, seja petróleo, carvão, é sujar sua matriz. No caso dos Estados Unidos, eles estão deixando de usar termoelétrica à carvão e isso gera um benefício global”, afirmou ao EcoD o coordenador do Observatório do Clima, André Ferratti.
[ECOD. Mercado Ético. Portal Terra. Disponível em: <<http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/primeira-licitacao-para-exploracao-do-gas-xisto-no-brasilocorre-em-meio-a-polemicas> . Matéria veiculada em 28/11/2013. Acesso em 20 maio 2014.]  
Assinale a opção correta, levando em consideração as discussões apresentadas no texto e as correntes teóricas que buscam não igualar os conceitos de ética e moral.
Alternativas
Q788792 Filosofia
“As pessoas podem tomar decisões éticas distintas em situações similares, devido ao desenvolvimento cognitivo do que é moral e de alguns outros fatores, entre eles os valores pessoais, as diferenças culturais, a cultura da empresa, a estrutura da organização, a oportunidade, os sistemas de premiação, os terceiros interessados e as pressões geradas pela realização de atividades em um ambiente competitivo.”
PINEDA, Eduardo S.; MARROQUÍN, José Antônio, C. Ética nas Empresas. São Paulo: McGrawHill, 2009.
De acordo com essa lógica contextual,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A