Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Engenheiro Clinico

Foram encontradas 29 questões

Q2244937 Engenharia Biomédica
O Acelerador Linear é um equipamento para tratamento de câncer por radioterapia, que utiliza radiação ionizante de forma direcionada para destruir células de um tumor ou impedir seu crescimento. Dadas as afirmativas acerca da geração da radiação ionizante no acelerador linear,
I. Não utiliza elementos radioativos na geração, utilizando a conversão de energia elétrica para esse fim.
II. Utiliza fontes de radiação do tipo Irídio 192, inseridas próximo ao tumor para uma ação localizada.
III. Utiliza fontes de radiação do tipo Césio em conjunto com um colimador.
IV. Há possibilidade de controle dos níveis de radiação a serem utilizados no tratamento.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Q2244938 Engenharia Biomédica
Sobre a importância da segurança do paciente para a garantia da segurança hospitalar como um todo, e, considerando-se os contextos internacional e nacional, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2244939 Engenharia Biomédica
Após a renovação do parque de equipamentos médicos das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) de um hospital, o setor de engenharia clínica verificou a necessidade de montagem de estoque de alguns acessórios necessários ao funcionamento dos monitores multiparamétricos, conforme tabela.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se as informações dispostas, dadas as afirmativas acerca da aquisição dos acessórios,
I. Poderá ser enquadrada no procedimento de dispensa de licitação de baixo valor.
II. Deverá ser realizada por meio de pregão eletrônico.
III. Poderá ser concretizada por meio de inexigibilidade de licitação, a ser firmada junto ao fornecedor dos equipamentos.
IV. O hospital poderá utilizar registros de preços vigentes e geridos por outros órgãos.
verifica-se que estão corretas apenas
Alternativas
Q2244940 Engenharia Biomédica
Após a ocorrência de falhas seguidas em diferentes ventiladores pulmonares nos testes de operação previstos no Plano de Manutenção Preventiva, conforme recomendado pelo fabricante, foi verificado pelo técnico de manutenção que os misturadores do tipo blender estavam danificados, inclusive em equipamentos novos e com poucas horas de uso em pacientes.
Dado início ao processo de análise de falhas, foram realizadas inspeções no local de operação dos equipamentos, onde foram levantadas as seguintes informações:
.  pressão do ar comprimido no ponto de consumo: 5.5 kgf/cm² .  pressão do oxigênio no ponto de consumo: 5 kgf/cm²
Em análise aos registros dos equipamentos, foi constatado que os planos de manutenção, da calibração e de validação dos equipamentos encontravam-se regulares até o momento da identificação das falhas.
Em entrevista junto aos profissionais da área assistencial, foi relatado por um dos técnicos de enfermagem que, por vezes, os equipamentos foram conectados aos postos de gases medicinais com as válvulas reguladoras de pressão, as quais variam de 0 a 6 kgf/cm², totalmente abertas, e, somente após alguns segundos, as válvulas eram reguladas para a pressão de operação. Por fim, verificadas as recomendações do fabricante estampadas na carcaça do equipamento, verificou-se que a pressão máxima do fornecimento de gases medicinais é de 3,5 kgf/cm².
Assim, considerando-se as informações obtidas na análise de falhas, o dano foi causado por 
Alternativas
Q2244941 Engenharia Biomédica
Após um paciente ser submetido a um exame de raios-x é gerada uma imagem em um filme radiológico (imagem radiográfica convencional), em um cassete (imagem radiográfica digitalizada) ou em uma placa detectora digital (imagem radiográfica digital).
A evolução tecnológica tem permitido significativos avanços nos sistemas de captura de imagens médicas, e as imagens radiográficas digitais estão cada vez mais sendo utilizadas devido ao menor custo de produção, à possibilidade de tratamento para redução de artefatos com aplicação de filtros, ao menor tempo para visualização, à facilidade de armazenamento e por não produzirem resíduos agressores ao meio ambiente.
Em se tratando de sistemas de imagens digitais, armazenamento, gerenciamento de imagens e fácil acesso para avaliação e emissão de laudos, qual das alternativas apresenta o sistema que possibilita tais atividades? 
Alternativas
Q2244942 Engenharia Biomédica
Após o recebimento de demanda proveniente do serviço de nefrologia para a aquisição de novas máquinas de diálise, o setor de engenharia clínica deu provimento à abertura de documento de formalização de demanda e de designação de Equipe de Planejamento da Contratação (EPC) com o objeto: “Aquisição de 08 (oito) máquinas de hemodiálise para o serviço de nefrologia.”
Na etapa de pesquisa de mercado dos Estudos Técnicos Preliminares, a EPC identificou as diferentes contratações realizadas nos últimos 12 meses por outros órgãos que continham o mesmo objeto, porém utilizados diferentes métodos de contratação, resumidas conforme tabela. Tipo de Contratação Quantidade de Processos Aquisição 02 Aluguel 08 Comodato 03
Imagem associada para resolução da questão

Dado o resultado da pesquisa de mercado, a EPC deverá: 
Alternativas
Q2244943 Engenharia Biomédica
A pesquisa de preços é uma etapa obrigatória da fase interna das licitações públicas, e é essencial na definição do preço estimado da compra, além de ser definitiva para o sucesso ou fracasso da aquisição.
No momento da pesquisa de preços para aquisição de equipamentos de ultrassonografia, uma equipe de planejamento da contratação providenciou uma consulta ao painel de preços, na qual foram selecionadas as aquisições similares feitas pela administração pública: 
Imagem associada para resolução da questão

Dadas as afirmativas acerca do resultado da pesquisa de preços relatado,
I. Para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como é o caso, as cotações devem ser realizadas diretamente com fornecedores.
II. A pesquisa é inválida, pois, apesar da similaridade, há incompatibilidade entre os objetos que impactam nos valores das aquisições.
III. O método para cálculo do valor estimado está incorreto, pois se deve considerar o menor preço da pesquisa.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2244944 Engenharia Biomédica
Conforme a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 509, de 27 de maio de 2021, o gerenciamento de tecnologias em saúde, e, consequentemente, o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde (PGTS), contemplam quais tecnologias? 
Alternativas
Q2244945 Engenharia Biomédica
A segurança, a identificação e o acesso de pessoas em ambientes de Ressonância Magnética (RM) são temas de grande preocupação para os estabelecimentos assistenciais de saúde, devido ao constante risco de ocorrerem eventos adversos associados ao campo magnético gerado pelas bobinas do magneto dos equipamentos de RM. O procedimento de segurança para o “desligamento” do campo magnético de um equipamento de RM é o Quenching que consiste em 
Alternativas
Q2244946 Engenharia Biomédica
Dadas as contratações que precisam ser formalizadas pelo Setor de Engenharia Clínica:
I. manutenção preventiva e corretiva de equipamento de hemodinâmica no valor anual de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e com fornecedor que detém carta de exclusividade dos serviços;
II. manutenção preventiva e corretiva de ventiladores pulmonares das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no valor anual de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);
III. aquisição de acessórios de equipamentos médicos em geral e classificáveis como bens comuns;
IV. aquisição de equipamento médico-hospitalar importado.
Considerando a Lei nº 14.133/2021, nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos; o Decreto nº 11.317/2022 que atualiza os valores estabelecidos na Lei nº 14.133/2021; e o Decreto nº 10.024/2019 que regulamenta o Pregão Eletrônico, assinale a alternativa correta que traz formatos corretos para cada uma das quatro contratações, respectivamente. 
Alternativas
Q2244947 Engenharia Biomédica
A Lei n° 14.133/2021 consolidou diversas inovações ao campo das contratações realizadas pela administração direta. Dentre essas inovações, está a obrigatoriedade da elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP), inclusive com definição do conteúdo básico a ser abordado. Com vistas à legislação aplicável ao Estudo Técnico Preliminar, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2244948 Engenharia Biomédica
Para que um setor de Engenharia Clínica obtenha sucesso na realização de suas atividades, que traduza confiabilidade para a equipe médico-assistencial, é primordial a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Equipamentos Médicos (PGEMH). O PGEMH é parte integrante do Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde (PGTS) que passou a ser obrigatório com a publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 509, de 27 de maio de 2021.
Dadas as afirmativas acerca da RDC nº 509/2021,
I. O estabelecimento de saúde deve designar profissional com nível de escolaridade superior, com registro ativo junto ao seu conselho de classe, quando couber, para exercer a função de responsável pela elaboração e pela implantação do plano de gerenciamento de cada tecnologia utilizada na prestação de serviços de saúde.
II. O plano de gerenciamento deve ser único, abrangendo todas as tecnologias utilizadas pelo serviço de saúde e deve estar disponível para consulta sob solicitação da autoridade sanitária competente.
III. A execução das atividades de cada etapa do gerenciamento não pode ser terceirizada, haja vista uma possível existência de conflitos de interesses.
IV. O registro sistemático da execução das atividades é obrigatório apenas para os equipamentos médicos.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2244949 Engenharia Biomédica
Para o gerenciamento da manutenção de parques com grande quantidade e diversidade de equipamentos, é considerada essencial a aplicação de sistemas computadorizados do tipo CMMS (Computerized Maintenance Management System – Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado). O uso desses sistemas traz eficiência ao processo de manutenção, baseado principalmente no/a 
Alternativas
Q2244950 Engenharia Biomédica
Os equipamentos de suporte à vida, como ventilador pulmonar, carros de anestesia, bombas de infusão, entre outros, dependem de um fornecimento de energia elétrica ininterrupto para que seu funcionamento não cause perigo aos pacientes. Uma das estratégias utilizadas pelos fabricantes para manutenção desse fornecimento de energia, independente de fontes externas, é a inclusão de baterias de emergência nesses equipamentos. Durante a manutenção preventiva de um ventilador pulmonar, verificou-se a necessidade de substituição de sua bateria, que tem as seguintes características básicas:   
Imagem associada para resolução da questão

Após realizar uma pesquisa de mercado, foi verificado pelo setor de Engenharia Clínica que a bateria original do equipamento foi descontinuada e não está mais disponível para compra. Assim, a alternativa adotada pelo setor de engenharia clínica foi a montagem de uma nova bateria, composta por um conjunto de células:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se as informações fornecidas, qual será a correta configuração do novo conjunto de baterias? 
Alternativas
Q2244951 Engenharia Biomédica
O sistema de videoendoscopia eletrônica como conhecemos hoje é fruto de uma evolução de aproximadamente 200 anos, e, a cada ano, esse sistema é aprimorado. Recentemente, foi apresentada por um fabricante uma ferramenta de reconhecimento de padrões que utiliza inteligência artificial para identificar precocemente, e de forma sugestiva, células cancerígenas em alta resolução. Segundo os desenvolvedores, tal ferramenta ajuda o médico endoscopista a ampliar seu campo de visão, permitindo uma maior acurácia do diagnóstico. Concomitantemente, os processos de limpeza, de desinfecção e de armazenamento de videoendoscópios (reprocessamento) também passaram por evolução, sendo possível hoje termos um processo automatizado. Acerca dos processos de limpeza, de desinfecção e de armazenamento dos videoendoscópios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2244952 Engenharia Biomédica
Dentre as técnicas de aquisição de imagens de estruturas de órgãos e de tecidos para auxílio no diagnóstico de doenças e na medicina preventiva, a do ultrassom é uma das mais difundidas e utilizadas. Essa facilidade de utilização se dá pelas diversas aplicabilidades dessa técnica e pelo fato de não existirem contraindicações, podendo inclusive ser utilizada em gestantes. Dadas as afirmativas em relação ao princípio de funcionamento dos ultrassons,
I. A faixa de frequência utilizada em ultrassonografia diagnóstica varia em torno de 0,5 mhz e 20mhz, com intensidades baixas variando entre 10 mw/cm2 e 1 w/cm2 .
II. Quanto maior a frequência empregada no ultrassom maior é a profundidade alcançada.
III. O modo B (brilho) proporciona imagens bidimensionais de seções anatômicas, por isso ele é muito utilizado em obstetrícia em que as variações de crescimentos fetais, anormalidades estruturais e orientação de estruturas podem ser verificadas sem exposição do feto às radiações ionizantes.
IV. O modo M (movimento) não é utilizado para mensurações cardíacas e detecção de anormalidades nos movimentos de abertura e de fechamento das válvulas cardíacas.
V. Os transdutores são os componentes responsáveis pela conversão da excitação elétrica em um campo acústico e/ou pela conversão da pressão sonora em sinal elétrico.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Q2244953 Engenharia Biomédica
O aparelho de raios-x é um equipamento cuja presença em serviços de urgência e de emergência de um estabelecimento assistencial de saúde é primordial. As equipes médicas quando admitem um paciente em um desses serviços costumam solicitar, em sua maioria, exames de raios-x para complementar a avaliação dos pacientes, em conjunto com outros exames. A figura representa um aparelho de raios-x com seus componentes básicos numerados.  
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de identificação desses componentes. 
Alternativas
Q2244954 Engenharia Biomédica
O Sistema de TAGs, ou etiquetas, é largamente utilizado na organização de parques de equipamentos e outros ativos manuteníveis.
Dadas as afirmativas sobre tagueamento de ativos,
I. Consiste na atribuição de um código para cada ativo, podendo haver mais de um ativo com o mesmo código.
II. Proporciona o rastreamento de ativos dentro da planta, com rápida identificação de ativos fora de sua localidade.
III. Favorece a criação de um histórico do ativo, inclusive, relacionado à identificação de falhas recorrentes.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2244955 Engenharia Biomédica
Após ocorrências seguidas de falta de energia por parte da concessionária, a qual causou grandes perdas de produção no serviço de diagnóstico por imagem, o setor de Engenharia Clínica foi consultado pela direção do hospital sobre a possibilidade de prover alimentação elétrica de emergência para os equipamentos do setor (Tomógrafos, Raios-X, Ressonância Magnética etc.), por meio de grupo motogeradores a diesel disponíveis no hospital, para que seu funcionamento não seja interrompido no caso de faltas de energia da concessionária. Dadas as afirmativas sobre o provimento de energia elétrica por meio de grupo motogeradores ao serviço de diagnóstico por imagem,
I. Conforme classificação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 50/2002, os serviços de diagnóstico por imagem não têm a obrigatoriedade do fornecimento de energia elétrica de emergência.
II. A qualidade da energia gerada por grupos moto geradores é um fator a ser considerado no caso, pois pode ocasionar impactos negativos na geração de imagens.
III. O fornecimento de energia elétrica por meio de grupos motogeradores é possível, desde que essa energia seja condicionada por equipamentos específicos, tais como no-breaks online, antes de alimentar o equipamento de imagem.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2244956 Engenharia Biomédica
As Centrais de Materiais Esterilizáveis (CME) de todos os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devem, por obrigação, seguir a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Dadas as afirmativas acerca do controle de manutenções corretivas, preventivas e de qualificações dos equipamentos de uma CME, conforme a RDC nº 15/2012,
I. A qualificação de instalação, de qualificação de operação e de qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para a saúde, deve ser realizada com periodicidade mínima anual.
II. Após mudança de um local de instalação de um equipamento de esterilização ou de limpeza automatizada que se encontra em perfeito estado de funcionamento e com suas qualificações em dia, não há necessidade de requalificação.
III. As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem passar por manutenção preventiva periódica, conforme determinação do fabricante, não sendo exigidas calibrações para elas.
IV. A área de monitoramento da esterilização de produtos para saúde deve dispor, obrigatoriamente, de indicadores biológicos, sendo facultado o uso de incubadoras.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: D
6: D
7: A
8: C
9: E
10: C
11: B
12: A
13: A
14: D
15: C
16: C
17: B
18: D
19: B
20: A