Questões de Concurso Público UNCISAL 2015 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
Dadas as afirmativas, segundo Paulo Netto (1999), ao tratar da estrutura básica do projeto ético-político do Serviço Social que ganhou hegemonia nos anos 90,
I. Esse projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central; dessa forma, o projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma outra ordem societária sem dominação e exploração do ser social.
II. Faz parte de um projeto coletivo que se limita aos elementos éticos normativos e, ainda, às escolhas teóricas ideológicas e políticas da categoria.
III. Na agenda profissional dos anos 90, ganhou peso o debate da formação profissional, com vista à formação de um profissional capaz de responder eficazmente às demandas da sociedade brasileira, intrínseca ao projeto ético-político da profissão.
IV. O projeto implica o compromisso com a competência profissional, o aprimoramento intelectual e se posiciona em favor da equidade social, mediante a perspectiva de totalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Na descrição do Art. 22 da Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011, entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de determinadas situações. Dadas as afirmativas acerca das situações previstas na legislação para fins de concessão de tais benefícios,
I. Nascimento.
II. Calamidade pública.
III. Corte do repasse do Programa Bolsa Família.
IV. Renda per capita de até 1/4 de salário mínimo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O projeto da saúde articulado ao mercado ou à reatualização do modelo médico assistencial privatista está pautado na Política de Ajuste, que tem como principais tendências: a contenção dos gastos com racionalização da oferta e a descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento aos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis por meio do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços em nível local e eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento. [...]
Nesse contexto, diversas entidades situadas até então no campo progressista têm substituído suas lutas coletivas por lutas corporativas, restritas aos grupos de interesses. Essa concepção está de acordo com o ideário das classes dominantes que tem como perspectiva a ‘americanização perversa’ da sociedade brasileira, neutralizando os processos de resistência com a utilização de estratégias persuasivas, obrigando os trabalhadores a uma prática política defensiva (VIANA, 1999). Esse projeto coletivo, cuja construção iniciou-se nos anos de 1980, tem sido questionado e substituído pelo projeto corporativo que procura naturalizar a objetividade da ordem burguesa.
PARÂMETROS para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Disponível em<http:www.cfeso.org.br/arquivos/Parametros_para_Atuaçao_de_Assistentes_sociais_na_Saude.pdf> . Acesso em: 28 dez. 2014.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que a nova configuração
da política de saúde irá impactar o trabalho do Assistente Social
em diversas dimensões. Dados os itens abaixo,
I. Ampliação do trabalho precarizado.
II. Formação profissional.
III. Influências teóricas.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Dados os princípios acerca da Política Nacional de Assistência Social,
I. Universalizar os direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
II. Prover serviços, programas, projetos e benefícios e proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos e grupos que necessitarem.
III. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
IV. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família e garantam a convivência familiar e comunitária.
verifica-se que estão corretos apenas
Ao contextualizar “a natureza da ética profissional”, Guerra (1999) apresenta as dimensões do Serviço Social articuladas à(s) esfera(s):
I. Teórica – consiste nas orientações filosóficas e teórico-metodológicas que servem de fundamentos para a ética profissional;
II. Moral prática – constituída pelo comportamento individual prático dos profissionais no seu cotidiano profissional e pelo conjunto de ações profissionais em sua organização coletiva, teleologicamente orientadas pelos princípios éticos;
III. Normativa – expressa pelo Código de Ética Profissional do Serviço Social, que busca orientar a profissão e o comportamento individual em consonância com o projeto profissional;
IV. Metodológica – orienta os condutas humanas, os princípios e os valores profissionais para cumprimento dos compromissos assumidos pelo Serviço Social.
Dadas as afirmativas,verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre as políticas sociais na sociedade burguesa, de acordo com a análise marxiana,
I. A existência de políticas sociais é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, quando se tem o reconhecimento da questão social inerente ao modo de produção capitalista.
II. A generalização de políticas de seguridade social no capitalismo aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando da institucionalização do welfare state no continente europeu.
III. O welfare state representou uma política social que sinalizava para a constituição de um amplo projeto de transformação do capitalismo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Paulo Netto (2001), ao tratar do “Estado e questão social no capitalismo dos monopólios”, retrata a conjuntura do último quartel do século XIX, marcada por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. Dadas as afirmativas quanto a este período histórico,
I. O capitalismo concorrencial sucede o capitalismo dos monopólios, sendo conhecido a partir dos estudos de Lênin como estágio imperialista.
II. O capitalismo monopolista coloca em patamares mais elevados as contradições de classes entre burguesia e proletariado, desencadeando novas contradições e antagonismos, fruto da burguesia madura.
III. Na idade do monopólio, a intervenção estatal é restrita porque responde, coercitivamente, às lutas das massas trabalhadoras em decorrência da exploração da força de trabalho para preservar as relações capitalistas de produção.
IV. A organização monopólica do capital, em seu estágio imperialista, comporta um sistema financeiro-econômico que se movimenta pela fusão de empresas, como o pool, o cartel e o truste, com vista à maior extração de superlucros e alijamento da força de trabalho.
verifica-se que estão corretas apenas
Para Martinell (1995), no plano político, o primeiro pós-guerra foi marcado por uma onda revolucionária, iniciada com a vitória da Revolução Russa em 1917, o que desencadeou uma forte onda do movimento de trabalhadores europeus. Ao tempo em que erguiam-se os impérios econômicos, uma grande faixa de trabalhadores desse continente se pauperizava. Dessa forma, deslocou-se a hegemonia mundial do capitalismo para os Estados Unidos, país vencedor da Primeira Guerra Mundial. Dadas as afirmativas quanto à conjuntura do primeiro pós-guerra e o Serviço Social norte-americano,
I. A questão social era vista de forma reducionista e individual, sendo o Serviço Social concebido como atividade reformuladora do caráter mediante a abordagem psicológica e psicanalítica.
II. O livro “Diagnóstico Social” de Mary Richmond (1950), publicado em 1917, é um exemplo clássico do Serviço Social norte-americano que impulsionou o processo de profissionalização do Serviço Social pelas autoridades acadêmicas.
III. Em 1919 a Escola de Filantropia Aplicada foi incorporada à Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, com o nome de Escola de Trabalho Social.
IV. O Serviço Social norte-americano incorporou a doutrina social da igreja, com ênfase na dimensão do controle, da repressão e do ajustamento do indivíduo aos padrões estabelecidos pela sociedade burguesa capitalista.
verifica-se que estão corretas apenas
No final da década de 70, ganha destaque, na relação Estado – Sociedade, o movimento pela democratização da saúde, que, envolvendo intelectuais/profissionais de saúde, movimentos sociais e estudantes criou condições para a construção do projeto de Reforma Sanitária brasileira. Esse movimento teve como princípio uma crítica à concepção de saúde restrita à dimensão biológica e individual da saúde, bem como a afirmação da relação entre organização social, dos serviços de saúde e prática médica, tendo como fundamento a determinação da doença para pensar o processo de trabalho em saúde.
VASCONCELOS, Ana Maria, 2006, p. 76.
Esse movimento apontado por Vasconcelos tem repercussões na saúde, como por exemplo, a preocupação com a atenção à saúde primária e à saúde comunitária, ainda que a preocupação central fosse com a racionalização dos custos da assistência médica. Essas repercussões possibilitaram o surgimento do
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004, p. 16), os municípios serão classificados a partir de seu porte populacional. Dada a tabela,
Municípios
1. Municípios pequenos 1
2. Municípios pequenos 2
3. Municípios médios
4. Municípios grandes
5. Metrópoles
População
( ) Entre 50.001 a 100.000 habitantes
( ) Entre 20.001 a 50.000 habitantes
( ) Superior a 900.000 habitantes
( ) Até 20.000 habitantes
( ) Entre 100.001 a 900.000 habitantes
Fonte: Política Nacional de Assistência Social (2004).
qual a sequência correta, de cima para baixo?
Para Mustafá (2006), o Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1975 expressa os elementos dos seminários de Araxá, em 1967, e Teresópolis, em 1970. Dados os itens sobre esta temática,
I. No primeiro documento de Araxá a pauta de trabalho teve como finalidade a discussão sobre a natureza do Serviço Social, seus objetivos e funções.
II. No Encontro de Teresópolis a centralidade foi para a metodologia, que corroborou com as questões filosóficas neotomistas e a postura teórico-metodológica positivista/funcionalista.
III. Atendeu às demandas do momento histórico da sociedade e da profissão.
IV. Reconheceu o Estado como gestor do “bem comum”, em uma perspectiva acrítica, que reproduzia a ordem social estabelecida.
verifica-se que estão corretos apenas