Questões de Concurso Público Prefeitura de Maceió - AL 2016 para Assistente - Secretário Escolar

Foram encontradas 40 questões

Q676875 Português
Observando os substantivos enumerados na imagem, infere-se que a intenção do autor é
Alternativas
Q676876 Português
A gravura faz referência à função da linguagem cuja meta é convencer o receptor a “tomar uma atitude”. Assinale a alternativa que explicita essa função.
Alternativas
Q676877 Português
O RISO POR ESCRITO - Grafias que expressam risos e gargalhadas na internet vão parar em dicionário. Embora a comunicação virtual tenha evoluído muito nos últimos anos, agregando recursos de áudio e vídeo, as formas verbais ainda predominam na internet. Até então, o registro verbal de risadas, como “hahaha” ou “hihihi”, restringia-se às histórias em quadrinhos, que se valiam de onomatopeias e grafismos para dar cor e som às gargalhadas. Mas com a linguagem informal cada vez mais recorrente em chats e e-mails, o que se viu foi uma explosão de risos por escrito nos ambientes virtuais. A ponto de o dicionário britânico Oxford incluir algumas dessas siglas em seu léxico. [...]

                                                                                          Revista Língua Portuguesa n. 68. Mural – Curiosidades da linguagem. SP: Segmento, 2011, p. 61 (fragmento). 
Nas construções restringia-se e se valiam, destacadas no texto, as ocorrências do pronome oblíquo átono estabelecem a coesão textual, uma vez que se constituem referências, respectivamente, dos seguintes termos:
Alternativas
Q676878 Português
A cigarra e a formiga
Dona formiga, nesta redondeza Rústica e solitária, É tida Como três vezes milionária, Possuidora de esplêndida riqueza Que levou a juntar durante toda a vida.
Acostumou-se desde criança __ luta, Ao sol de fogo e __ aventura brava. Vivia __ trabalhar heroica e resoluta Armazenando tudo o que ganhava. [...]                                                                         Disponível em: <http://livroerrante.blogspot.com.br/>. Acesso em: 29 jun. 2016. 

De acordo com a linguagem normativa da língua portuguesa, as lacunas do fragmento do texto são preenchidas, correta e respectivamente, com  

Alternativas
Q676879 Português
Corsário
João Bosco e Aldir Blanc

Meu coração tropical Está coberto de neve, mas Ferve em seu cofre gelado E a voz vibra e a mão escreve: mar Bendita a lâmina grave Que fere a parede e traz As febres loucas e breves Que mancham o silêncio e o cais [...]                                                                                         Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/elisregina/corsario.html>. Acesso em: 30 jun. 2016. 
As orações introduzidas pelo conectivo que (sexto e oitavo versos da composição) são classificadas como  
Alternativas
Q676880 Português

                                               1938 – Angico – Os caçadores de cangaceiros

Para despistar, os cangaceiros imitam ruídos e pegadas de bichos e usam falsas solas com o calcanhar no bico. Mas, quem sabe, sabe; e um bom rastreador reconhece os rumos do passo humano através dessa moribunda vegetação: pelo que vê, galhinho quebrado ou pedra fora do lugar, e pelo olfato. Os cangaceiros são loucos por perfume. Derramam no corpo litros de perfumes, e essa fraqueza os delata.

Perseguindo pegadas e aromas, os rastreadores chegam ao esconderijo do chefe Lampião; e atrás deles, a tropa. Os soldados se aproximam tanto, que escutam Lampião discutindo com sua mulher. Maria Bonita o amaldiçoa, enquanto fuma um cigarro atrás do outro, sentada numa pedra na entrada da gruta, e ele responde tristemente lá do fundo. Os soldados armam as metralhadoras e esperam a ordem de disparar.

Cai uma garoinha leve.

                                                   GALENO, Eduardo, O século do vento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1988. 

Sobre a estrutura do tipo textual narrativo, o clímax da narrativa em “Os caçadores de cangaceiros” está no enunciado:

Alternativas
Q676881 Português

Dadas as afirmativas a respeito da construção sintática dos discursos da tira,

I. Para elaborar a frase interrogativa presente no primeiro quadrinho, foi empregado um predicado nominal.

II. Verbo transitivo direto foi usado em: “EU SEMPRE ACORDO COM ELE”.

III. Em: “SE ALGUÉM O PEGOU, EU VOU...”, o pronome pessoal oblíquo está proclítico por haver uma partícula atrativa, que é o pronome indefinido.

IV. No último quadrinho, a vírgula foi usada para marcar o deslocamento de um adjunto adverbial.

verifica-se que estão corretas apenas 

Alternativas
Q676882 Português
velar³. v. (Etm. do latim: vigilare). 1. v.t.d. e v.i. Manter-se acordado; não dormir; ficar ao pé de algo ou de alguém: velava as noites em sofrimento; velava o filho morto; 2. v.t.d. e v.t.i. Proteger; oferecer proteção a: velava a reputação da filha; o prefeito vela pela cidade. 3. v.t.d. Vigiar; manter-se de vigia: os soldados velavam o quartel. NOVO AURÉLIO-O dicionário da Lìngua Portuguesa-Século XXI. RJ, Nova Fronteira, p. 2053 (fragmento).
As acepções da forma verbal “velar” no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de
Alternativas
Q676883 Português

Bom Conselho

Chico Buarque

Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança. [...]

Disponível em: <https://www.letras.mus.br/chico-buarque/85939/>. Acesso em: 08 jul. 2016.


A intertextualidade é um recurso de linguagem que requer do leitor um outro tipo de conhecimento, de textos anteriores. No texto acima, o autor faz alusão a ditados populares com o intuito de desconstruir suas mensagens. Nesse caso, a intertextualidade é identificada como
Alternativas
Q676884 Português
[...] Mas se ao quati fosse de súbito revelado o mistério de sua verdadeira natureza? Tremo ao pensar no fatal acaso que fizesse esse quati inesperadamente defrontar-se com outro quati, e nele reconhecer-se, ao pensar nesse instante em que ele ia sentir o mais feliz pudor que nos é dado: eu... nós... Bem sei, ele teria direito, quando soubesse, de massacrar o homem com o ódio pelo que de pior um ser pode fazer a outro ser – adulterar-lhe a essência a fim de usá-lo. Eu sou pelo bicho, tomo o partido das vítimas do amor ruim. Mas imploro ao quati que perdoe ao homem, e que o perdoe com muito amor. Antes de abandoná-lo, é claro. [...] 


                                                                                                                                      Disponível em: <http://claricelispector.blogspot.com.br/2008/02/um-amor-conquistado.html>.
                                                                                                                                                                                                                                                 Acesso em: 02 jul. 2016. 
                                              

Dadas as afirmativas sobre o fragmento textual,

I. Nesse fragmento, o quati está sendo personificado e isso, simbolicamente, pode representar um ser humano em crise de identidade, por viver forçadamente contra a sua natureza.

II. O uso da linguagem conotativa prevalece no texto, visto que o objetivo do narrador é contar uma história sobre o quati de tal forma que o leitor se identifique com a condição do bicho.

III. Os elementos: o personagem quati que participa dos fatos e a pessoa em que o narrador conta os fatos podem justificar o fragmento textual ser narrativo.

IV. Em: “... adulterar-lhe a essência a fim de usá-lo...” e “Antes de abandoná-lo, é claro”, os pronomes pessoais oblíquos, em destaque, nas duas ocorrências, fazem referência ao substantivo “homem”.

verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q676885 Português

O auxiliar administrativo é um profissional fundamental para o funcionamento de praticamente qualquer organização. Sua função é apoiar a rotina administrativa e as atividades de controle e gestão financeira das empresas, organizando o fluxo de correspondências, contas e documentos, operando equipamentos e programas necessários ao funcionamento do escritório, entre outras atividades.

Atenção ao detalhe, dinamismo, discrição, bom relacionamento, responsabilidade, confiabilidade, boa noção de administração do tempo, facilidade com números, bom humor e capacidade de lidar com pessoas (público interno e externo) são algumas das características buscadas em um bom auxiliar administrativo ou assistente administrativo. [...]

Disponível em: <http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-auxiliar-administrativo/>.Acesso em: 29 jun. 2016


Ao observar a função comunicativa, o conteúdo e a composição textual, é correto afirmar que a tipologia desse fragmento é

Alternativas
Q676886 Português
Os recursos da linguagem verbal e não verbal utilizados na tira indicam o princípio de alinhamento e harmonia na relação texto/imagem. Assinale a alternativa correspondente ao conceito utilizado pelo autor em sua produção.
Alternativas
Q676887 Português
NO DESERTO Não só os homens e os camelos. A esfinge fecha os olhos e anseia Pelo fim da tempestade de areia.
WANDERLEY, Sidney. In: Vilela, Arriete et al. Artesanias da palavra. Maceió: Grafmarques, 2001, p.121. 
No poema fica omitido, em nome do estilo e da dinâmica dos versos, o elemento conjuntivo final de valor aditivo, entendido no contexto geral da estrutura sintática do enunciado. Assinale a alternativa em que se apresenta esse elemento elíptico. 
Alternativas
Q676888 Português
Levando em conta a frase da imagem, assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática do termo: “uma sociedade justa como a calça da minha prima”.
Alternativas
Q676889 Português
[ACORDO ORTOGRÁFICO] “Parabéns à CP Língua Portuguesa pela densa e elucidativa matéria sobre o Acordo Ortográfico. O histórico das mudanças ortográficas, feito por vocês, ajuda a compreender e melhor avaliar o significado das mudanças propostas agora. Cordial abraço.” Chico Viana Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa, n. 17. SP, Escala Educacional, p. 4.
Pelo suporte textual em que se apresenta, a carta acima está inserida no domínio discursivo
Alternativas
Q676890 Raciocínio Lógico
Dadas as afirmativas sobre operações com conjuntos,

I. Se os conjuntos A e B não têm elementos comuns, então o conjunto A não é subconjunto de B.
II. Se o conjunto A possui elementos que não pertencem a B, então o conjunto A – B não é o conjunto vazio.
III. Se a união dos conjuntos A e B é o conjunto vazio, então esses conjuntos são iguais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Alternativas
Q676891 Matemática
Uma partida do jogo da figura começa com um dos competidores definindo uma “senha” através da escolha de quatro pinos de cores distintas que são colocados no local indicado e, em seguida, escondidos por uma “trave”. Para descobrir essa senha, o outro competidor tem até dez tentativas, colocando suas apostas nas “colunas de apostas”. Se existem pinos de sete cores diferentes, quantas senhas diferentes podem ser criadas utilizando esses pinos?
Alternativas
Q676892 Matemática
Joana e João, casados, consultores financeiros, são remunerados por hora trabalhada e têm acordado que cada um deles trabalhará semanalmente o menor número possível de horas para terem remunerações semanais positivas iguais. Numa semana em que eles estão trabalhando com remunerações de R$ 168,00 e R$ 90,00, respectivamente,
Alternativas
Q676893 Matemática
Dadas as afirmativas baseadas nas informações apresentadas na coluna,
I. O preço do feijão há doze meses era R$ 8,86.
II. O presidente interino reduziu a alíquota de importação do feijão em 10%.
III. O Brasil deve produzir na safra atual apenas 80,55% do consumo projetado para o período.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Alternativas
Q676894 Matemática
O cerimonial definiu que a mesa de honra da solenidade de colação de grau dos dois cursos da faculdade será composta pelo diretor (que sentará no centro da mesa), três pró-diretores, dois estudantes e um assistente administrativo. Definiu também que integrantes de mesma categoria (pró-diretores e estudantes) devem sentar juntos, com a distribuição dos lugares estabelecida por sorteio. Nessas condições, qual é a probabilidade do assistente administrativo sentar ao lado do diretor?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: A
6: B
7: B
8: E
9: A
10: E
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: D
17: C
18: A
19: D
20: A