Questões de Concurso Público IF-AL 2023 para Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 23 questões

Q2429445 Engenharia Elétrica

Edificações públicas, através de projetos de desenvolvimento de inovação e pesquisa (P&D), podem ter bônus na sua fatura de energia elétrica, a partir da microgeração distribuída e de sua conexão ao sistema de distribuição on-grid. Uma edificação pública foi interligada ao sistema de distribuição e produz, através da energia solar fotovoltaica, um percentual de sua energia consumida. O memorial de consumo e produção de energia elétrica ao longo de 4 meses é mostrado na tabela, a partir do primeiro mês após a sua instalação.

Mês

Consumo (kWh)

Injetado (kWh)

Energia excedente (kWh)

Créditos Acumulados

Créditos Utilizados

Consumo Faturado (kWh)

JAN

700

800

100

100

0

100

FEV

600

500

0

100

0

(I)

MAR

700

650

0

100

(II)

(III)

ABR

700

1.000

0

0

100

(IV)

Os valores em kWh que preenchem, respectivamente, os campos (I), (II), (III) e (IV) são:

Alternativas
Q2429449 Engenharia Elétrica

A análise de projetos elétricos, após o seu recebimento, precisa ser realizada com bastante atenção, conhecendo as principais normas, especificações, documentações, dentre outros, para identificar possíveis inconsistências. Nesse contexto, dadas as afirmativas,


l. Ao receber um projeto elétrico para análise, itens como diagramas unifilares, distribuição de circuitos, demanda, memorial de cálculo do projeto, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável pelo projeto são indispensáveis e devem constar nos documentos a serem analisados.

Il. Em uma planilha orçamentária, os itens ou insumos devem estar identificados com: unidade, quantidade, preço unitário e total. Itens como condutores, equipamentos elétricos, disjuntores, caixa de distribuição, conduletes, eletrodutos, tomadas e lâmpadas fazem parte do quantitativo elétrico de um projeto.

III. O termo de referência, também chamado de projeto básico, é o documento em que o requisitante esclarece aquilo que realmente precisa, trazendo a definição do objeto e os demais elementos necessários à sua perfeita contratação e execução, não estando o orçamento incluso nesse termo.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2429450 Engenharia Elétrica

O Autocad®, uma das ferramentas da Autodesk®, é essencial na construção de diagramas unifilares, obrigatórios nos projetos elétricos que são entregues às distribuidoras de energia elétrica, para análise, aprovação, autorização, execução do projeto e preparação da carga para a interligação à rede e posterior solicitação de vistoria para levar os condutores do ramal de ligação ao cliente. Na figura, tem-se um recorte da parte de um quadro coletivo que será conectado à concessionária local, que contém as características elétricas, como condutores e ramais.


Imagem associada para resolução da questão


Acerca da ilustração, pode-se afirmar que

Alternativas
Q2429451 Engenharia Elétrica

A interligação de sistemas de unidades consumidoras ao sistema de distribuição depende da natureza da edificação. Por exemplo, uma unidade consumidora educacional será interligada ao sistema por meio de uma subestação aérea, com transformador próprio de 225 kVA. A concessionária local pede, dentre outros, documentos que contêm as características da edificação quanto à localização, carga instalada, modalidade tarifária, descrição do quadro de cargas, detalhando seus fatores de demanda e potência, e, por fim, o layout em AutoCAD® da interligação da unidade consumidora à rede concessionária de energia elétrica, com os detalhes da subestação aérea, como as cotas dos afastamentos mínimos de segurança. No recorte do poste de transformação do cliente a ser atendido, conforme exigência, é ilustrado um dos itens contidos em uma distribuidora para a unidade consumidora em questão, com alguns itens obrigatórios e enumerados no desenho extraídos da norma de distribuição.


Imagem associada para resolução da questão


Os itens listados de 1 a 5 na figura são, respectivamente,

Alternativas
Q2429453 Engenharia Elétrica

Na microgeração distribuída, através da geração de energia solar, é essencial ao projetista ter o conhecimento de todos os componentes envolvidos no processo, desde a geração, conexão com cliente e alinhamento do padrão de entrada à distribuída. O inversor de frequência nos sistemas on-grid é o equipamento que faz a conversão de energia elétrica contínua (CC), gerada pelos painéis, em energia elétrica alternada (CA), para ser entregue e conectada no lado do cliente, e, eventualmente, ser devolvida à distribuidora de energia elétrica. A figura ilustra o diagrama unifilar em que são destacados os elementos envolvidos no processo de microgeração distribuída.


Imagem associada para resolução da questão


Dadas as afirmativas sobre o diagrama unifilar,


I. O inversor possui 3 strings. Na entrada Maximum Power Point Tracking (MPPT3) podem ser associados em série 15 painéis fotovoltaicos de acordo com a configuração individual dos painéis.

II. Os condutores do ponto A são levados da saída do inversor de frequência até o barramento CA, possuindo bitolas distintas dos condutores advindos do medidor bidirecional até o quadro de cargas.

III. Os condutores de aterramento indicado em B devem ter bitola de 10 mm2, em borracha etileno-propileno (EPR), e 1,5 kV.

IV. A tensão do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS), instalado entre o disjuntor tripolar de 63 A e o quadro de distribuição do cliente, deveria ter tensão superior a 280 V e, se o cliente for atendido em ramal trifásico, alimentado em 380 V entre fases.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2429454 Engenharia Elétrica

Os conversores de corrente contínua em corrente alternada são denominados inversores de frequência. São bastante utilizados para acionamento de cargas, como motores de indução trifásicos, com o objetivo de ter uma variação de amplitude da tensão e frequência, permitindo que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a necessidade do uso de meios mecânicos como polias, válvulas, dentre outros. Nas figuras, a carga é alimentada a partir de um inversor de frequência com sequência positiva (ABC).


Figura 1. Configuração na entrada/saída do inversor de frequência.


Imagem associada para resolução da questão


Figura 2. Tensão de linha na carga em cada ciclo.


Imagem associada para resolução da questão


Na figura 2, são observadas as tensões de linha no motor trifásico, ou seja, na saída do inversor. No ciclo (1), as chaves que estão conduzindo são, respectivamente,

Alternativas
Q2429455 Engenharia Elétrica

Na seleção de materiais elétricos para diversas aplicações na eletricidade, devem ser consideradas as suas características. Logo, o conhecimento sobre as propriedades físicas e sobre as características técnicas se torna essencial na escolha dos materiais, sejam eles isolantes ou condutores elétricos. A respeito dos materiais elétricos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429456 Engenharia Elétrica

O domínio das grandezas elétricas é de grande importância para os profissionais de todas as áreas da Engenharia. A partir delas, pode-se ter noção, por exemplo, da máxima corrente demandada em circuitos elétricos de indústrias, comércios e residências. Nesse sentido, considere 3 estufas secadoras monofásicas, com características resistivas, ligadas a uma indústria com tensão nominal de fase de 220 Volts e de linha de 380 Volts. Os equipamentos têm potências de 1100 Watts, 4400 Watts e 6600 Watts. A corrente total demandada pelas máquinas, as correntes individuais de cada uma delas e a resistência equivalente dessa associação em paralelo é, respectivamente, de

Alternativas
Q2429457 Engenharia Elétrica

Em circuitos de corrente alternada, existem três tipos diferentes de potências com características próprias, que se relacionam a partir do triângulo de potências. Dadas as afirmativas quanto às potências ativa, reativa e aparente,


I. A potência aparente pode ser calculada pela soma dos quadrados das potências ativa e reativa.

II. A potência ativa, também conhecida como potência média, é aquela que realiza um trabalho útil numa determinada carga, ou seja, é aquela que é convertida da forma elétrica para formas não-elétricas.

III. A potência reativa é a potência elétrica trocada entre a fonte que alimenta um circuito com seus indutores e/ou capacitores.

IV. O fator de potência é calculado a partir da divisão da potência ativa pela potência reativa. A partir dele, pode-se analisar como é a composição das potências de uma determinada carga.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q2429458 Engenharia Elétrica

A realização de medições de grandezas elétricas é de extrema importância na análise de carga para fins de eficiência energética nas instalações elétricas de indústrias e comércios. Dadas as afirmativas quanto à correção do fator de potência,


l. Haverá uma ampliação na capacidade dos transformadores.

Il. Ocorrerá uma redução de perdas por efeito Joule (perda de energia por aquecimento).

III. Existirá uma redução da potência reativa das máquinas do cliente.

IV. Acontecerá melhoria nos níveis de tensão.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q2429459 Engenharia Elétrica

No âmbito das análises de eficiência energética em instalações elétricas, além da substituição de equipamentos por outros mais eficientes, a escolha de uma tarifa adequada ao consumo e à demanda da empresa pode resultar numa importante redução de custos ao cliente. Dadas as afirmativas acerca da tarifação de energia elétrica,


I. A tarifa horária verde se caracteriza por ter uma tarifa única para demanda e duas tarifas para consumo, sendo uma para o posto tarifário de ponta e a outra para o posto tarifário fora de ponta.

Il. A tarifa horária azul se caracteriza por ter dois postos tarifários (ponta e fora de ponta), tanto na demanda quanto no consumo.

III. A modalidade tarifária branca é caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia de acordo com as horas de utilização do dia, sendo segmentadas nos postos tarifários ponta, intermediário e fora de ponta.

IV. Consumidores que se enquadram no subgrupo A3 podem escolher se desejam ser faturados pela tarifa horária verde ou azul.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2429460 Engenharia Elétrica

O banco de capacitores é um equipamento que permite a correção do fator de potência em instalações elétricas. O excesso de reativos pode resultar em diversas desvantagens para o cliente e para as distribuidoras de energia. Nesse sentido, considere que uma determinada indústria tem uma carga de 40 kW com um fator de potência indutivo de 0,8. Qual o banco de capacitores necessário para tornar o fator de potência unitário?

Alternativas
Q2429461 Engenharia Elétrica

Com relação aos sistemas fotovoltaicos, dois tipos de módulos vêm sendo disponibilizados mais comumente no mercado, são os módulos monofaciais e bifaciais. Assinale a alternativa que apresenta as características desses módulos.

Alternativas
Q2429462 Engenharia Elétrica

O projeto luminotécnico é essencial para o correto planejamento da iluminação dos ambientes. Em relação aos principais conceitos envolvidos na área de luminotécnica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429463 Engenharia Elétrica

Os motores elétricos são máquinas que recebem energia elétrica da rede e fornecem energia mecânica no seu eixo. Durante os primeiros segundos, após sua ligação, o motor absorve uma corrente bem acima da nominal, o que pode causar interferência no funcionamento de equipamentos instalados no mesmo sistema devido à queda de tensão excessiva, além da necessidade de superdimensionar os sistemas de proteção, com consequente aumento de custos. Em relação aos diferentes tipos de acionamento de motores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429465 Engenharia Elétrica

O projeto de instalação elétrica é uma etapa de extrema importância para a obra de uma edificação. A instalação elétrica deve garantir aos seus usuários condições adequadas de segurança, funcionalidade, capacidade de reserva e acessibilidade. O projeto elétrico geralmente usa como base a planta baixa de uma edificação, mas, em alguns casos, cortes laterais são necessários para haver um melhor detalhamento das instalações entre andares diferentes.


Imagem associada para resolução da questão


Cavalin & Cervelin, Instalações Elétricas Prediais, Ed. Érica.


Os condutores do circuito 1 que devem estar presentes entre os dois interruptores paralelos, conforme a figura, são:

Alternativas
Q2429467 Engenharia Elétrica

Em relação aos tipos de manutenção preventiva, corretiva e preditiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429468 Engenharia Elétrica

Condutores elétricos sofrem os efeitos térmicos quando da passagem de corrente por eles. Um bom dimensionamento dos condutores permite que as correntes necessárias aos equipamentos de uma instalação circulem nos circuitos sem causar danos a seus condutores. Mesmo assim, os circuitos não estão imunes a falhas nos equipamentos ou a sobrecargas. Acerca dos dispositivos de proteção das instalações elétricas de baixa tensão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429469 Engenharia Elétrica

De acordo com a norma ABNT: NBR 14039, dadas as afirmativas quanto às instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV,


I. Essa norma não se aplica às instalações elétricas de concessionários de serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no exercício de suas funções em serviço de utilidade pública.

Il. Essa norma aplica-se às instalações novas, às reformas em instalações existentes e às instalações de caráter permanente ou temporário.

III. A proteção contra choques elétricos deve ser prevista pela aplicação das medidas especificadas em proteção contra contatos diretos e indiretos.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2429470 Engenharia Elétrica

O correto dimensionamento dos condutores e de seus disjuntores de proteção permite um uso seguro da energia elétrica. Aplicando o método de capacidade de condução de corrente descrito na norma ABNT: NBR 5410, dimensione a seção nominal dos condutores e do disjuntor de um circuito terminal, cujas características são: circuito trifásico a quatro fios (3F+N) de 380 V com condutores de cobre com isolação em borracha etileno-propileno (EPR), instalados em eletroduto aparente, com temperatura ambiente de 35 ºC, alimentando uma carga trifásica equilibrada com demanda máxima de 22 KW e fator de potência de 0,80 indutivo. No mesmo eletroduto usado há outro circuito. Empregue os fatores de correção necessários dados nas tabelas A e Be as informações de capacidade de corrente dadas na Tabela C.


Tabela A: Fatores de correção para temperatura

°C

PVC

EPR ou XLPE

25

1,06

1,04

35

0,94

0,96

40

0,87

0,91


Tabela B: Fatores de correção para agrupamento de circuitos


Número de circuitos

1

2

3

4

5

6

1,0

0,8

0,7

0,65

0,6

0,55

Tabela C: Capacidade de condução de corrente em ampéres

Seção nominal (mm2)

2 condutores carregados

3 condutores carregados

10

57

50

16

76

68

25

101

89

35

125

110

Tabela D: Disjuntores disponíveis no mercado

Correntes nominais

32 A

40 A

50 A

63 A

70 A

80 A

100 A

125 A

A seção nominal dos condutores e a corrente nominal do disjuntor é de, respectivamente,

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: D
6: E
7: D
8: A
9: B
10: B
11: B
12: B
13: D
14: B
15: E
16: D
17: E
18: A
19: E
20: B