Questões de Concurso Público Prefeitura de Craíbas - AL 2015 para Assistente Social
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O enunciado “socorro!”, de acordo com a análise sintática, é um(a)
Chega-se mais Facilmente a Marte...
[...]
Neste meio século não parece que os governos tenham feito pelos direitos humanos tudo aquilo a que moralmente estavam obrigados. As injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. A mesma esquizofrênica humanidade capaz de enviar instrumentos ____ um planeta para estudar ____composição das suas rochas, assiste indiferente ____morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante. [...]
Trecho do discurso de José Saramago ao receber o Prêmio Nobel de Literatura, 11 de dezembro de 1998. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/1saramago6.html> . Acesso em: 22 set. 2015.
Considerando o emprego do acento grave, assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços.
Quanto ao emprego da vírgula, dadas as afirmativas,
I. Iracema, a virgem dos lábios de mel, tinha os cabelos mais negros que as asas da graúna (José de Alencar).
II. Rua Sete de Setembro, 1550 Porto Alegre.
III. À tarde, todos saíram para o trabalho.
IV. Cada ano de vida é mais, ou melhor menos.
verifica-se que está(ão) pontuada(s) corretamente
Na grande claridade do dia, o sossego dos sons é de ouro também. Há suavidade no que acontece. Se me dissessem que havia guerra, eu diria que não havia guerra. Num dia assim, nada pode haver que pese sobre não haver senão suavidade.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 308.
O fragmento “nada pode haver que pese sobre não haver senão suavidade” significa que
Bay Bay Brasil
Oi, coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor
[...]
No Tabaris
o som é que nem os Bee Gees
Dancei com uma dona infeliz
que tem um tufão nos quadris
Tem um japonês atrás de mim
Eu vou dar um pulo em Manaus
Aqui tá quarenta e dois graus
O sol nunca mais vai se pôr
Eu tenho saudades da nossa canção
Saudades de roça e sertão
Bom mesmo é ter um caminhão
Meu amor
Baby bye, bye
Abraços na mãe e no pai
Eu acho que vou desligar
As fichas já vão terminar
Eu vou me mandar de trenó
pra Rua do Sol, Maceió
Peguei uma doença em Ilhéus
Mas já estou quase bom
Em março vou pro Ceará
Com a bênção do meu Orixá
Eu acho bauxita por lá
Meu amor
[...]
BUARQUE, Chico. Bay Bay Brasil. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/bye-bye-brasil.html#ixzz 3nJz7BBE O>. Acesso em: 15 set. 2015.
Considerando as caracterizações de gênero textual, depreende-se que o texto apresenta
A partir da leitura da tirinha de Mafalda, depreende-se como ideia central
[...]
Há um meio certo de começar uma crônica por uma trivialidade. É dizer: que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazendo-se algumas conjecturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela.
ASSIS, Machado de, Crônicas escolhidas. São Paulo: Ática, 1994, p. 13.
Assinale a alternativa que contém o argumento no qual o autor se baseia.
Quanto à regência verbal, assinale a alternativa em que o verbo “assistir” foi empregado com o mesmo sentido que no trecho “Podemos assistir ao vídeo?”.
[...]
A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos moribundos.
– Anda, excomungado.
O pirralho não ____________, e Fabiano desejou _____________. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca _________________como um fato necessário – e a obstinação da criança __________________. Certamente esse obstáculo miúdo não era o culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
[...]
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Editora Record, 1982.
Assinale a alternativa que preenche os espaços de forma correta.
A imagem faz parte de uma campanha sobre violência contra mulheres.
Nos recursos expressivos de que a imagem se serviu, percebe-se
a predominância da
Os homens que voltaram (vir) da guerra traziam feridas e pesadelos. Encontraram (ver) suas amadas indiferentes. Passara (haver) tanto tempo que algumas nem se lembravam deles, e muitas tinham (haver) estabelecido novos amores.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis. São Paulo: José Olympio, 1985
Substituindo os verbos em destaque pelos verbos sugeridos entre parênteses e respeitando tempo, modo e pessoa, obtém-se
Amo-te com ternura, com saudade, com indignação e com ódio. Confesso-te honestamente o que sou. Se te não agradam sentimentos tão excessivos, mata-me. Mas não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres. Provavelmente sabes fazê-lo. Não devias ser como és.
RAMOS, Graciliano. Cartas. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 117.
No trecho sublinhado,