Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - AL 2024 para Professor de Ciências Biológicas

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 5 questões

Q3121072 Biologia

Em um ecossistema de manguezal, duas espécies de caranguejos coexistem e disputam o mesmo tipo de matéria orgânica, composta, principalmente, por detritos vegetais. Nos períodos de alta maré, ambos ocupam as raízes do manguezal em busca de alimento. No entanto, com o tempo, observou que uma das espécies passou a se alimentar, exclusivamente, nas raízes submersas, enquanto a outra permaneceu nas raízes expostas, mesmo durante a maré alta.


Com base nas relações ecológicas, esse comportamento é um exemplo de

Alternativas
Q3121073 Biologia
Em uma floresta tropical, duas espécies de sapos coexistem: uma com coloração verde e outra com coloração marrom. Ambas se camuflam em diferentes partes do ambiente – o sapo verde nas folhas e o sapo marrom no chão da floresta. Com o tempo, mudanças ambientais aumentaram a quantidade de folhas caídas, deixando o chão da floresta mais parecido com as copas das árvores. Considere que ambas as espécies de sapos têm taxas reprodutivas e comportamentos semelhantes, variando apenas na coloração.

Com base na teoria da evolução por seleção natural, o que é mais provável que aconteça com a população desses sapos ao longo do tempo?
Alternativas
Q3121076 Biologia
Os biomas brasileiros são ricos em diversidade e possuem características próprias que garantem a adaptação das espécies às condições ambientais específicas de cada região. Conhecer essas características é essencial para compreender como os organismos interagem e sobrevivem nesses ambientes únicos.
Correlacione os biomas listados na Coluna A com suas características específicas descritas na Coluna B.
Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Alternativas
Q3121077 Biologia
Em uma região com condições extremas de seca e de variações de temperatura ao longo do dia, um organismo desenvolveu adaptações homeostáticas para sobreviver a esse ambiente desafiador. Esse animal possui uma pele resistente que minimiza a perda de água, excreta uma substância altamente concentrada em forma sólida para conservar a umidade e, durante períodos de escassez extrema de recursos, reduz seu metabolismo, entrando em um estado de baixa atividade. Além disso, adapta seu comportamento ao longo do dia, mudando de posição entre locais sombreados e ensolarados para regular sua temperatura corporal.

Com base nessas adaptações, qual dos seguintes organismos é o mais provável?
Alternativas
Q3121081 Biologia
No interior de Alagoas, um aumento de casos de doenças infecciosas foi relatado no hospital local, especialmente durante o período chuvoso, quando há maior proliferação de agentes patogênicos. A equipe de saúde pública identificou infecções causadas por diferentes agentes biológicos: vírus, bactérias e parasitas, cada um com características específicas e modos de prevenção e de tratamento distintos. Dadas as afirmativas sobre os tipos de agentes, doenças que causam e suas características,

I. Doenças causadas por bactérias, como a leptospirose, são transmitidas por meio de contato com água ou solo contaminados por urina de roedores, sendo tratadas com antibióticos específicos, mas preveníveis com práticas de saneamento.
II. Infecções virais, como o sarampo, são altamente contagiosas e transmitidas por gotículas respiratórias; a vacinação é a principal medida preventiva, e o vírus é eliminado no organismo pela resposta imune do hospedeiro.
III. Doenças causadas por protozoários parasitas, como a amebíase, são transmitidas pelo consumo de alimentos ou água contaminados por cistos do parasita e requerem tratamento específico com antiparasitários, uma vez que antibióticos não têm efeito sobre esses organismos. 
IV. Infecções respiratórias causadas por vírus, como o resfriado, são tratadas com antibióticos para prevenir a disseminação viral e reduzir o tempo de doença.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: B
5: D