Questões de Concurso Público CASAL 2014 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 20 questões
A oração entre vírgulas é classificada como
A vacina brasileira contra a Aids
“Encontrar uma vacina contra a Aids é uma das batalhas mais desafiadoras já travadas pela ciência. O HIV, vírus causador da doença, ainda detém a vantagem por sua incrível habilidade de se modificar e, assim, escapar da mira dos imunizantes em estudo. Na semana passada, a divulgação dos resultados positivos de um teste com uma nova vacina deu mais fôlego às esperanças de se chegar, um dia, a uma substância capaz de impedir a contaminação pelo vírus. E a boa notícia vem da Universidade de São Paulo, resultado de um trabalho feito por pesquisadores brasileiros. O recurso, desenvolvido e fabricado por especialistas da Faculdade de Medicina (FMUSP), foi ministrado a quatro macacos Rhesus da colônia do Instituto Butantan, em São Paulo.”
Cilene Pereira e Mônica Tarantino. Revista Istoé, 26. fev. 2014. p. 74.
A “boa notícia”, expressão sublinhada na 8ª linha do texto, faz referência ao fato constante em uma das opções a seguir. Assinale-a.O que é assédio moral?
O que caracteriza esse tipo de abuso é a repetição continuada do ato de prejudicar o subordinado ou humilhá-lo. Se o chefe ofende um empregado durante uma reunião ou numa conversa reservada, mas esse é um ato isolado, ele não constitui assédio moral.
Revista Veja, 26 fev. 2014. p. 106.
Qual a tipologia textual presente no texto acima?
No texto, os dois-pontos
“Tingir o cabelo de uma cor berrante (1) fazer plástica (2) ou entrar no regime do divórcio (3) são algumas reações femininas comuns pós-separação. Como não precisa de nada disso (4) Grazi Massafera vai entrar como está (5) encabeçando a partir de abril o programa sobre beleza do canal GNT.”
Revista Veja, 26 fev. 2014. p. 75.
Quais os números entre parênteses que ocupam uma vírgula,
pontuando adequadamente o texto acima, de acordo com a
norma padrão da língua portuguesa?
Quanto ao emprego do acento indicativo da crase,
I. “O País ainda amarga o 55º lugar no ranking de leitura do Pisa, estando a frente somente de dez países.”
II. “Na primeira etapa da educação, voltada a alfabetização, há muito progresso.”
III. “O teatro já estava lotado a espera do início do espetáculo, mas o cancelamento de última hora da reestreia de “Crasy for You”, em São Paulo, por problemas técnicos, não fez Claudia Raia perder a majestade.”
IV. “Apenas uma ponte separa Vila Velha de Vitória, a capital do Espírito Santo. O Benefício da proximidade também parecia condenar Vila Velha a condição de cidade-dormitório.”
em quais dos períodos acima o “a”, que está sublinhado, deveria
estar com o referido acento?
Considerando o contexto em que a palavra “intransigência” é empregada no período acima, qual das palavras abaixo tem o mesmo sentido?
Reescrevendo-se o trecho,
Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o a saudade do sertão (Euclides da Cunha – Os sertões)
obtém-se outra forma correta segundo a norma culta, na
alternativa:
O poste
“O Estado brasileiro historicamente negligencia diversas de suas funções éticas, entre elas a de promover a segurança pública. No Estado de Direito, que em essência impõe limites e deveres ao próprio Estado, isso é crime de omissão. Ainda assim, tal omissão não torna ilegítimos os governantes, uma vez que foram democraticamente eleitos pelo povo e que esse mesmo povo tem na ferramenta política do voto a capacidade de também afastá-los do poder. Totalmente ilegítima, isso sim, é a moda que no País está se instalando de práticas truculentas e criminosas que, demagogicamente, se pretendem justificar justamente pela omissão do Estado na área da segurança – como se um erro desculpasse outro erro. Entre tais práticas está o bárbaro espetáculo de linchamento de pessoas que são pegas, por exemplo, furtando ou causando acidentes no trânsito – foram 19 linchamentos nas duas últimas semanas em todo o Brasil, incluindo o de um motorista que perdeu a direção e atropelou alguém porque passou mal ao volante: teve um infarto, dava tempo de ser socorrido, mas morreu de tomar pancada. Qualquer cidadão tem o aval constitucional de conter alguém que esteja praticando um ato antissocial, só que em contrapartida tem o dever de acionar a polícia. Nem Estados de exceção outorgam a quem quer que seja a função de xerife de plantão para amarrar infratores em postes ou sobre formigueiros, como vem ocorrendo, e insuflar gente a linchar o amarrado.”
Antonio Carlos Prado. Revista Istoé, 28 fev. 2014. p. 98.
“Entregava sua vida a ela, totalmente. Ele não sabia por que, mas lhe agradavam os carinhos, as horas que passavam ali no pardo da madrugada. Assistiam silenciosamente à chegada da manhã.”
TEZA, C. O fotógrafo. São Paulo: Record, 2008.
As alternativas abaixo exibem alguns trechos modificados.
Assinale aquela que apresenta danos à norma culta.
Na frase sublinhada no trecho do romance de José de Alencar:
“Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade.”
ALENCAR, J. de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
o termo “muita coisa” exerce a função de:
Assim, para ele, a palavra
Ana Maria Machado. Jornal O Globo, 1 nov. 2013.
A reflexão central do texto diz respeito:
“Confesso-te honestamente o que sou. Se não te agradam sentimentos tão excessivos, mata-me. Porém não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres. Provavelmente sabes fazê-lo.”
RAMOS, G. Cartas de amor a Heloísa. Rio de Janeiro: Record, 1994 (Fragmento).
Para responder a questão, considere o texto de Machado de Assis:
“Que é uma lágrima? A ciência dar-nos-á uma explicação positiva; a poesia dirá que é o soro da alma, a linguagem do coração. Essa leve gota de humor que os olhos vertem por alguma causa física ou moral bem pouco avulta. É nada e é tudo; para os ânimos práticos é um sinal de fraqueza; para os corações sensíveis é um objeto de respeito, uma causa de simpatia”
ASSIS, M. História de uma lágrima. Florianópolis: UFSC, 2010.
Assinale a alternativa correta.
Dos elementos utilizados para elaborar a narração, o autor enfatiza
“Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida, tão poucas que poderia enumerá-las nesta breve linha. Porém, uma certeza eu tive naquele instante, a mais absoluta das certezas: Jamais o verei. Apertei-lhe a mão, que tinha a mesma frialdade seca da morte.”
TELLES, L. F. Durante aquele estranho chá: Memória e Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010(Fragmento).
O uso do vocábulo “porém” indica que
Revista Veja, 2014, p. 29. Qual a função sintática do “que” no texto acima, na ordem em que surge?
RUBEM. A. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzher, Marx e Babette, São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011 (Fragmento).
Considerando as lacunas do texto:
“_________ estrelas no céu da cidade nevoente; _________ caminhos depois dos edifícios, mas, só _________ poucos que saberiam cruzá-los além da fumaça.”
Assinale a alternativa que preencha, respectivamente, as
lacunas.