Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Psicólogo - Clínico
Foram encontradas 3 questões
Dadas as afirmativas sobre as concepções de saúde e de educação, subjacentes à educação em saúde,
I. A forma histórica hegemônica com que o trabalho em saúde tem se estruturado assume a forma médico-centrada, que se caracteriza pela hierarquização e pela divisão intelectual e social do trabalho em saúde.
II. Deve-se evitar a visão racionalista que enxerga o professor como um transmissor de informações e o aluno como um receptor passivo de informações, assim como o profissional da saúde um operador de condutas em um “corpo doente” apassivado.
III. A educação sanitária se desenvolveu no Brasil de forma massiva, contemplando as dimensões histórico-sociais do processo saúde/doença.
IV. O “conceito ampliado” de saúde diz respeito ao conceito de saúde como ausência de doença.
V. Atualmente a visão do Sistema Único de Saúde – SUS enxerga os conceitos de saúde e de direito social como indissociáveis.
verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas sobre os obstáculos enfrentados pelo Sistema Único de Saúde – SUS relacionados, especificamente, aos processos de referência e de contrarreferência que impactam negativamente a continuidade do cuidado ao usuário,
I. Desigualdade regional de recursos e de infraestrutura afeta
a disponibilidade e a qualidade dos serviços de saúde em
diferentes regiões do país.
II. Baixo nível de escolaridade dos usuários compromete a compreensão e a adesão ao encaminhamento para serviços especializados.
III. Longas filas de espera nos serviços de atenção primária resultam em atrasos na realização de exames e de consultas especializadas.
IV. Falta de treinamento e de capacitação dos profissionais de
saúde resulta em dificuldades na elaboração e na
interpretação dos documentos de referência e de
contrarreferência.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
BRASIL. Conselho Federal de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas . 1. ed. Brasília: CFP, 2019. p. 24.
Acerca dessas ações fundamentais, dadas as afirmativas,
I. O acolhimento é uma mudança na lógica do atendimento, permitindo que o critério de priorização da atenção seja o agravo à saúde e/ou grau de sofrimento e não mais a ordem de chegada (burocrática). Realizado por profissional da saúde que, utilizando protocolos técnicos, identifica os pacientes os quais necessitam de tratamento imediato, considerando o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento, e providencia, de forma ágil, o atendimento adequado a cada caso.
II. A alteridade refere-se à experiência das relações intersubjetivas que pressupõem a internalização da existência do outro. Trata-se de colocar-se no lugar do usuário para comunicar-se com este com fluidez, ética e responsabilidade e compreender suas representações, necessidades e demandas de saúde.
III. A ambiência trata do cuidado aos componentes estéticos que podem melhorar a condição de saúde da população, a exemplo, o cuidado com o espaço geográfico e afetivo, tal como a luminosidade, a presença de ruídos, a temperatura, além de características socioculturais, locais e regionais. Inclui a recepção dos usuários e sua relação com profissionais e com gestores da forma mais ética, humana, respeitosa e inclusiva possível.
verifica-se que está/ão correta/s