Questões de Concurso Público UFAL 2016 para Assistente de Laboratório

Foram encontradas 50 questões

Q787639 Português
Imagem associada para resolução da questão

Qual foi o recurso expressivo usado intencionalmente na construção da tirinha que possibilitou mais de uma interpretação para o termo raiva?  
Alternativas
Q787640 Português
Sete anos de pastor Jacob servia Luís de Camões Sete anos de pastor Jacob servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. [...] Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NTM2ODI4/>. Acesso em: 11 jun. 2016. 
Na linguagem do poema, há o predomínio do tempo verbal do modo indicativo  
Alternativas
Q787641 Português

Imagem associada para resolução da questão


Qual a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas da tirinha?  

Alternativas
Q787642 Português
Poema do beco Manuel Bandeira         Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?         – O que eu vejo é o beco. Disponível em:http://www.escritas.org/pt/t/4834/poema-do-beco. Acesso em: 07 jul. 2016.
Os dois versos do “Poema do beco”, de Manuel Bandeira, estabelecem, pelo léxico apresentado em sua construção, uma relação semântica de  
Alternativas
Q787643 Português
O nascimento de uma nação
O Brasil, cinco séculos depois, ainda é uma nação em gestação. A desigualdade social e de gênero, a ignorância, o preconceito racial e sexual e a violência ainda mancham nossas estatísticas de potência econômica regional, e ainda vão fazê-lo por muitas décadas. O que vai nos tornar uma sociedade mais justa, rica e bem educada no futuro são as medidas corretivas e preventivas que tomarmos hoje em nossas casas, escolas, empresas e instituições sociais e governamentais.
Revista Istoé. Edição 2426, 03/0620/16 - Última Palavra - Milton Gamez.
O termo fazê-lo, destacado no texto, é uma forma verbal com pronome enclítico, que tem como referente  
Alternativas
Q787644 Português
[...] Na verdade, a questão da distribuição da riqueza é importante demais para ser deixada apenas para economistas, sociólogos, historiadores e filósofos. Ela interessa a todo mundo, e é melhor que seja assim mesmo. A realidade concreta e orgânica da desigualdade é visível para todos os que a vivenciam e inspira, naturalmente, julgamentos políticos contundentes e contraditórios. Camponês ou nobre, operário ou dono de fábrica, servente ou banqueiro: cada um, a partir de seu ponto de vista peculiar e único, vê aspectos importantes sobre as condições de vida de uns e de outros, sobre as relações de poder e de dominação entre grupos sociais, e elabora sua própria concepção do que é justo e do que não é. Logo, sempre haverá uma dimensão subjetiva e psicológica na questão da distribuição da riqueza, e isso inevitavelmente leva a conflitos políticos que nenhuma análise que se pretenda científica saberia atenuar. A democracia jamais será suplantada pela república dos especialistas – o que é muito positivo. [...] Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016. Há recursos linguísticos que ligam as partes de um texto. Nos segmentos destacados no texto: Ela interessa a todo mundo, para todos os que a vivenciam e isso inevitavelmente leva a conflitos políticos, os pronomes Ela, a e isso referem-se aos enunciados que os antecedem, representados, respectivamente, pelos núcleos 
Alternativas
Q787645 Português

Imagem associada para resolução da questão


Dadas as afirmativas quanto à estrutura textual dos quadrinhos,


I. A última fala está marcada pela norma culta da linguagem.

II. Na última fala predomina a função conativa da linguagem.

III. O termo “pôr” preserva o acento diferencial, para não ser confundido com a preposição “por”.

IV. A ambiguidade do termo “vendo” deve-se à semelhança na forma dos verbos “ver” e “vender”.


verifica-se que estão corretas apenas  

Alternativas
Q787646 Português

Imagem associada para resolução da questão


Na tirinha, o personagem Armandino questiona a grafia de um determinado conjunto de palavras. A fim de completar o sentido do enunciado em tela, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

Alternativas
Q787647 Português
Imagem associada para resolução da questão
Dadas as afirmativas sobre os cartazes,
I. Ambos os cartazes tratam do mesmo tema. II. A função referencial da linguagem está presente nos dois cartazes. III. A função conativa da linguagem é construída no Cartaz 2 a partir dos verbos “pense” e “faça”. IV. Os cartazes são formados, simultaneamente, por textos verbais e não verbais.
verifica-se que está(ão) correta(s)  
Alternativas
Q787648 Português
Nas ruas do Brás
        O pai do meu pai era pastor de ovelhas numa aldeia bem pequena, nas montanhas da Galícia, ao norte da Espanha. Antes de o dia clarear, ele abria o estábulo e saía com as ovelhas para o campo. Junto, seu amigo inseparável: um cachorrinho ensinado. Numa noite de neve na aldeia, depois que os irmãos menores dormiram, meu avô sentou ao lado da mãe na luz quente do fogão a lenha:         – Mãe, eu quero ir para o Brasil, quero ser um homem de respeito, trabalhar e mandar dinheiro para a senhora criar os irmãos.         Ela fez o que pôde para convencê-lo a ficar. Pediu que esperasse um pouco mais, era ainda um menino, mas ele estava determinado:         – Não vou pastorear ovelhas até morrer, como fez o pai.        Mais tarde, como em outras noites de frio, a mãe foi pôr uma garrafa de água quente entre as cobertas para esquentar a cama dele:         – Doze anos, meu filho, quase um homem. Você tem razão, a Espanha pouco pode nos dar. Vá para o Brasil, terra nova, cheia de oportunidades. E trabalhe duro, siga o exemplo do seu pai.         Meu avô viu os olhos de sua mãe brilharem como líquido. Desde a morte do marido, era a primeira vez que chorava diante de um filho. [...] VARELLA, Dráuzio, Nas ruas do Brás. São Paulo: Cia das letrinhas, 2000, p. 5.
A terceira fala do texto, marcada pela pontuação do discurso direto, indica  
Alternativas
Q787649 Física
Curiosidade: Você tem ideia de quanto combustível um avião gasta em um voo?
    O volume de combustível pode variar, pois depende de uma série de fatores.   Tomando como base um Boeing 737-800, o tanque da aeronave comporta até 21 toneladas de querosene de aviação (QAV), ou o equivalente ao peso de 26 carros populares;     O consumo do QAV tem como principal variável o peso da aeronave. Além disso, altitude, velocidade e temperatura também influenciam na conta;     Quanto mais longo o percurso, mais eficiente a aeronave será, pois o consumo do QAV em altitude é muito menor, devido a atmosfera mais rarefeita, que causa menos resistência ao avanço e, ao mesmo tempo em que ocorre o consumo, reduz-se o peso da aeronave. Sendo assim, os trechos da ponte aérea acabam sendo menos eficientes e mais caros no que diz respeito ao consumo de QAV; [...]

Disponível em: <http://www.agenciaabear.com.br/destaque-1/curiosidade-voce-tem-ideia-de quantocombustivel-um-aviao-gasta-em-um-voo/>. Acesso em: 09 jun. 2016.


A unidade tonelada, destacada no texto, é unidade de  
Alternativas
Q787650 Matemática

O gráfico apresenta o resultado do processo ensino-aprendizagem das cinco turmas da disciplina de Teoria da Relatividade do Instituto de Física Avançada de uma universidade.  

Imagem associada para resolução da questão


Qual o índice de reprovação (relação entre o número de alunos reprovados e o número total de alunos) da disciplina?  

Alternativas
Q787651 Matemática

Imagem associada para resolução da questão


O texto apresenta parte de uma questão da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostrando que, quando são valores numéricos, as alternativas serão apresentadas de forma ordenada. Se as alternativas de uma questão do ENEM forem as frações 5/8, 4/7, 1/2, 4/15 e 7/6  e elas forem disponibilizadas em ordem crescente, as alternativas A, B e C serão, respectivamente,
Alternativas
Q787652 Matemática
Divisibilidade por 9
                 Um número é divisível por 9 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for divisível por 9.         Exemplo: 2871 é divisível por 9, pois a soma de seus algarismos é igual a 2 + 8 + 7 + 1 = 18, e como 18 é divisível por 9, então 2871 é divisível por 9.
Disponível em:http://www.somatematica.com.br/fundam/critdiv.php. Acesso em: 14 maio 2016.
Se A e B são algarismos do sistema decimal de numeração e o número AB9 tem três algarismos e é múltiplo de 9, então os valores de A + B são, apenas, 
Alternativas
Q787653 Matemática
Pelo plano estabelecido, na manhã da próxima segunda-feira, uma funcionária da equipe de recepção de documentos dos ingressos na universidade atenderá 15 estudantes, e as demais, 16. Preocupada com a sobrecarga e pensando em evitar privilégios, a coordenadora da equipe convocou mais duas funcionárias, e, com esse reforço, cada atendente dará atenção a, exatamente, 13 futuros alunos. Qual é o número de atendimentos previsto?
Alternativas
Q787654 Matemática
O projeto do novo prédio de uma unidade acadêmica de uma universidade prevê a construção de vinte gabinetes para docentes, de dois tamanhos distintos: os menores para comportar três professores, e os maiores, cinco. Se setenta e quatro professores estão lotados nessa unidade acadêmica e cada um deles deve ser alocado a um dos gabinetes, então o número de gabinetes maiores será igual a
Alternativas
Q787655 Matemática
Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade nos números inteiros,
I. Os números 50 e 98 têm dois fatores primos comuns. II. O menor número que é divisível por 30 e por 42 é 210. III. O maior número que é divisor de 210 e de 315 é 105.
verifica-se que está(ão) correta(s) 
Alternativas
Q787656 Matemática
A figura apresenta a planta do conjunto de piscinas de um condomínio residencial. A menor, infantil, é losangular, de diagonais iguais a 6 m, e a outra, adulto, quadrangular, de lado igual a 8 m.   Imagem associada para resolução da questão

Nessas condições, qual é a razão aproximada entre as áreas das piscinas infantil e adulto?
Alternativas
Q787657 Matemática
Na reunião ordinária do Conselho Superior de uma universidade, quatro conselheiros manifestaram-se durante a discussão de um assunto da pauta. A tabela apresenta os tempos de cada uma das intervenções.
Imagem associada para resolução da questão

Qual foi o tempo médio dessas manifestações?  
Alternativas
Q787658 Matemática
Sucessor         O sucessor de um número natural é o número natural que vier após ele. Obtêm-se o sucessor de um número natural acrescentando uma unidade a esse número. [...] Antecessor         O antecessor de um número natural é o número natural anterior a ele. Obtêm-se o antecessor de um número natural subtraindo uma unidade desse número.
Disponível em:http://alunotop.com/sucessor-e-antecessor-de-um-numero-natural/. Acesso em: 14 maio 2016.  
Dadas as afirmativas sobre os números naturais,
I. Existe um número natural que não tem sucessor. II. Existe um número natural que não tem antecessor. III. O sucessor de um número natural que possui três ordens possui quatro ordens.
verifica-se que está(ão) correta(s) 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: D
6: C
7: E
8: C
9: B
10: E
11: C
12: C
13: E
14: B
15: D
16: A
17: D
18: C
19: B
20: B