Questões de Concurso Público UFAL 2019 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 23 questões

Q1021446 Psiquiatria

O abandono do tratamento é um problema frequente para profissionais que lidam com transtornos mentais. Ao utilizarem-se medicações para auxiliar no manejo desses transtornos deve-se estar atento aos efeitos adversos desses fármacos, o que poderia justificar e favorecer a descontinuidade do acompanhamento médico, permitindo a ocorrência de agudização do quadro.


Sobre os de efeitos colaterais de psicotrópicos é correto afirmar:

Alternativas
Q1021447 Psiquiatria
O Sistema Único de Saúde (SUS) é tido como um modelo mundial de sistema de saúde pública em decorrência de seus princípios, que permitem a acessibilidade de todos os cidadãos aos seus serviços. Foi criado pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela lei 8080/90 e inspirado no sistema de saúde britânico, Nacional Health Service.
De acordo com seus princípios pode-se afirmar:
Alternativas
Q1021448 Psiquiatria

As escalas de avaliação psiquiátricas permitem que informações coletadas ao longo do tempo por profissionais diferentes sejam padronizadas. Também são uteis em avaliar a melhora de um paciente ao longo do tempo, auxiliando no tratamento, definindo um diagnóstico e identificando condições comórbidas.


Marque a alternativa que exibe conceitos corretos acerca das escalas psiquiátricas.

Alternativas
Q1021449 Psiquiatria

O diagnóstico em psiquiatria é fundamentado em observações clínicas de sinais e sintomas agrupados em transtornos ou síndromes, com o objetivo final de aprimorar os esforços de tratamento e prevenção. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em sua 5º edição (2014) trouxe algumas mudanças na classificação dos transtornos mentais.


Acerca dessas mudanças é correto afirmar:

Alternativas
Q1021450 Psiquiatria

A esquizofrenia é composta por um grupo heterogêneo de pacientes, com apresentações clínicas, respostas ao tratamento e prognóstico variáveis. Denota um dos transtornos mentais mais graves, tendo sido estudada desde o século XIX, porém sua etiopatogenia ainda não foi completamente esclarecida.


Sobre a história da esquizofrenia pode-se afirmar:

Alternativas
Q1021451 Psiquiatria

O transtorno depressivo maior (TDM) configura-se como a doença mental mais prevalente do mundo ao longo da vida. O indivíduo com depressão provoca danos pessoais, familiares e sociais e potencializa o risco de suicídio. Fatores como sexo, idade, estado civil, condição socioeconômica e cultural pode influenciar para o aparecimento dessa afecção.


Com relação ao TDM, qual alternativa está correta?

Alternativas
Q1021452 Psiquiatria

O medo e a ansiedade são sinais de alerta, porém diferentemente deste a ansiedade representa uma resposta interpretada como ameaça a um objeto desconhecido, vago ou interno, podendo ser fisiológica ou não. Os transtornos de ansiedade frequentemente são associados a comorbidades, são crônicos e resistentes a tratamento.


Com relação à epidemiologia dos transtornos de ansiedade marque a afirmativa correta.

Alternativas
Q1021453 Psiquiatria

Sísifo é um personagem da mitologia grega que foi condenado à tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha de modo que chegando ao topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo, fazendo-o reiniciar o árduo trabalho eternamente, a semelhança do que ocorre em um paciente com transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Esse transtorno traz grande sofrimento à vida da pessoa, consome tempo e interfere em sua rotina.


Acerca do TOC e transtornos relacionados pode-se afirmar:

Alternativas
Q1021454 Psiquiatria

O sono é regulado por diversos mecanismos, quando há uma desorganização de algum dos sistemas ocorrem os transtornos do sono. Atualmente já foi demonstrada a importância de um sono reparador não só para a saúde mental do paciente, como para as áreas cardíacas e endócrinas, por exemplo, sendo os transtornos do sono associados à ocorrência de AVC, hipertensão e insuficiência cardíaca.


Relativo à insônia é alegar:

Alternativas
Q1021455 Psiquiatria

Em 1884, Freud realizou um estudo sobre os efeitos farmacológicos da cocaína defendendo seu uso para cura de doenças e em 1903 esse estimulante passou a ser utilizado como princípio ativo da Coca-Cola®. Desde então a cocaína vem sendo consumida de todo desenfreado, tornando-se uma questão de saúde pública devido a problemas legais, psiquiátricos e sociais associados a esse uso.


Qual alternativa está correta a respeito do transtorno por uso de estimulantes?

Alternativas
Q1021456 Psiquiatria

O diagnóstico em psiquiatria possui o mesmo valor e importância de outras especialidades médicas. Sem um diagnóstico psicopatológico realizado com excelência não se pode conhecer e nem compreender o paciente e seu sofrimento, tampouco definir a terapêutica apropriada.


Sobre a anamnese e exame mental do paciente psiquiátrico, pode-se afirmar:

Alternativas
Q1021457 Psiquiatria

Nos setores de emergência psiquiátrica diagnósticos comuns são transtornos do humor, esquizofrenia e dependência de álcool. O principal objetivo é avaliar o mais rapidamente um paciente em crise, fazendo-se necessário fazer um diagnóstico inicial, identificar fatores precipitantes, necessidades imediatas e iniciar o tratamento adequado.


A respeito das emergências psiquiátricas marque a alternativa correta.

Alternativas
Q1021458 Psiquiatria

O uso de terapias convulsivas para o tratamento de transtornos psiquiátricos data do fim dos anos 1700. Inicialmente a cânfora era utilizada para induzir a convulsão e posteriormente foi introduzida a corrente elétrica com a mesma finalidade. Muito estigma se criou ao redor desse tipo de terapia, porém este é bastante eficaz quando corretamente indicado.


Com relação às indicações e mecanismos de ação da eletroconvulsoterapia (ECT) pode-se afirmar:

Alternativas
Q1021459 Psiquiatria

A deficiência intelectual, anteriormente denominada retardo mental, pode ser causada por diversos fatores genéticos e ambientais, resultando assim em uma miscelânea de deficiências sociais e cognitivas. Para sua definição diagnóstica essas limitações devem estar presentes antes dos 18 anos de idade, envolvendo não só o desempenho intelectual como o comportamento adaptativo.


Quanto à deficiência intelectual é correto afirmar:

Alternativas
Q1021460 Psiquiatria

Personalidade caracteriza-se por padrões de adaptação únicos em exposição a ambientes internos e externos os quais estão em constante transformação. Os transtornos de personalidade definem padrões contínuos de experiência interna associados a comportamentos que se desviam intensamente das expectativas da cultura da pessoa.


Marque a alternativa correta em relação aos transtornos de personalidade.

Alternativas
Q1021461 Psiquiatria

Até a década de 80 as crianças com sintomas do transtorno do espectro autista geralmente eram diagnosticadas como esquizofrenia infantil até que se tornou evidente que se tratavam de enfermidades psiquiátricas distintas. O transtorno do espectro autista engloba crianças com problemas na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos.


Sobre o autismo assinale a afirmativa verdadeira.

Alternativas
Q1021462 Psiquiatria

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem como particularidade um padrão de redução acentuada no nível de atenção e uma amplificação na hiperatividade ou impulsividade. O DSM-5 trouxe algumas mudanças para realizar o diagnóstico desse transtorno.


Qual a afirmativa está correta a respeito do TDAH?

Alternativas
Q1021463 Psiquiatria

A expectativa de vida aumentou consideravelmente no mundo inteiro nas últimas décadas e com isso, houve um crescimento importante da população idosa. Há uma clara relação entre boa saúde física e boa saúde mental nessa parcela da população, estando os problemas crônicos correlacionados a questões emocionais.


Acerca da psiquiatria geriátrica pode-se afirmar:

Alternativas
Q1021464 Psiquiatria

A bupropiona foi sintetizada em 1969 nos Estados Unidos é uma medicação relativamente nova, com diversas indicações clínicas e um perfil de efeitos adversos suficientemente seguro. Pode ser utilizada no tratamento da depressão, interrupção do tabagismo, transtorno bipolar, dentre outros.


Com relação a essa medicação é correto alegar:

Alternativas
Q1021465 Psiquiatria

Você está no acolhimento do serviço 24 horas do CAPS AD e recebe para tal procedimento um paciente de 35 anos, sexo masculino, em situação de rua, o qual faz uso de crack, com relato de tosse produtiva, sudorese noturna e febre há mais de 3 semanas. Este paciente convive com uma mulher com as mesmas características de uso de drogas, porém assintomática.


Acerca do caso clínico acima marque a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: B
5: D
6: E
7: C
8: C
9: A
10: D
11: D
12: B
13: E
14: C
15: A
16: E
17: C
18: B
19: D
20: D