Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 60 questões

Q2240886 Português

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.facebook.com/groups/2006995216188452/. Acesso em: 06 jun. 2023.


As três formas verbais presentes no cartaz apresentam-se na



Alternativas
Q2240887 Português

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em : https://bichinhosdejardim.com/page/8/. Acesso em : 8 jun. 2023.


A respeito do pronome “esse”, na primeira fala da tira, afirmar que é um 

Alternativas
Q2240888 Português

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://walkermoreira.blogspot.com/2013/03/regencia-verbal-assunto-e-exercicio.html. Acesso em: 06 jun. 2023.


Considerando-se a regência do verbo “lembrar”, afirmativas,  


I. Quanto à regência do verbo lembrar, nos 2º e 3º quadrinhos da tira, pode-se dizer que esse verbo não foi usado como pronominal; portanto, não admite preposição.

II. As orações “Eles nunca lembram de uma data importante! “Lembro do dia de nossa primeira briga feia...” poderiam ser reescritas, adequando-as ao padrão da língua culta da seguinte forma: “Eles nunca se lembram de uma data importante!” e “Lembro-me do dia de nossa primeira briga feia...”.  

III. Sem prejuízo sintático, as orações "Eles nunca lembram de uma data importante!” e “Lembro do dia de nossa primeira briga feia...” poderiam ser reescritas da seguinte forma: “Eles nunca lembram uma data importante!” e “Lembro o dia de nossa primeira briga feia...”.


verifica-se que está/ão correta/s 


Alternativas
Q2240889 Português
O trabalho escravo no Brasil

          De forma mais simples, o termo trabalho escravo contemporâneo é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes. Não é necessário que os quatro elementos estejam presentes: apenas um deles é suficiente para configurar a exploração de trabalho escravo.

          Trabalho forçado: o trabalhador é submetido à exploração, sem possibilidade de deixar o local por causa de dívidas, violência física ou psicológica ou outros meios usados para manter a pessoa trabalhando. Em alguns casos, o trabalhador se encontra em local de difícil acesso, dezenas de quilômetros distante da cidade, isolado geograficamente e longe de sua família e de uma rede de proteção. Em outros, os salários não são pagos até que se finalize a empreitada, e o trabalhador permanece no serviço com a esperança de, um dia, receber. Há ainda os casos em que os documentos pessoais são retidos pelo empregador, e o trabalhador se vê impedido de deixar o local.

         Jornada exaustiva: não se trata somente de um excesso de horas extras não pagas. É um expediente desgastante que coloca em risco a integridade física e a saúde do trabalhador, já que o intervalo entre as jornadas é insuficiente para que possa recuperar suas forças. Há casos em que o descanso semanal não é respeitado. Assim, o trabalhador também fica impedido de manter vida social e familiar e corre mais riscos de adoecimento físico e mental. 

[...]

Disponível em: https://escravonempensar.org.br/o-trabalho-escravo-no-brasil/. Acesso em: 05 jun. 2023 (Adaptado)
Dadas as afirmativas a respeito dos mecanismos linguísticos gramaticais e semânticos,
I. Em: “... o termo trabalho escravo contemporâneo é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes”, os vocábulos destacados representam mecanismos de coesão semântica: emprego de repetição lexical.
II. Em: “Em alguns casos, o trabalhador se encontra em local de difícil acesso, dezenas de quilômetros distante da cidade, isolado geograficamente e longe de sua família e de uma rede de proteção. Em outros, os salários não são pagos até que se finalize a empreitada...”, as expressões grifadas são recursos de coesão gramatical: ordenadores capazes de organizar as informações dentro do texto.
III. As locuções conjuntivas “já que” e “para que” em: “É um expediente desgastante que coloca em risco a integridade física e a saúde do trabalhador, já que o intervalo entre as jornadas é insuficiente para que possa recuperar suas forças” estabelecem conexão entre as orações, representando nexos e exprimindo ideia de concessão e de finalidade, respectivamente.
IV. O advérbio “assim”, presente no último período do texto, refere-se ao período anterior: trata-se de uma referência catafórica.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Alternativas
Q2240890 Português
Deixe suas preocupações e planos para outro momento
Antes de deitar-se escreva uma lista de coisas que você deverá fazer ou seus planos para o dia seguinte. Tal tarefa irá tirar de seus ombros a responsabilidade de lembrar e isso relaxará seu inconsciente. Se seguir discutindo com eles e mentalizando-os, não irá resolvê-los nem conseguirá relaxar.
REVISTA Ortobom. Manual do Sono. Outubro 2022, p. 19.

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal em destaque no texto.  
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: A
5: E