Questões de Concurso Público Prefeitura de Roteiro - AL 2017 para Enfermeiro
Foram encontradas 15 questões
A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é um importante instrumento de registro e de empoderamento dos pais, pois auxilia na promoção da educação em saúde e cuidado do enfermeiro na consulta de enfermagem à criança. Dentre as informações e registros relacionados à saúde da criança, nesse documento do Ministério da Saúde, o enfermeiro dispõe de dados sobre:
I. vacinas;
II. saúde bucal;
III. antropometria;
IV. pré-natal.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Na figura estão apresentadas colostomias que se localizam em diferentes locais da região abdominal. Sabe-se, que dependendo do local em que o estoma da colostomia for aberto, as fezes excretadas também vão apresentar características diferentes.
Tomando como referência a Figura, é correto afirmar que as
evacuações de consistência líquida e fluxo contínuo são oriundas
do Cólon
As práticas de educação em saúde são amplamente fomentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisas no Brasil apontam significativas contribuições para a atenção à saúde de indivíduos, famílias e coletividade. Dadas as afirmativas sobre os cuidados pelo enfermeiro ao indivíduo com Diabetes Mellitus tipo 2,
I. Orienta sobre fatores de risco como úlceras e amputações prévias.
II. Realiza grupos de apoio para o autocuidado e qualidade de vida.
III. Promove ações educativas para reforçar hábitos de vida saudáveis.
IV. Auxilia na compreensão da doença, tratamento, controle e adesão à terapêutica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
De acordo com as Medidas de Prevenção de Infecção relacionadas à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), recomenda-se que a troca do sistema fechado de aspiração em acesso venoso por cateter periférico deve ser trocado quando houver sujidade, mau funcionamento, ou ainda, mesmo sem estas intercorrências, em rotina conforme orientação da ANVISA.
Dessa forma, a rotina deve contemplar um intervalo de troca de
quantas horas?
Agravos que acometem homens na faixa etária dos 25 aos 59 anos integram a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Nessa perspectiva, a enfermagem assume um papel primordial na inclusão dos homens nos serviços de saúde. Uma das ferramentas disponibilizadas para o enfermeiro cuidar dessa população na sua integralidade é a Sistematização da Assistência de Enfermagem/SAE.
Um paciente de 58 anos chega na atenção primária com queixa principal de dificuldade para urinar; o enfermeiro, ao realizar a consulta de enfermagem, detecta dois diagnósticos de enfermagem: 1) Adaptação prejudicada, evidenciada por ausência de preocupação com hábitos de vida saudáveis. 2) Eliminação urinária prejudicada, evidenciada por jato urinário com esforço e fino. Para o segundo diagnóstico, dadas as prescrições,
I. Encorajar atitudes para mudança dos hábitos deletérios à saúde.
II. Seguir orientações de mudanças de hábitos de vida e prescrição medicamentosa.
III. Observar frequência, características e volume da urina.
IV. Orientar eliminar urina sempre que sentir vontade.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
A figura apresenta uma máscara de Venturi indicada para fornecer
oxigênio em fluxos programados, que foi selecionada para ser
instalada em um paciente com padrão respiratório alterado – SpO2
de 74%. O enfermeiro já havia separado a máscara e a válvula de
cor branca correspondente com a prescrição médica. Dessa forma,
é preciso acabar de preparar o material para realizar o procedimento
que deverá ser registrado após sua realização. Conforme a
literatura, cada válvula corresponde a uma cor. Assim, a cor branca
corresponde a uma oferta de quantos %?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, os casos de hanseníase são elevados e também destacam-se na população de menores de 15 anos. Considerada uma doença crônica e de investigação obrigatória no Brasil, também dispõe de intervenções realizadas pelo profissional enfermeiro. Dadas as afirmativas em relação à atuação do enfermeiro no atendimento ao adolescente com hanseníase,
I. Na etapa de investigação do processo de enfermagem, buscam-se informações sobre a capacidade do adolescente para o autocuidado.
II. Na realização do exame físico, o estesiômetro é recomendado para realização do teste de sensibilidade dos olhos.
III. Intervenções de enfermagem podem ser relacionadas ao alívio da dor aguda, estabilização da integridade da pele e adesão ao tratamento pelo adolescente.
IV. O processo de educação em saúde desenvolvido com o adolescente deve incluir também a família e espaços de convivência social, a fim de combater o estigma relacionado à doença e o isolamento social.
verifica-se que está(ao) correta(s) apenas
A avaliação clínica pelo enfermeiro deve ser permeada pela abordagem da clínica ampliada para compreender o indivíduo em sua integralidade contextual e social, fatores determinantes e condicionantes relacionados à saúde e à doença. Para tanto, esse profissional utiliza conhecimentos técnico-científicos e instrumentos para avaliação. A figura representa qual instrumento que se baseia na teoria sistêmica para analisar o contexto psicossocial do indivíduo, família e doença e que permite a continuidade do cuidado?