Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - AL 2024 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 15 questões
Um fonoaudiólogo estava selecionando os testes para avaliar o processamento auditivo central de uma menina de 6 (seis) anos com queixa de dificuldades de compreensão da fala em ambientes ruidosos, dificuldades em seguir instruções orais e problemas para se concentrar na sala de aula.
Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Pedro tem 5 (cinco) anos, seus pais estão preocupados com seu desenvolvimento da linguagem e procuraram um fonoaudiólogo. Eles relatam que Pedro começou a falar suas primeiras palavras após os 2 (dois) anos e meio, e que ainda tem dificuldade em formar frases complexas. Atualmente, ele segue falando poucas palavras, frequentemente omite artigos e preposições, suas frases são curtas e não parecem acompanhar o esperado para a sua idade. Referem também que a criança compreende e executa comandos simples, mas tem dificuldade para compreender sentenças mais complexas e perguntas abertas. Na escola, os professores percebem a mesma dificuldade e relatam que, por vezes, a criança prefere brincar sozinha. Já foi realizada uma avaliação neuropsicológica com a criança que não indicou comprometimento intelectual, assim como os exames audiológicos, apresentaram resultados normais. Durante a avaliação fonoaudiológica, foram observadas diversas trocas fonológicas e confirmadas as queixas apresentadas pela família. Durante a anamnese, a mãe de Pedro informou que a criança já passou por acompanhamento fonoaudiológico dos 18 meses aos 3 (três) anos.
Sobre esse caso, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais adequada.
Um fonoaudiólogo, formado há cerca de 18 meses, em suas redes sociais, declarou-se especialista em linguagem. O profissional trabalha, exclusivamente, em casos que envolvem linguagem, já participou de diversos cursos nessa área, possui publicações em periódicos científicos e recentemente, concluiu publicações em um curso de especialização em linguagem. Dadas as afirmativas sobre esse caso e as diretrizes que regulamentam o trabalho do profissional fonoaudiólogo,
I. Ao intitular-se como especialista, o profissional está apto a se posicionar no mercado, mas não deveria publicizar tal informação em suas redes sociais.
II. Ao analisar o perfil desse profissional e suas formações, comprova-se que ele se adequa plenamente aos requisitos dispostos na CFFa nº 721/2023.
III. O profissional desrespeitou o código de ética da fonoaudiologia estabelecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
verifica-se que está/ão correta/s
Como base no exposto, assinale a alternativa correta.
Dadas as afirmativas,
I. Frente a casos de anquiloglossia, deve-se priorizar a saúde da criança e indicar o uso de fórmula infantil, exclusivamente.
II. A Lei nº 13.002, de 20/06/2014, institui como obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil.
III. Após os 12 meses de idade, em casos de anquiloglossia, a frenectomia não é indicada.
IV. Dificuldade em manter a pega, estalos de língua durante a mamada e poucas sucções seguidas por pausas longas podem ser indícios de anquiloglossia.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Tendo em vista a condução de um processo de avaliação fonoaudiológica, assinale a alternativa correta.
Com base nesse caso, qual seria a conduta mais adequada?