Questões de Concurso Público IFAL 2016 para Auxiliar de Biblioteca
Foram encontradas 15 questões
Na gravura, a linguagem verbal apresenta exatamente
Nas falas que aparecem nos balões, a função da linguagem
predominante é
O segredo da felicidade segundo a ciência
[...]
A busca da felicidade é uma epidemia mundial – em um estudo com ______ de 10 mil participantes de 48 países, os psicólogos Ed Diener, da Universidade de Illinois, e Shigehiro Oishi, da Universidade de Virginia, descobriram que pessoas de todos os cantos do mundo consideram a felicidade ______ importante do que outras realizações pessoais altamente desejáveis, tais como ter um objetivo na vida, ser rico ou ir para o céu. A febre da felicidade é estimulada em parte pelo crescente número de pesquisas que sugerem que, além de ser boa, a felicidade também faz bem – ela está ligada ______ muitos benefícios, desde maiores salários e um melhor sistema imunológico até estímulo à criatividade. [...]
Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/> .
Acesso em: 28 jul. 2016.
Assinale a alternativa que corresponde às respectivas lacunas do texto.
Pode-se compreender da imagem que há, de forma implícita, uma
relação de sentido entre a palavra “bibliotecário” e a expressão
“buscador original”, porque são
Afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. E o mais independente. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Ter afinidade é muito raro. É conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas, quanto das impossibilidades vividas.
Disponível em:<http://www.frasesfamosas.com.br/frase/>. Acesso em: 27 jul. 2016.
Dadas as afirmativas a respeito das palavras sutil e independente, destacadas no fragmento de texto,
I. Caracterizam um mesmo substantivo.
II. Classificam como adjetivos biformes.
III. Ressaltam a qualidade de um substantivo em relação a outros.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Por que as abelhas estão morrendo
Desde 2006, uma doença está dizimando abelhas nos Estados Unidos e Europa. As abelhas saem das colmeias para a polinização e simplesmente não retornam, morrendo longe de casa. Em pouco tempo, a colmeia entra em colapso. Esse fenômeno, batizado de Desordem do Colapso das Colmeias, preocupa produtores de mel. Estima-se que a população de abelhas caiu 40% nos Estados Unidos e 50% na Europa nos últimos 25 anos. As causas desse colapso ainda não estão completamente explicadas pela ciência. Várias teorias foram formuladas, e ambientalistas culpam o uso indiscriminado de agrotóxicos. A situação é tão complicada que a União Europeia baniu, nesta semana, o uso de um tipo de pesticida pelos próximos dois anos.
Disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2013/05/04/
por-que-as-abelhas-estaomorrendo/> . Acesso em: 27 jul. 2016.
As palavras simplesmente, indiscriminado e agrotóxicos, destacadas no texto, são formadas, respectivamente, a partir de processos de
Consumir: desejo ou necessidade?
Na vida, há coisas que são necessidades básicas. Sem elas não tem como viver. Por exemplo: comer, beber, vestir, dormir... É aceitável dizer, também, que existem outras necessidades que poderíamos chamar de secundárias, como ter um automóvel, um computador, um televisor etc. Outras coisas ainda podem ser consideradas supérfluas. Porém, o tema é mais complexo do que parece.
Disponível em: <http://www.mundojovem.com.br/edicoes/377-junho-2007/> .
Acesso em: 28 jul. 2016.
Dadas as afirmativas a respeito da pontuação do texto,
I. A vírgula em “Na vida, há coisas que são necessidades básicas” poderia ser substituída por dois pontos, sem prejuízos gramaticais.
II. O uso das reticências em “Por exemplo: comer, beber, vestir, dormir...” indicam suspensão de uma ideia ou que aquilo que estava sendo enumerado poderia ter continuidade.
III. Em “Por exemplo: comer, beber, vestir, dormir...”, as vírgulas foram empregadas para separar enumerações que apresentam uma mesma função.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Moda da menina trombuda
Cecília Meireles
É a moda
Da menina muda
Da menina trombuda
Que muda de modos
E dá medo.
[...]
Disponível em:m: <www.arazao.net/poesias-de-cecilia-meireles.htm/> .
Acesso em: 23 set. 2016.
Dadas as afirmativas quanto às palavras homônimas muda (verso 2) e muda (verso 4) destacadas no poema,
I. O primeiro termo classifica-se como adjetivo, e o segundo, como verbo.
II. Os termos constituem-se como parônimos.
III. Os termos constituem-se como homônimos homógrafos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Xica da Silva
Francisca da Silva e Oliveira, com esse nome brasileiríssimo – que passou para a história e para o cinema como Xica da Silva (direção de Cacá Diegues, 1976, com Zezé Motta, Walmor Chagas e José Wilker) – nasceu no Serro e cresceu junto ao povoado de Arraial do Tijuco. Hoje o pequeno vilarejo se chama Diamantina. Se o nome vem de diamante, foi o diamante que ali era extraído que fez a história da cidade e da Xica.
PRATA, M. Mário Prata entrevista uns brasileiros. Rio Janeiro: Record, 2015, p. 95. (fragmento).
O uso do travessão duplo na pontuação do texto indica
O princípio do futebol – Da cabeça humana que era chutada em campo à atual bola perfeitamente esférica, o futebol ganhou o imaginário popular
O termo football (de foot, pé + ball, bola) por muito tempo sofreu resistência antes de ser adotado no país. O filólogo Antônio de Castro Lopes (1827-1901), indignado com os estrangeirismos, propôs “balípodo”, formada com dois vocábulos gregos: ballo, lançar + poús, podós, pé. Em vão. Houve quem propusesse também “pedíbola” (do latim pedis [pé] + bulla [bola], “pébola” e “bolapé”. Essas criações artificiais se perderam. O povo preferiu o anglicismo futebol, disputado em campo retangular de 90 m a 120 m de comprimento por 45 m a 90 m de largura. No centro de cada lado menor, a meta com dois postes verticais a 7,32 m de distância um do outro, unidos por uma barra horizontal a 2,44 m de altura. É a arena cercada pela multidão que sofre, geme e explode de alegria.
Josué Machado. Revista Língua Portuguesa – Especial Etimologia – jan. 2006. p. 30.
No texto, há uma reflexão sobre a formação e o uso do termo futebol. As proposições apresentadas para o uso desse termo constituem o processo de
Inundação
Há um rio que atravessa a casa. Esse rio, dizem, é o tempo. E as lembranças são peixes nadando ao invés da corrente. Acredito, sim, por educação. Mas não creio. Minhas lembranças são aves. A haver inundação é de céu, repleção de nuvem. Vos guio por essa nuvem, minha lembrança.
A casa, aquela casa nossa, era morada mais da noite que do dia. Estranho, dirão. Noite e dia não são metades, folha e verso? Como podiam o claro e o escuro repartir-se em desigual? Explico. Bastava que a voz de minha mãe em canto se escutasse para que, no mais lúcido meio-dia, se fechasse a noite. Lá fora, a chuva sonhava tamborileira. E nós éramos meninos para sempre.
COUTO, M. O fio das missangas: contos. São Paulo: Cia das Letras, 2009. p. 25.
Assinale a alternativa que contém um enunciado que apresenta linguagem denotativa.
Friburgo 1919
Amado Pae
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo, graças a Deus, vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... Enfim, estou são, graças a Deus.
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. Deus permita que isso passe depressa! Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos
Disponível em:<www.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/2caderno/6anoLPAluno2caderno.pdf>. Acesso em: 23 set. 2016.
Em relação à estrutura e classificação das palavras destacadas no texto, assinale a alternativa correta.
Coisas de Vó
Emmanuel Marinho
Era ainda noite
quando ela levantava para cortar
a lenha
empilhava uma a uma no forno
(escultura de tijolo e barro no quintal)
tão logo a manhã se via perfumada de pães.
Depois vinha o sol (feito brasa)
percorrendo o dia
a chipa
o milho
o almoço
tudo temperando o tempo
de doçura e histórias.
Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/mato_grosso_sul/emmanuel_%20marinho.html>. Acesso em: 23 set. 2016.
No poema, Emmanuel Marinho pontua duas expressões do texto (nos versos 5 e 7) com parênteses, que têm função de
O conteúdo verbal e as imagens da tira encaminham a ideia
principal do texto, qual seja, a de discutir a
O arco e a flecha
Um homem contava vantagens da qualidade de seu arco:
– Olha meu arco. Ele é tão bom que nem preciso de flecha.
Outro vangloriava-se da qualidade de sua flecha.
– Olha minha flecha. Ela é tão boa que nem preciso de arco.
Nesse momento passava um mestre arqueiro que parou e disse aos dois contadores de prosa:
O que estão falando não tem sentido. Sem arco, como atirar a flecha? E sem flecha, como atingir o alvo?
Ele pediu então emprestado o arco e a flecha e começou a ensinar aos dois a arte do arco e da flecha.
Só então os dois faladores compreenderam pela primeira vez que um arco precisa de uma flecha e uma flecha precisa de um arco.
Disponível em: <contosemcantar.blogspot.com.br/2011/12/o-arcoflecha.html>. Acesso em: 23 set. 2016.
O pronome pessoal “ele” presente na expressão Ele pediu (linha 9) e a sua forma elíptica na expressão começou a ensinar (linha 10) têm como referente