Questões de Concurso Público UFAL 2014 para Administrador
Foram encontradas 5 questões
Dadas as afirmativas abaixo quanto aos princípios do planejamento estratégico,
I. Planejamento estratégico é o exercício administrativo que, com base na avaliação da condição de uma organização e da situação de seu ambiente de atuação, resulta em reconhecimento crítico de suas oportunidades e ameaças e de seus pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão, estabelecendo orientação estruturada e formal para a direção da organização.
II. A avaliação do ambiente almeja a identificação de estratégia adotada, reconhecimento de perspectivas de gestores em relação às decisões e às ações praticadas.
III. A avaliação da estratégia emergente é o levantamento de oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo e forças e fraquezas existentes no ambiente interno da organização.
IV. A quantificação do ambiente é a previsão de resultados (operacionais e não operacionais), demonstrações financeiras projetadas (incluindo investimentos, custos, despesas e receitas consideradas) e validação de objetivos e resultados projetados.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
A questão refere-se ao texto abaixo.
“A UFAL tem por missão produzir, multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, a justiça social, o desenvolvimento humano e o bem comum.”
Disponível em:www.ufal.edu.br/institucional/apresentacao.
Quanto à missão institucional de uma organização, assinale
a opção correta.
A questão refere-se ao texto abaixo.
“Planejar implica identificar e disponibilizar os meios necessários para a ação, os diversos recursos necessários, poder político, conhecimento, capacidades organizativas, equipamentos e tecnologia e também, mas nem sempre, recursos econômico-financeiros”.
PEIXOTO, Renato Dagnino. Planejamento estratégico governamental / Renato Peixoto Dagnino. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.166p.
Dadas as afirmativas abaixo,
I. Para o ator que planeja, a informação é o meio que lhe permite conhecer o âmbito privado na qual atua e verificar o resultado causado por sua ação.
II. A recuperação de ativos, no Planejamento Estratégico Governamental, responde ao princípio elementar de que não se pode atuar com eficácia se os dirigentes não conhecem de maneira contínua, e o mais objetiva possível, os sinais vitais do governo que lideram e das situações sobre as quais intervêm.
III. Um sistema de informação casuístico, parcial, assistemático, atrasado, inseguro e sobrecarregado de dados primários irrelevantes é um aparato sensorial perfeito que aumenta severamente a capacidade de uma equipe dirigente de se sintonizar com as situações que busca enfrentar, de identificar os problemas atuais e potenciais, de avaliar os resultados de sua ação e de corrigir oportunamente os desvios com relação aos objetivos traçados.
IV. O sistema de Planejamento Estratégico Governamental é constituído por três componentes que garantem um acompanhamento e um processamento adequado dos fluxos de informação que alimentam as decisões de uma equipe dirigente. São eles: Sistema de Constituição da Agenda, Sistema de Cobrança e Prestação de Contas e Sistema de Gestão Operacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A questão refere-se ao texto abaixo.
“Processo é um conjunto de atividades (tarefas, procedimentos etc.), executadas de forma sequencial e contínua no tempo, necessárias e suficientes para geração de um resultado ou de um produto para um interessado, em contextos diretivos, normativos (leis e normas), de recursos (meios) e de aprendizado específicos”.
MALMEGRIN, M. L. Gestão operacional / Maria Leonídia Malmegrin. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES: UAB, 2010. 200p.
Com base na citação acima, é correto afirmar:
A questão refere-se ao texto abaixo.
“[...] a comunicação pode ser uma fonte de conflitos. Eles representam as forças opostas que surgem das dificuldades semânticas, dos erros de compreensão e do “ruído” nos canais de comunicação.”
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002, p. 376.
Os problemas de comunicação são encontrados no estágio de processo de conflito de