Questões de Concurso Público ANCINE 2009 para Especialista em Regulação, Atividade Cinematográfica e Audiovisual E55

Foram encontradas 17 questões

Q362298 Comunicação Social
O significado de CONDECINE e sua principal função são, respectivamente:
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Q362299 Comunicação Social
A renovação estética do cinema na década de 1950 veio acompanhada por questões de ordem política: tratava-se de fazer filmes com uma nova linguagem e temática popular. Na fase inicial do chamado cinema brasileiro moderno foi grande a influência do neo-realismo italiano, que, pretendendo abordar os efeitos da guerra e problemas de ordem social, documentou a realidade através do cinema. Pode-se relacionar à fase inicial do cinema moderno brasileiro, os seguintes filmes:
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Q362300 Comunicação Social
FALOU AMIZADE

Falou amizade E por toda cidade ecoa Aletra dos livros voa Falando amizade Por toda cidade boa Osonho já tinha acabado quando eu vim E cinzas de sonho desabamsobremim Mil sonhos já foramsonhados Quando nós Perguntamos ao passado Estamos sós? Estamos sós? Mil sonhos serão urdidos na cidade Na escuridão, no vazio, na amizade Avelha amizade Esboça umpaísmais real Umpaísmais que divino Masculino, feminino e plural.
Veja acima a letra da canção de Caetano Veloso que fez parte da trilha sonora do filme “Dedé Mamata”, de Rodolfo Brandão, de 1987 e identifique, nas opções a seguir, a proposição que corresponde ao momento político-social representado poeticamente na canção, assimcomo no filme
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Q362301 Comunicação Social
O verso “A letra dos livros voa”, da canção acima, sugere as transformações que os novos tempos iriam trazer para a letra impressa, quando esses textos circulariam através de outros meios, atingindo públicos mais plurais. Em relação às transformações por que tem passado a imagem em movimento na última década, pode-se dizer, por analogia, que o vôo das imagens, nesse caso, representa:
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Q362302 Comunicação Social
No Brasil, a implantação e consolidação da televisão aberta tiveramcomomarcas alguns desses aspectos:

I. poucos grupos empresariais com modelo de negócio baseado emgrandes anunciantes;

II. presença discreta de emissoras regionais com produção de conteúdo própria;

III. forte presença da televisão pública equilibrando o peso das emissoras privadas;

IV. modelo de produção verticalizada e concentrada em poucos centros;

V. um grande atraso em relação ao desenvolvimento da televisão no resto do mundo, o que implicou em descompasso emtermos tecnológicos.

Estão corretas as opções:
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Q362303 Comunicação Social
A afirmação que NÃO corresponde a uma característica do parque exibidor brasileiro neste início do século XXI é a:
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Q362304 Comunicação Social
O sistema de estúdios, tal como criado por Hollywood, assim como as redes de televisão aberta e as grandes gravadoras, que mantêm contratos de exclusividade com atores e cantores, são alguns exemplos de uma estrutura de produção cultural que perde sua força ano após ano. Em seu lugar, surge um cenário em que ficou mais fácil para cada indivíduo produzir e fazer circular a sua obra, seja ela um poema, uma canção ou um filme. A opção em que todos os termos estão relacionados a este novo cenário apontado acima é:
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Q362305 Comunicação Social
O Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Câmara dos Deputados, em 2007, redigiu uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta carta, destaca- se o seguinte alerta: "O modelo (de comunicação) vigente é marcado pela concentração e a hipertrofia dos meios em poucos grupos comerciais, cujas outorgas são obtidas e renovadas semcontrole da sociedade.Opredomínio damídia comercialmarca tambéma fragilidade dos sistemas público e estatal". Diante do quadro descrito acima, é verdadeira a seguinte afirmativa:
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Q362306 Comunicação Social
Os itens abaixo podem ser considerados como as estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Cultura que têm por objetivo promover o pluralismo e a diversidade cultural:

I. o projeto “Revelando os Brasis”;

II. as Leis de Incentivo à Cultura;

III. os Pontos deCultura;

IV. a Secretaria doAudiovisual.

Estão corretas as opções:
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Q362307 Comunicação Social
A Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO, em seu Artigo 6 Direitos das Partes no âmbito nacional determina que “No marco de suas políticas e medidas culturais, tais como definidas no artigo 4.6, e levando em consideração as circunstâncias e necessidades que lhe são particulares, cada Parte poderá adotar medidas destinadas a proteger e promover a diversidade das expressões culturais emseu território.” Essa determinação leva emconta que:
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Q362343 Comunicação Social
Os bens de natureza material e imaterial, tomados de forma individual ou coletiva, que sejam portadores de referência à identidade, à nação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e nos quais se incluem as formas de expressão; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais são definidos e têm a preservação garantida em:
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Q362344 Comunicação Social
Podem beneficar-se dos incentivos fiscais à cultura até o limite de 4% para utilização da Lei Rouanet:
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Q362345 Comunicação Social
Em novembro de 2008, na Turquia, a UNESCO incluiu 90 obras-primas em sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. ALista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 18 da África; 7 da região árabe e 19 daAmérica Latina e Caribe. Entre elas:
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Q362346 Comunicação Social
A ênfase no vínculo entre a diversidade cultural, a diversidade biológica e o desenvolvimento, oferecendo uma nova abordagem para a construção de políticas públicas, foi resultado dos trabalhos da:
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Q362347 Comunicação Social
Apartir daNova Política nacional doCinema, as atividades cinematográfica ficam assentadas em um tripé responsável pela implantação e fortalecimento da indústria do audiovisual, pelo chamado cinema cultural e pela formulação da política do audiovisual. Os órgãos responsáveis que compõe esse tripé são:
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Q362348 Comunicação Social
O Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que Constituem Patrimônio Cultural Brasileiro e, para identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio criou:
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Q362350 Comunicação Social
As principais iniciativas de apoio à indústria cinematográfica brasileira emcaráter de fomento direto são:
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Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: D
6: E
7: B
8: A
9: C
10: C
11: C
12: A
13: C
14: C
15: B
16: A
17: B