Questões de Concurso Público UFAL 2016 para Músico (Pianista Correpetidor)

Foram encontradas 21 questões

Q787725 Música
No período romântico, a música de câmara teve a produção de vasta obra. O Quinteto para piano e cordas em lá maior, “Die Forelle”, é o exemplo clássico da ampliação do tipo de composição para grupos camerísticos com diversas formações. Esse opus, de número 114, foi escrito em 1819, sob a encomenda de Sylvester Paumgartner. Sua publicação somente ocorreu em 1829 pelo editor Joseph Czerny, um ano após a morte do compositor. O título da obra foi inspirado em um dos seus lieder. A disposição dos instrumentos não segue o tradicional modelo uma vez que acrescenta um contrabaixo. A qual compositor o texto refere-se?
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Q787726 Música
O piano foi inventado em 1709 em Florença pelo italiano construtor de cravos Bartolommeo Cristofori (1655-1731). Cristofori substituiu no cravo os martinetes por pequenos martelos revestidos a couro criando um novo instrumento percussivo. Os primeiros pianos tinham as mesmas dimensões do cravo e executavam a música barroca como continuo, igualmente ao cravo. Qual foi o nome dado por Cristofori ao seu invento?
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Q787727 Música
Assinale a alternativa que contém uma obra de câmara na qual o piano está inserido.
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Q787728 Música
A canção brasileira teve no século XX a atenção de inúmeros compositores que desejavam ilustrar um Brasil de ideal nacionalista. A canção Guacyra, composta para voz e piano, é de autoria de Joracy Camargo e o compositor alagoano
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Q787729 Música
Os compositores brasileiros escreveram no século XX uma obra extensa para grupos de câmara. Uma dessas obras, marcada pelo virtuoso uso de um ostinato arpejado como acompanhamento ao piano, teve grande influência da obra “O cisne”, do compositor francês Camille Saint-Saëns. A obra “O canto do cisne negro” faz parte do repertório de câmara de violoncelistas e pianistas. Qual compositor brasileiro compôs “O canto do cisne negro”?
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Q787731 Música
Camille Saint-Saëns escreveu música para diversas formações instrumentais de câmara. O seu septeto opus 65, em mi bemol maior, traz uma formação inusitada. Qual a formação instrumental do septeto opus 65 de Camille Saint-Saëns?
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Q787734 Música

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A composição de canções em idioma estrangeiro e mesmo em latim durante o nacionalismo brasileiro não é praxe. A grande massa de compositores usava o idioma vernáculo em suas obras, fortalecendo assim as raízes de uma música que se mostrava com identidade nacional. A obra da figura é uma exceção e faz parte de um ciclo de canções que foi composta em 1917 para voz média e piano, e logo depois adaptada para orquestra e voz. Qual compositor brasileiro escreveu essa obra?

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Q787735 Música

O terceiro concerto dos quatro compostos para a trompa por Wolfgang Amadeus Mozart recebe as inovações técnicas provenientes do aperfeiçoamento adquirido pela trompa natural em ré em fins do século XVIII. As melhorias técnicas tornam o instrumento mais versátil, agora em mi bemol.

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Na redução da partitura da figura ao piano, a linha melódica referente à trompa em Mi bemol deverá, para termos a nota real, ser transposta ao intervalo de

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Q787736 Música
Na música de início do período barroco havia características musicais fruto da consolidação de novos recursos da harmonia, do colorido e da forma. Uma das características mais marcantes em relação ao caráter interpretativo foi estabelecida por Monteverdi em 1605: uma prima prattica e uma seconda prattica. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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Q787737 Música

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Arnold Schoenberg compôs Pierrot Lunaire dento de uma estética expressionista. Ao longo de todo o ciclo a voz declama o texto naquilo a que o compositor chama Sprechtimme (voz falada), seguindo aproximadamente a altura das notas escritas, mas respeitando escrupulosamente o ritmo da partitura. O sexteto de formação do grupo de câmara por ser muito diversificado exige a condução de um regente. Qual a formação de câmara para Pierrot Lunaire de Schoenberg?

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Q787738 Música

A figura representa trechos de duas obras escritas para violino e violoncelo.  

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Assinale a alternativa correta. 

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Q787739 Música

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Das obras escritas para piano e instrumento solista no período romântico, o trecho da figura é o

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Q787740 Música
Na composição da série dos Choros, Heitor Villa-Lobos produziu uma obra que abrange da música de câmara ao uso de orquestra e banda. Essa série é composta por 14 peças das quais duas nunca foram estreadas. O uso do piano na composição é muito variado: de instrumento solista a parte do corpo orquestral (como instrumento de percussão). Qual dos choros foi composto para piano, apenas?
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Q787741 Música
Assinale a alternativa que contém somente movimentos da Suíte Barroca.
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Q787742 Música

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A figura apresenta um trecho de uma sonata composta por Paul Creston em 1935, o opus 19. Trata-se de uma obra de intenso valor da estética do século XX também por trazer elementos de composição elaborada aos moldes das inovações rítmicas, principalmente nos acentos em seu terceiro movimento, exigindo dos intérpretes grande rigor de leitura e interpretação. Para qual formação foi escrita essa obra?

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Q787743 Música
Entre os anos de 1777 e 1778, Wolfgang Amadeus Mozart compôs uma de suas mais expressivas e importantes sonatas para piano e violino o K. 304. Essa referência é da sonata escrita em qual tonalidade?
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Q787744 Música
Ao pensarmos na execução efetiva do baixo contínuo, podemos afirmar que o intérprete detém um largo espaço para o que podemos considerar uma improvisação mesmo que seja no âmbito determinado pelo compositor. Nesse sentido da improvisação entende-se:
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Q787745 Música
Na música de câmara produzida exclusivamente no século XX, destacam-se os nomes de
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Q787746 Música
Assinale a alternativa correta, considerando as características das reduções feitas para piano de árias de óperas, concertos com solistas e obras equivalentes.
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Q787747 Música
Tomando como fonte o repertório para piano e instrumento solista na música brasileira, é correto afirmar que a obra intitulada “Três peças para viola e piano” foi composta por
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Respostas
1: B
2: E
3: E
4: B
5: D
6: D
7: A
8: D
9: A
10: B
11: C
12: D
13: B
14: E
15: D
16: B
17: D
18: C
19: E
20: E