Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)
Foram encontradas 30 questões
I. Os glóbulos brancos, células de defesa presentes no sangue, relacionam-se com alterações hematológicas como a leucocitose e a leucopenia.
II. A leucopenia é um aumento no número de leucócitos circulantes, como dos neutrófilos. A eosinofilia é o aumento no número de eosinófilos no sangue, e está relacionada aos processos alérgicos e parasitários.
III. Os granulócitos são células de defesa dos animais domésticos. Dentre eles, destacam-se os linfócitos B, que, se ativados, diferenciam-se em plasmócitos que secretam imunoglobulinas, como a IgE (relacionada aos processos alérgicos).
IV. Os agranulócitos incluem monócitos, linfócitos e as hemácias microcíticas.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Em 2023, ocorreram centenas de notificações em aves silvestres no Brasil, comprometendo o status do país como livre da doença e trazendo restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
II. A descoberta da gripe aviária (Influenza H5N1) em 2006, na África, Ásia e Europa, levou à queda na procura de carne de frango pelo mercado mundial, e a alta produção no mercado interno levou a uma redução no preço do frango abatido a cerca de 30% no primeiro trimestre.
III. O início do segundo semestre de 2022 foi marcado pela migração das aves norte-americanas, consideradas reservatórios naturais, para o sul do continente. Com isso, a H5N1 chegou à América Latina, sendo Equador, Peru, Colômbia e Chile os primeiros países a reportarem casos. Em 2023, Bolívia, Argentina e Uruguai também relataram casos, anteriormente ao Brasil.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Nervos laríngeos recorrentes longos, consequentemente maior exigência energética para o metabolismo da condução do impulso nervoso axonal, especialmente em exercício extremo.
II. Contato direto do nervo laríngeo com o arco aórtico e com os linfonodos traqueobrônquicos.
III. A relação anatômica dos nervos laríngeos recorrentes com a bolsa gutural.
verifica-se que é/são fator/es predisponente/s para a maior ocorrência de hemiplegia laríngea em equinos
I. Na saúde única, os animais sentinelas são indivíduos ou populações menos susceptíveis às infecções ou a outras condições do que a espécie-alvo.
II. A concentração territorial de casos de mesotelioma em cães constitui um alerta para a exposição crônica ao amianto, indicando que toda a população coabitante está sob mesmo risco.
III. Nos casos da leishmaniose visceral e da doença de Chagas, deve ser incentivado o uso de cães como animais sentinela, pois não são fontes de infecção ativa no ambiente domiciliar.
IV. A vigilância de aves migratórias é adequada para detectar a circulação de agentes virais, com o objetivo de prever pandemias, como no caso de influenza e da febre do Nilo Oriental.
verifica-se que está/ão correta/s
I. A frequente exposição de células epiteliais da epiderme a agentes físicos e/ou químicos pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios adaptativos celulares e ativar os mecanismos da carcinogênese, que são: iniciação, promoção e progressão.
II. Apenas as células neoplásicas malignas podem produzir enzimas capazes de degradar a membrana basal de células adjacentes e favorecer o processo de metastização.
III. A metástase é caracterizada quando as células de um determinado tumor anaplásico atingem uma elevada taxa de proliferação celular, e se disseminam por meio das vias hemáticas e/ou linfáticas, chegando a outros tecidos e órgãos.
IV. De acordo com a sua histogênese, classificam-se os tumores malignos de origem mesenquimal como carcinoma, e os de origem epitelial como sarcoma.
V. A apotose é um importante evento celular, pois é a partir desse mecanismo fisiológico que as células inflamatórias migram por meio de diapedese para os focos da inflamação no espaço intersticial.
verifica-se que estão corretas
I. O enriquecimento ambiental, a ventilação adequada e a incidência dos raios solares nos recintos são requisitos relevantes para prevenção de doenças infectocontagiosas.
II. O Parvovírus é um dos patógenos mais resistentes, porém o hipoclorito de sódio a 2,5% o inativa com facilidade, sendo que as diluições de 1:16 são eficazes em minimizar a disseminação da panleucopenia em abrigos felinos.
III. Vírus envelopados (FeLV, FIV e Herpesvírus) não são inativados com detergentes, sendo necessário o uso de soluções de amônia a 5%.
IV. O Cryptosporidium é um dos agentes infecciosos mais resistentes no ambiente, sendo que seus cistos são susceptíveis à amônia 5%, mas necessitam de 18 horas de contato para serem eliminados.
verifica-se que está/ão correta/s
I. A artéria hepática é originada de um ramo da artéria celíaca, um importante vaso sanguíneo responsável por transportar sangue arterial ao parênquima do fígado.
II. Na grande circulação, reporta-se que as veias hepáticas vão conduzir todo o sangue venoso do trato gastrointestinal até a veia porta-hepática.
III. A veia porta-hepática (VPH) recebe sangue venoso do baço, do pâncreas, do estômago, dos intestinos delgado e grosso. No parênquima do fígado, a VPH se ramifica em pequenos capilares sinusoides, local onde os hepatócitos realizam os seus processos metabólicos de detoxificação do sangue.
IV. No leito vascular dos sinusoides hepáticos, existe uma notável mistura de sangue arterial e venoso, proveniente do fluxo sanguíneo da artéria hepática e da veia porta-hepática.
V. As veias hepáticas vão conduzir todo o sangue metabolizado pelo fígado até a circulação sistêmica na veia cava caudal.
verifica-se que estão corretas
I. A traqueia é um órgão com morfologia semelhante a um tubo cartilaginoso, flexível e membranoso, que forma a parte proximal da árvore traqueobrônquica. Ocupa uma posição mediana, exceto em sua parte terminal que fica deslocada para a direita, pelo arco aórtico, e divide-se em porções cervical e torácica.
II. O músculo esternocefálico é um importante flexor da cabeça e do pescoço, origina-se no manúbrio do esterno e tem sua inserção na crista nucal. Observa-se que a veia jugular externa cruza, obliquamente, sua superfície lateral, e a sua porção mais cranial divide-se em duas partes: uma parte mastóidea (ventral) esternomastóidea e uma parte occipital (dorsal) esterno-occiptal.
III. A artéria carótida comum emerge do tronco braquiocefálico, e situa-se entre o esôfago e a traqueia. As artérias carótidas comuns (esquerda e direita) são acompanhadas pelo tronco vagossimpático e veia jugular externa, ambas envolvidas pela bainha carotídea.
IV. A veia jugular interna (VJi) é um vaso sanguíneo de grosso calibre que se origina da região tireoidea, e percorre um trajeto seguindo a artéria carótida comum. Nesse sentido, sabe-se que a VJi funde-se com a veia jugular externa nas proximidades das veias braquiocefálicas na base do pescoço.
V. A glândula tireoide possui uma coloração escura, sendo constituída por dois lobos separados e unidos por um istmo. Essa glândula localiza-se nas proximidades dos últimos anéis traqueais na porção cervical da traqueia.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Tratamento de patologias que resultam em hipoproteinemia em equinos, quando da necessidade de expansão aguda de volemia.
II. Transferência de imunidade passiva, ou quando se pretende fornecer imunidade específica em equinos (Rhodococcusequi, Salmonella typhimurium).
III. Como adjuvante em peritonites e infecções graves.
IV. Nos casos de intoxicação por cumarina ou warfarina.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas sobre conceitos e técnicas de efetivação para um eficaz manejo populacional de gatos em centros urbanos,
I. A maioria dos gatos ferais são oriundos de gatos domésticos que vivem e se reproduzem em vida livre, geralmente com baixa ou ausência de socialização e alta adaptabilidade ambiental.
II. O único método que efetivamente deve ser considerado ético e que apresenta efetividade é o programa de captura, de esterilização e de adoção.
III. Em alguns países, tem-se observado por meio de pesquisas, que o controle de populações pelos programas de captura-vasectomia-histerectomia-devolução pode ser mais eficiente, devido à manutenção do comportamento social e pico hormonal nos animais soltos.
IV. Seja qual for o programa implantado, este tem que ter caráter multidisciplinar, envolvendo estrutura física, educação humanitária, medidas de coibição de abandonos, e eutanásia, em casos de doenças incompatíveis com a vida (criteriosamente avaliadas).
verifica-se que está/ão correta/s
I. Machos são mais procurados por serem maiores, devem pesar pelo menos 4 (quatro) quilos, com idade entre 1 a 7 anos e a vermifugação e a vacinação devem estar em dia (FIV e FeLV, e negativos para PIF).
II. Gatos possuem tipo sanguíneo parecido com o humano, que é o sistema AB com tipos A, B e AB. Gatos tipo B são os mais comuns; o A é considerado o mais raro; e o AB raríssimo. Os tipos sanguíneos são relacionados à raça e à pelagem.
III. A reação transfusional de hemólise tardia resulta na opsonização das hemácias transfundidas por anticorpos IgG presentes no doador, destruindo células pelo sistema monocítico fagocitário no fígado e no baço.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Anatomicamente, dividimos o bulbo ocular em: túnica fibrosa (composta por esclera e córnea), túnica vascular (formada pela íris, corpo ciliar e coroide), e túnica interna (representada pela retina e nervo óptico).
II. Na câmara posterior, identifica-se um epitélio ciliar que produz um ultrafiltrado sanguíneo, denominado de Humor Aquoso (HA). Esse HA preenche a câmara vítrea e é drenado pelo seio venoso da esclera (canal Schlemm).
III. Apesar de ser transparente e avascular, a córnea é composta por cinco camadas, sendo a primeira camada responsável por formar o epitélio de revestimento corneal, que recebe nutrição proveniente do humor aquoso da câmara vítrea.
IV. A esclera, pertencente à túnica fibrosa do órgão da visão, auxilia a fixação dos músculos extrínsecos do bulbo ocular.
V. A úvea anterior é formada pela coroide, enquanto a úvea posterior é formada pela íris e pelo corpo ciliar.
VI. O nervo oculomotor (3º par de nervo craniano) é responsável por estimular a contração da musculatura intrínseca do bulbo ocular, e causar o reflexo da miose, por meios de suas fibras nervosas parassimpáticas. Já as fibras nervosas simpáticas, provenientes do gânglio cervical cranial, ocasionam o reflexo de midríase com a dilatação pupilar.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Pode ser feita nas veias jugulares, na veia coccígea caudal, na veia ou na artéria braquial e no plexo venoso pósoccipital.
II. Alguns locais, como o plexo venoso pós-occipital, são próximos de vasos linfáticos; por isso, pode haver contaminação com linfa nessas amostras coletadas.
III. A veia jugular é o local que garante a maior chance de contaminação com a linfa, por causa de seu calibre e de sua fácil visualização.
verifica-se que está/ão correta/s
Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A poluição por metais é a mais preocupante, principalmente nos países altamente industrializados, devido à sua toxicidade, à sua persistência e à sua possível bioacumulação, contribuindo fortemente para a morte de indivíduos dos ecossistemas aquáticos.
II. A hematopoese nos peixes não sofre influência de fatores biológicos e ambientais, uma vez que os peixes são desprovidos de medula óssea e de linfonodos.
III. Sabe-se que alguns metais, como o cobre, acumula-se, principalmente, no fígado dos peixes, em que os seus efeitos biológicos são significativos, mesmo em baixas concentrações, causando diversos distúrbios hepáticos. A principal influência tóxica do cobre está ligada à sua valência para catalisar respostas oxidantes, conduzindo à produção de espécies reativas de oxigênio (ROS).
IV. Concentrações de cobre podem causar alterações hematológicas, bioquímicas e imunológicas em peixes, sendo o CHCM o biomarcador mais adequado.
verifica-se que está/ão correta/s