Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - AL 2024 para Auxiliar De Consultório Dentário

Foram encontradas 15 questões

Q3119966 Odontologia
Em relação à notação dentária, os terceiros molares são identificados pelo número
Alternativas
Q3119967 Odontologia
Relacione os componentes do filme/película radiográfica (Coluna A) com sua função para odontologia (Coluna B). 

Coluna A 
I. Base  II. Emulsão  III. Embalagem plástica  IV. Lâmina de chumbo

Coluna B 
A. Proteção mecânica e física. B. Impede radiação secundária.  C. Serve de suporte para a emulsão. D. Sensível ao RX e à luz visível.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Alternativas
Q3119968 Odontologia

Dados os Equipamentos de Pr teção Individual (EPIs) usados na odontologia,


I. luva de procedimento.

II. protetor facial.

III. máscara cirúrgica.

IV. touca descartável.

V. avental descartável.


verifica-se que são os EPIs mais básicos de uso do auxiliar de consultório dentário,

Alternativas
Q3119969 Odontologia
Para realização de exodontia da unidade dentária primeiro molar superior direito, em ondições anatômicas habituais, recomenda-se utilizar o fórceps número
Alternativas
Q3119970 Odontologia

Correlacione os nomes de dentes (Coluna A) com a sua notação dentária (Coluna B).


Coluna A 


I. Primeiro molar decíduo inferior direito 

II. Segundo pré-molar superior direito 

III. Incisivo central inferior esquerdo

IV. Terceiro molar superior esquerdo


Coluna B


A. Dente 84 

B. Dente 28

C. Dente 15 

D. Dente 31


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

Alternativas
Q3119971 Odontologia
O controle de infecção e a biossegurança são temas de grande relevância para a prática odontológica, ten o despertado um interesse cada vez maior dos profissionais preocupados com uma prática séria e de qualidade.
Dadas as barreiras de controle,

I. Profissionais e equipe: babador, tratamento de materiais e instrumental.
II. Pacientes: touca, máscara e gorro descartáveis.
III. Bloqueio epidemiológico: vacinas.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119972 Odontologia

Dados os objetivos do Sistema Único de Saúde – SUS,


I. Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. 


II. Formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do § 1º do art. 2º da lei nº 8.080/1990.


III. Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.


verifica-se que está/ão em conformidade com a Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/1990


Alternativas
Q3119973 Odontologia
Dadas as atribuições do Auxiliar de Consultório Dentário (ACD),

I. Selecionar moldeiras.
II. Preparar moldes em gesso.
III. Inserir materiais restauradores nas cavidades preparadas pelos dentistas.
IV. Processar filme radiográfico.

verifica-se que estão em conformidade com a Lei nº 11.889/2008 apenas
Alternativas
Q3119974 Odontologia
Para otimizar o atendimento, o dentista da atenção primária à saúde deve observar o cenário epidemiológico vivenciado em seu município e estado. Entretanto, independentemente do cenário, os atendimentos de urgência e de emergência odontológica devem ser realizados, evitando-se piora de quadros agudos.

Relacione as situações (Coluna A) com os tipos de atendimento (Coluna B).

Coluna A 
I. Sangramento descontrolado. II. Ajustes ou reparos de próteses dentárias que causam traumas. III. Celulite ou infecção difusa de tecidos moles com potencial comprometimento das vias aéreas. IV. Remoção de suturas. V. Trauma envolvendo os ossos da face com potencial comprometimento das vias áreas. VI. Mucosites.

Coluna B

A. Emergência B. Urgência

Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.
Alternativas
Q3119975 Odontologia
A desinfecção, a esterilização e o acondicionamento adequado dos resíduos hospitalares tornaram-se fatores de importância capital no controle das infecções hospitalares. Essas práticas garantem condições para a recuperação dos pacientes, além de promoverem a segurança tanto dos pacientes quanto das equipes de profissionais de saúde envolvidas nas atividades hospitalares.
Nesse sentido, dadas as afirmativas,

I. Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital por meio de processos físicos ou químicos.
II. Desinfecção é o processo que elimina todos os microrganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.
III. A limpeza consiste em remoção de materiais estranhos aos objetos (como sangue, fragmentos de tecidos orgânicos, sujeira etc.) com água, podendo-se utilizar também algum tipo de detergente. A limpeza deve, obrigatoriamente, preceder à desinfecção e à esterilização.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119976 Odontologia
Na área da saúde, damos o nome de biossegurança ao conjunto de normas e medidas empregadas para prevenir, reduzir, controlar ou evitar riscos que podem comprometer a vida de profissionais da saúde. Os profissionais d odontologia são bastante expostos à contaminação, pois a maioria dos procedimentos é executada na cavidade bucal, região com alta concentração de microrganismos.

Dados os processos de esterilização em odontologia,

I. Esterilização por estufa: já foi bastante utilizada no processo de esterilização; no entanto, para a eficácia desse processo, era preciso que os instrumentais permanecessem por duas horas em uma temperatura de 180 graus.
II. Esterilização química: ocorre por meio da difusão de óxido de etileno, visto que esse método consegue eliminar os microrganismos presentes nos instrumentais por meio da destruição de seu DNA.
III. Esterilização por autoclave: equipamento mais utilizado para a esterilização odontológica; apresenta um fecho hermético. O processo também é realizado em altas temperaturas e visa à eliminação de microrganismos para a prevenção de contaminações cruzadas e transmissão de doenças.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119977 Odontologia
A visita domiciliar apresenta-se como uma forma de acesso ao usuário às ações e aos serviços de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa atividade se caracteriza pela visita das equipes de saúde da família e de saúde bucal ao domicílio dos usuários assistidos, com o objetivo de reconhecer o ambiente familiar, diagnosticando os nós críticos pertinentes à realidade das famílias, para que, posteriormente, possa servir de subsídios para um adequado planejamento de ações em saúde, além de recuperar os indivíduos necessitados. Dadas as afirmativas sobre a visita domiciliar odontológica,

I. A puericultura é muito mais além de um conjunto de técnicas de higiene, nutrição e cuidado com a criança. O acolhimento deve estar dentro desse processo como forma de reforçar o vínculo e a humanização, principalmente, entre o cirurgião-dentista e o usuário. Nos domicílios das puérperas, são realizadas orientações e instruções de higiene oral materna e, principalmente, infantil.
II. Em visitas domiciliares realizadas às gestantes, pode-se realizar a orientação sobre os cuidados de higiene oral das mães e dos bebês, já que o estado de saúde bucal da gestante pode influenciar na saúde geral e bucal do bebê.
III. Nas residências de usuários acamados, por diversos motivos, como idosos com idade avançada e jovens adultos vítimas de violência urbana e acidentes de transporte terrestre, podem ser realizadas ações de escovação dentária e de uso de fio dental acompanhadas de orientações sobre higienização bucal. 
IV. Nos pacientes com diagnóstico de câncer bucal, realizado por meio de exame clínico, a visita domiciliar fornece o apoio psicológico-afetivo do paciente por parte da equipe de saúde bucal, o que ajuda o processos de terapia.

verifica-se que estão corretas
Alternativas
Q3119978 Odontologia
A cárie dental pode ser definido como um processo dinâmico que ocorre no biofilme de um sítio específico, de tal forma que, com o tempo, o resultado é o desequilíbrio entre o mineral e o meio ambiente que o cerca. Uma das estratégias clássicas utilizadas na prevenção do aparecimento dos sinais clínicos da cárie é a utilização de compostos fluoretados. Dados os métodos de utilização de compostos fluoretados,

I. Solução de bochecho.
II. Dentifrício fluoretado.
III. Fluoretação das águas de abastecimento.
IV. Aplicação tópica em forma de gel.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119979 Odontologia
No contexto do PSF, a equipe de saúde bucal, embora inserida somente em 2001, apresenta-se como parte integrante e importante para a saúde da população. Nesse sentido, a Política Nacional de Saúde Bucal propõe a incorporarão progressiva de ações de promoção e de proteção em saúde, como fluoretação das águas de abastecimento, educação em saúde, higiene bucal supervisionada e aplicações tópicas de flúor. Com exceção da fluoretação da água, as demais ações estão diretamente relacionadas ao papel do cirurgião-dentista como ator desse processo.
Dados os tópicos abordados nas ações de promoção e de educação em saúde,

I. A orientação de higiene bucal consiste em orientações verbais de como escovar os dentes e de como usar o fio dental, sendo o macromodelo utilizado como instrumento auxiliar de demonstração.
II. No que concerne ao grupo de gestantes e bebês, a orientação de higiene e dieta é a atividade mais observada. As palestras destacam-se em ambos os grupos, mas as rodas de conversa são expressivas entre as gestantes. 
III. Dentre as atividades preventivas registradas no SIA-SUS, a mais frequente corresponde à ação coletiva de escovação supervisionada. A realização da escovação supervisionada em âmbito coletivo, junto à ação coletiva de aplicações tópicas de flúor em forma de gel no SIA-SUS, apresenta-se como a segunda atividade mais realizada em âmbito coletivo. Coerentemente, os dentistas destacaram a aplicação tópica de flúor nas escolas como procedimento mais frequente em âmbito coletivo.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119980 Odontologia
O gesso odontológico é um material de fundamental importância na odontologia. São utilizados também como importante auxílio nos procedimentos laboratoriais que envolvem a confecção de próteses dentárias. Relacione os tipos (Coluna A) com as suas características (Coluna B).

Coluna A
I. Gesso tipo I II. Gesso tipo II  III. Gesso tipo III

Coluna B 
A. Usado principalmente para preencher a mufla. B. Usado na construção de modelos. C. Material de moldagem composto de gesso Paris.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: B
6: E
7: E
8: D
9: B
10: A
11: E
12: E
13: A
14: A
15: A