Questões de Concurso Público UFF 2019 para Bibliotecário - Documentalista

Foram encontradas 35 questões

Q994164 Biblioteconomia
No item que trata da área do título e da indicação de responsabilidade, referindo-se à regra 2.1 do Código de Catalogação Anglo-Americano - AACR2, RIBEIRO (2001) explica que não se acrescentam preposições ou conjunções como fatores de ligação entre os elementos que constituem um dado de responsabilidade, a não ser quando aparecem na fonte principal de informação. Nesse caso devem ser conservados, pois trata-se também de uma:
Alternativas
Q994165 Biblioteconomia
LANGRIDGE (1977) afirmava ser no campo da Lógica que a classificação obtinha seus princípios de raciocínio. Assim, para evitar o erro das classificações cruzadas, o procedimento classificatório correto seria usar um princípio de divisão:
Alternativas
Q994166 Biblioteconomia
Segundo BATTLES (2003), a aproximação com a fase Renascentista marca sobremaneira a biblioteca universitária, visto que os acervos de títulos em códice crescem, assim como avançam outros formatos e suportes. A fim de promover a organização da biblioteca e como apoio ao trabalho dos bibliotecários, são utilizados pela primeira vez tanto o sistema arábico de numeração, quanto o:
Alternativas
Q994167 Biblioteconomia
Comentando sobre a economia verbal, de símbolos e de espaço das linguagens documentárias, já que operam o conteúdo informativo de um documento por análise e síntese, DODEBEI (2002) alerta ao mesmo tempo para uma economia de:
Alternativas
Q994168 Biblioteconomia
Para McGARRY (1999), na organização de descritores para recuperação da informação NÃO se pode prescindir dos:
Alternativas
Q994169 Biblioteconomia
A análise de conteúdo, que é um conjunto de instrumentos metodológicos em constante aprimoramento, tem como base a inferência, e se aplica a vários:
Alternativas
Q994170 Biblioteconomia
Diante das novas funções do bibliotecário na contemporaneidade, MILANESI (2002) chama atenção para a mudança paradigmática da área, advertindo que este profissional precisa compreender como prioridade não mais a organização em si. O bibliotecário deixa de ser um engenheiro da organização para tornar-se:
Alternativas
Q994171 Biblioteconomia
Para classificar ‘enigmas anônimos da tradição oral’, o Manual da OCLC relativo às Tabelas da Classificação de Dewey, 23ª edição, no tocante a formas literárias, recomenda o uso de:
Alternativas
Q994172 Biblioteconomia
O Guia dos Museus Brasileiros, publicado pela USP, é fonte de informação denominada como:
Alternativas
Q994173 Biblioteconomia
Se for necessário extrair dados informacionais sobre a responsabilidade de uma monografia em outra fonte e não na página de rosto ou na que a substitui, a Regra R2.0B2/AACR2 instrui que eles sejam transcritos, na representação descritiva:
Alternativas
Q994174 Biblioteconomia
LE COADIC (2004), comentando sobre a mudança epistemológica no campo da Ciência da Informação, afirma que seu objeto não é mais o mesmo nem da Biblioteconomia, nem da Arquivologia, nem da Museologia. Essa mudança foi causada pelas transformações tecnológicas, econômicas e:
Alternativas
Q994175 Biblioteconomia
Uma das estratégias apontadas por McGARRY (1999) para melhor comunicação com usuários especializados é o planejamento e elaboração de revistas de resumos. Entretanto, sua utilidade dependerá:
Alternativas
Q994176 Biblioteconomia
BARDIN (1977) diz que a análise documental trabalha com procedimentos de:
Alternativas
Q994177 Biblioteconomia
Mesmo o crescimento exponencial da informação não sendo um fenômeno novo, será necessário cada vez mais que se compreenda sua manifestação em termos da diminuição de obras de fôlego e do aumento de publicações periódicas, de caráter pouco cumulativo. Assim também sua consequência representada em novas formas de apropriação da informação, como, por exemplo, a utilização de bases de dados e descritores pessoais. A esta ampliação da validação do detalhe em detrimento da validação do conjunto, BARATIN e JACOB (2008) denominam de:
Alternativas
Q994178 Biblioteconomia
Analisar o sistema de circulação de uma biblioteca universitária é um bom método de avaliação e pode ser feito, por exemplo, através da análise do empréstimo. Nos sistemas de circulação informatizados, os dados podem ser reunidos como um subproduto contínuo do funcionamento do sistema. Os registros que representem a totalidade dos empréstimos são processados por meio de programa de computador, a fim de produzir dados sobre distribuição dos assuntos na circulação, identificar os títulos mais utilizados e assim por diante. Esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de:
Alternativas
Q994179 Biblioteconomia
GROGAN (2001), ao mencionar a importância da elaboração de uma taxonomia e do exame das consultas feitas às bibliotecas, afirma que as questões de referência podem ser reunidas de diversas maneiras, analisando, entre elas, o agrupamento:
Alternativas
Q994180 Biblioteconomia
Para LANCASTER (2004), o bom indexador é aquele que também procura desempenhar atividades:
Alternativas
Q994181 Biblioteconomia
A organização dos conceitos de um tesauro é conduzida por processos de indução, dedução ou:
Alternativas
Q994182 Biblioteconomia
Na tipologia das linguagens documentárias, a representação abreviada de um documento que se elabora extraindo frases do próprio documento e aquela que é texto sucinto criado por outro que não o autor do texto representado denominam-se, respectivamente:
Alternativas
Q994183 Biblioteconomia
Os métodos de análise dos documentos e da informação produzem, entre outros, índices de palavras-chave, índices de palavras de textos integrais e índices de palavras dos títulos e de citações. A esses últimos dá-se o nome de índices:
Alternativas
Respostas
1: C
2: X
3: D
4: C
5: A
6: B
7: D
8: E
9: C
10: D
11: C
12: B
13: A
14: B
15: C
16: E
17: D
18: E
19: B
20: D